LEI - 1567/2001

Informações da lei municipal
Data: 09/08/2001
Número: 1567
Exercício: 2001
Categoria: LEIS, ATOS E NORMATIVOS MUNICIPAIS
Vereador(a): MESA DIRETORA
Array

Descrição

CRIA O CONSELHO TUTELAR DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Texto completo

LEI Nº 1.567 DE 09 DE AGOSTO DE 2001.

CRIA O CONSELHO TUTELAR DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO.
FAÇO SABER QUE A CÂMARA APROVOU E EU, EM CONFORMIDADE COM O § 7º, ART. 42 DA LOM, PROMULGO A SEGUINTE LEI:

ART.1º - FICA AUTORIZADO AO PODER EXECUTIVO A CRIAÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DO IDOSO NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

ART.2º - O CONSELHO TUTELAR DE CABO FRIO IRÁ FORMULAR POLÍTICA MUNICIPAL DE AMPARO AOS IDOSOS MAIORES DE 65 (SESSENTA E CINCO) ANOS, COMPROVADAMENTE RESIDENTES NO MUNICÍPIO HÁ PELO MENOS 05 (CINCO) ANOS E COM RENDA IGUAL OU INFERIOR A 02 (DOIS) SALÁRIOS MÍNIMOS.
§ 1º O CONSELHO TUTELAR DO IDOSO DE CABO FRIO DARÁ PREFERÊNCIA AOS PROGRAMAS QUE VISEM AMPARAR OS IDOSOS NO CONVÍVIO DE SEUS LARES.
§ 2º O CONSELHO TUTELAR DO IDOSO DE CABO FRIO IRÁ PROMOVER CAMPANHAS DE ESCLARECIMENTO E DE PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA, OBJETIVANDO A CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE QUANTO AOS VALORES CULTURAIS, HISTÓRICOS, HUMANITÁRIOS E SOCIAIS REPRESENTADOS PELOS IDOSOS.
§ 3º O CONSELHO TUTELAR DO IDOSO DE CABO FRIO AUTORIZADO A ASSINAR CONVÊNIOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICAS, ASSISTENCIAL E DE ASSESSORAMENTO ESPECIALIZADO, PARA CUMPRIMENTO DESTA LEI.
§ 4º O CONSELHO TUTELAR DO IDOSO DE CABO FRIO FICA RESPONSÁVEL PELA TUTELA E GUARDA DOS IDOSOS QUE SOFREREM MAUS TRATOS FÍSICOS OU PSICOLÓGICOS OU FOREM REJEITADOS POR SEUS FAMILIARES OU INSTITUIÇÕES, SEJAM PÚBLICAS OU PRIVADAS, OBEDECIDOS OS TRÂMITES LEGAIS E ACIONANDO JUDICIALMENTE OS RESPONSÁVEIS.
§ 5º O CONSELHO TUTELAR DE IDOSO DE CABO FRIO TEM O PODER DE FISCALIZAR E PENALIZAR, INCLUSIVE COM FECHAMENTO, AS INSTITUIÇÕES, DE AMPARO E ABRIGO DE IDOSO, QUE SE INFRINGIREM ESTA LEI.
§ 6º O CONSELHO TUTELAR DO IDOSO DE CABO FRIO PROMOVERÁ A CADA 05 (CINCO) ANOS O CENSO, ACOMPANHADO DE LEVANTAMENTO SÓCIO-ECONÔMICO, DOS IDOSOS RESIDENTES NO MUNICÍPIO.

ART.3º - O CONSELHO TUTELAR DO IDOSO DE CABO FRIO SERÁ COMPOSTO POR PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE, PRIMEIRO SECRETÁRIO, SEGUNDO SECRETÁRIO, PRIMEIRO TESOUREIRO, SEGUNDO TESOUREIRO E DIRETORES JURÍDICO, ADMINISTRATIVO, DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DIRETOR MÉDICO, DIRETOR SOCIAL, COM SEUS RESPECTIVOS SUPLENTES SENDO EM NÚMERO DE 01 (UM) SUPLENTE PARA CADA DIRETORIA. TAMBÉM COMPORÃO O CONSELHO 01 (UM) REPRESENTANTE DAS SEGUINTES ENTIDADES: SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CABO FRIO, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS DE CABO FRIO, PROMOTORIA PÚBLICA MUNICIPAL, CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, ALÉM DE PSICÓLOGO E GERIATRA.

ART.4º - OS MEMBROS, TITULARES E SUPLENTES, DO CONSELHO TUTELAR DE IDOSO DE CABO FRIO SERÃO INVESTIDOS EM SEUS CARGOS POR UM PERÍODO DE 03 (TRÊS) ANOS, SENDO VEDADO À RECONDUÇÃO.

ART.5º - FICAM ASSEGURADOS OS DIREITOS TRABALHISTAS DOS INTEGRANTES DO CONSELHO TUTELAR DO IDOSO DE CABO FRIO JUNTO ÀS EMPRESAS QUE PERTENCEREM NO ATO DE SUAS INVESTIDURAS E ESTES SE ESTENDERÃO POR 02 (DOIS) ANOS, APÓS RESPECTIVOS MANDATOS, SALVO OS CASOS PREVISTOS NA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS.

ART.6º - O CONSELHO TUTELAR DE CABO FRIO FARÁ PARTE INTEGRANTE DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DAS AÇÕES COMUNITÁRIAS E PROMOÇÃO SOCIAL.

ART.7º - O CONSELHO TUTELAR DE IDOSO DE CABO FRIO SE REUNIRÁ ORDINARIAMENTE UMA VEZ POR MÊS E EXTRAORDINARIAMENTE SEMPRE QUE NECESSÁRIO, PODENDO A CONVOCAÇÃO SER FEITA POR QUALQUER UM DE SEUS INTEGRANTES.

ART.8º - AS SUBVENÇÕES NECESSÁRIAS À MANUTENÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DE IDOSO DE CABO FRIO SERÃO PROVENIENTES DO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO, SUPLEMENTADAS SE NECESSÁRIO SUJEITO Á PRESTAÇÃO DE CONTAS.

ART. 9º - O EXECUTIVO TEM O PRAZO DE 90 (NOVENTA) DIAS PARA IMPLANTAR O CONSELHO TUTELAR DO IDOSO DE CABO FRIO.

ART.10 - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 13 DE MARÇO DE 2002.


MÁRCIO TRINDADE CORRÊA
PRESIDENTE

Arquivos


Documentos vinculados

Descrição Tipo Link
PROJETO DE LEI: 0067/2001 PROJETO DE LEI  

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON