LEI - 1613/2002

Informações da lei municipal
Data: 21/03/2002
Número: 1613
Exercício: 2002
Categoria: LEIS, ATOS E NORMATIVOS MUNICIPAIS
Vereador(a): MESA DIRETORA
Array

Descrição

DISPÕE SOBRE O "PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES MIRINS DE SAÚDE" NAS UNIDADES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL, PARA CONTROLE DO VETOR DA DENGUE.


Texto completo

LEI Nº 1.613 DE 21 DE MARÇO DE 2002.

AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A INSTITUIR O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES-MIRINS DE SAÚDE NAS UNIDADES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL, PARA CONTROLE DO VETOR DA DENGUE.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,

R E S O L V E:

ART. 1º - FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A INSTITUIR O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES MIRINS DE SAÚDE NAS UNIDADES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, PARA CONTROLE DO VETOR DA DENGUE.

ART. 2º - O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES-MIRINS DE SAÚDE FARÁ A INTEGRAÇÃO DO CORPO DISCENTE COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR SUA FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA ATUAR JUNTO ÀS COMUNIDADES, NA DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS BÁSICO DE PREVENÇÃO DA DENGUE.

ART. 3° - CONSTITUEM FINALIDADE E DIRETRIZES DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES-MIRINS DE SAÚDE:

I - PROPORCIONAR A DETECÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE FOCOS DE PROPAGAÇÃO DO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE;

II - PROMOVER CAMPANHAS, ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PARA AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS CRIADOUROS DO VETOR DA DENGUE;

III - REALIZAR A DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS PARA A POPULAÇÃO, CONTENDO INFORMAÇÕES E EXPLICAÇÕES SOBRE O MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE, CONTÁGIO E SINTOMAS, MEIOS DE PROPAGAÇÃO DO VETOR E FORMAS DE PREVENÇÃO E COMBATE DA DOENÇA;

IV - PROPORCIONAR A INTERAÇÃO DAS UNIDADES ESCOLARES COM FAMILIARES E OS MORADORES DAS COMUNIDADES EM QUE RESIDAM OS ALUNOS, FOMENTANDO E VALORIZANDO A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE;

V - CONSCIENTIZAR OS ALUNOS PARA O DIREITO À SAÚDE, ESTIMULANDO AÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS PARA A ELIMINAÇÃO DE FATORES DE RISCO DA DOENÇA NO MEIO EM QUE VIVEM;

VI - DESENVOLVER ATITUDES DE COOPERAÇÃO SOCIAL, ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO EM TAREFAS COMUNITÁRIAS QUE VISEM PROPORCIONAR AMBIENTES SAUDÁVEIS NO DOMICÍLIO, NA ESCOLA E NOS LOCAIS PÚBLICOS.

ART. 4° - PARA A REALIZAÇÃO DE SEUS OBJETIVOS, O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES-MIRINS DE SAÚDE SERÁ DESENVOLVIDO COM A PARTICIPAÇÃO CONJUNTA E DIRETA DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E DE SAÚDE, E A COLABORAÇÃO DE TODOS OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL.

ART. 5° - A EXECUÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES-MIRINS DE SAÚDE CONTARÁ COM A COLABORAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO PERIÓDICA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E DE SAÚDE.

ART. 6° - PARA OS FINS PREVISTOS NESTA LEI, O CORPO DOCENTE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SERÁ ORIENTADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A RESPEITO DAS FORMAS DE INTERVENÇÃO PARA O CONTROLE DO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE, IDENTIFICAÇÃO DO VETOR, SINTOMAS E AGRAVOS DA DOENÇA, NOTIFICAÇÕES DE OCORRÊNCIA DE EPISÓDIOS DA DOENÇA, E O ENCAMINHAMENTO DE PESSOAS INFECTADAS ÀS UNIDADES DE SAÚDE.

ART. 7° - AS ATIVIDADES ESCOLARES REFERENTES AO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES-MIRINS DE SAÚDE, APÓS OUVIDO O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, INTEGRARÃO A GRADE CURRICULAR E SERÃO DESENVOLVIDAS NOS AMBIENTES DA ESCOLA E DAS COMUNIDADES.

ART. 8° - AS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E DE SAÚDE, ELABORARÃO E DIVULGARÃO RELATÓRIOS DAS ATIVIDADES E RESULTADOS OBTIDOS PELO REFERIDO PROGRAMA, OS QUAIS SERÃO ENCAMINHADOS AOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E DE SAÚDE.

ART. 9° - O PODER EXECUTIVO, MEDIANTE DECRETO, REGULAMENTARÁ O DISPOSTO NESTA LEI.

ART. 10 - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

ART. 11 - REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 21/03/2002.

MÁRCIO TRINDADE CORRÊA

PRESIDENTE

EDUARDO CORRÊA KITA

VICE-PRESIDENTE

RICARDO FERREIRA DA FONSECA

1° SECRETÁRIO

AMAURY VALÉRIO TOMAZ JUNIOR

2° SECRETÁRIO

Arquivos


Documentos vinculados

Descrição Tipo Link
PROJETO DE LEI: 0009/2002 PROJETO DE LEI  

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON