LEI - 1042/1990

Informações da lei municipal
Data: 17/05/1990
Número: 1042
Exercício: 1990
Categoria: LEIS, ATOS E NORMATIVOS MUNICIPAIS
Vereador(a): CARLOS ROBERTO NOGUEIRA DOS SANTOS
Array

Descrição

CABE AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL MANTER AS MATAS E AS FLORESTAS DE INTERESSE DE PRESEVAÇÃO ECOLÓGICA E REALIZAR O FLORESTAMENTO E REFLORESTAMENTO DO MUNICÍPIO.


Texto completo

LEI Nº 1042 DE 17 DE MAIO DE 1990.

CABE AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL MANTER AS MATAS E AS FLORESTAS DE INTERESSE DE PRESERVAÇÃO ECOLÓGICA E REALIZAR O FLORESTAMENTO E REFLORESTAMENTO DO MUNICÍPIO.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
R E S O L V E:

ART. 1º - CABE AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL MANTER AS MATAS E AS FLORESTAS DE INTERESSE DE PRESERVAÇÃO ECOLÓGICA E REALIZAR O FLORESTAMENTO E REFLORESTAMENTO DO MUNICÍPIO.

PARÁGRAFO ÚNICO - A PREFEITURA DETERMINARÁ ÓRGÃO DE SUA ADMINISTRAÇÃO PARA FAZER LEVANTAMENTO DAS ÁREAS DE CABO FRIO QUE, PRIORITARIAMENTE, TEM DE SER PRESERVADAS, FLORESTADAS E REFLORESTADAS.

ART. 2º - CABE TAMBÉM À PREFEITURA ADOTAR UMA POLÍTICA DE FLORESTAMENTO E REFLORESTAMENTO DO MUNICÍPIO, ORIENTANDO E EXECUTANDO O PLANTIO DAS ESPÉCIES NATIVAS E DAS QUE SE ENCONTRAM EM EXTINÇÃO, COM O OBJETIVO DE CRIAR O BEM ESTAR DA COMUNIDADE, PRESERVANDO SUA MEMÓRIA HISTÓRICO-CULTURAL.

§ 1º - A PREFEITURA IMPLANTARÁ HORTO MUNICIPAL NO 2º E 3º DISTRITO NO PRAZO MÁXIMO DE 1 (UM) ANO PARA ATENDIMENTO DAS EXIGÊNCIAS DESTE ARTIGO.
§ 2º - PARA A AQUISIÇÃO DE MUDAS, A PREFEITURA DARÁ PRIORIDADE AOS PEQUENOS AGRICULTORES DO MUNICÍPIO.
§ 3º - A PREFEITURA, DENTRO DE UMA POLÍTICA DE PLANEJAMENTO, PODERÁ SE VALER DA DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES E MUDAS, AQUELES PEQUENOS AGRICULTORES DO MUNICÍPIO QUE AINDA NÃO DESENVOLVERAM TECNOLOGIA APROPRIADA.
§ 4º - DEVIDO À SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICO-CULTURAL, O PLANTIO DE PAU-BRASIL SERÁ PRIORIZADO NO FLORESTAMENTO.
§ 5º - A ASSISTÊNCIA TÉCNICA DA PREFEITURA SERÁ GRATUITA E DEVERÁ TER EM SEU MÉTODO DE TRABALHO A EDUCAÇÃO CONSERVACIONISTA.

ART. 3º - PRAÇAS, PASSEIOS, PARQUES, IMÓVEIS DA PREFEITURA, NOTADAMENTE AS ESCOLAS, E AS MARGENS DAS ESTRADAS MUNICIPAIS RECEBERÃO O PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS DA REGIÃO OU AS FRUTÍFERAS QUE NELA SE ACLIMATARAM.
§ 1º - CINQÜENTA POR CENTO (50%), NO MÍNIMO, DO PLANTIO GLOBAL PROGRAMADO SERÃO FEITOS EM ESPÉCIES FRUTÍFERAS.
§ 2º - A PREFEITURA CONSIDERARÁ EM SEU PLANEJAMENTO DE PLANTIO O COLORIDO DAS DIFERENTES ESPÉCIES DE ÁRVORES.

ART. 4º - É VEDADA TODA A PRÁTICA QUE COLOQUE EM RISCO A VIDA DA FAUNA E DA FLORA, INCLUSIVE AS DERRUBADAS E QUEIMADAS, QUE COMUMENTE ANTECEDEM O PREPARO DAS TERRAS PARA O CULTIVO E LAVOURAS, COLHEITA DE CANA-DE-AÇÚCAR E PREPARAÇÃO DE PASTAGENS.

ART. 5º - AS CONDUTAS E ATIVIDADES CONSIDERADAS LESIVAS AO SISTEMA ECOLÓGICO SUJEITARÃO O INFRATOR, PESSOA FÍSICA E/OU JURÍDICA, A MULTA DE ATÉ CEM (100) VEZES O MENOR SALÁRIO PAGO PELO PODER EXECUTIVO A SER FIXADO PELA AUTORIDADE COMPETENTE DE ACORDO COM A GRAVIDADE DA INFRAÇÃO, INDEPENDENTEMENTE DAS SANÇÕES PENAIS PREVISTAS EM LEI E A OBRIGATORIEDADE DE REPARAR OS DANOS CAUSADOS.

ART. 6º - O PODER EXECUTIVO ALOCARÁ OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA O CUMPRIMENTO DESTA LEI NOS ORÇAMENTOS ANUAIS E PLURIANUAIS.

ART. 7º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

ART. 8º - REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 17 DE MAIO DE 1990.


JANIO DOS SANTOS MENDES
PRESIDENTE


WALMIR RODRIGUES DE LACERDA
1º SECRETÁRIO

ADAILTON PINTO DE ANDRADE
2º SECRETÁRIO

Arquivos


Documentos vinculados

Descrição Tipo Link
PROJETO DE LEI: 0045/1989 PROJETO DE LEI  

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON