LEI - 1095/1991

Informações da lei municipal
Data: 10/10/1991
Número: 1095
Exercício: 1991
Categoria: LEIS, ATOS E NORMATIVOS MUNICIPAIS
Vereador(a): ACYR SILVA DA ROCHA
Array

Descrição

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHO TUTELAR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Texto completo

LEI Nº 1095 DE 10 DE OUTUBRO DE 1991.
ALTERAÇÃO: LEI Nº 1149/1992.
LEI Nº 1329/1995.

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHO TUTELAR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, POR SEUS REPRESENTANTES LEGAIS, APROVA E, EU SANCIONO A PRESENTE LEI:

ART. 1º - FICA CRIADO O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - CMDCA, ÓRGÃO DELIBERATIVO E CONTROLADOR DAS AÇÕES EM TODOS OS NÍVEIS, VINCULADO AO GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL, COMPOSTO DE REPRESENTANTES DO PODER EXECUTIVO, DO PODER LEGISLATIVO, DA SOCIEDADE CIVIL E A ATIVA PARTICIPAÇÃO DAS AUTORIDADES NÃO MUNICIPAIS.

ART. 2º - O CMDCA, SERÁ COMPOSTO DE 4 (QUATRO) MEMBROS REPRESENTANDO O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, INDICADOS PELO PREFEITO MUNICIPAL, 2 (DOIS) MEMBROS REPRESENTANDO O PODER LEGISLATIVO, INDICADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL; 5 (CINCO) MEMBROS INDICADOS POR ENTIDADES REPRESENTATIVAS DA PARTICIPAÇÃO POPULAR QUE TENHAM POR OBJETIVO INSTITUCIONAL O ATENDIMENTO, O ESTUDO, A PESQUISA, A PROMOÇÃO E A DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

ART. 3º - O MANDATO DOS CONSELHEIROS E RESPECTIVOS SUPLENTES, INDICADOS PELAS ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS, SERÁ DE 3 (TRÊS) ANOS, PERMITIDA A RECONDUÇÃO, O MANDATO DOS CONSELHEIROS E RESPECTIVOS SUPLENTES INDICADOS PELO PODER EXECUTIVO, OU ELEITOS PELO PODER LEGISLATIVO COINCIDIRÁ COM O TEMPO DO MANDATO POPULAR DE QUEM O OUTORGAR.

PARÁGRAFO ÚNICO: OS OUTORGANTES PODERÃO SUBSTITUIR OS SEUS REPRESENTANTES POR IDÊNTICO PROCESSO DE INDICADOS OU ELEIÇÃO, NÃO PODENDO O MANDATO DO SUBSTITUTO EXCEDER O PRAZO DO MANDATO ORIGINAL.

ART. 4º - OS REPRESENTANTES DAS ENTIDADES E PODERES DEVERÃO SER INDICADOS OU ELEITOS, E TER SEUS NOMES INFORMADOS AO GABINETE DO PREFEITO, POR OFÍCIO PROTOCOLADO OU REGISTRADO, NO PRAZO DE 30 (TRINTA) DIAS A CONTAR DA PUBLICAÇÃO DA PRESENTE LEI.

ART. 5º - O REGIMENTO INTERNO DO CMDCA SERÁ PREPARADO E APROVADO PELOS MEMBROS DO CONSELHO, NO PRAZO DE 60 (SESSENTA) DIAS A CONTAR DA DATA DE PUBLICAÇÃO DA PRESENTE LEI.

ART. 6º - OS OBJETIVOS DO CMDCA SERÃO DEFINIDOS PELO REGIMENTO INTERNO, OBSERVADO O DISPOSTO PELA LEGISLAÇÃO, EM ESPECIAL PELA LEI FEDERAL Nº 8.069/90.

ART. 7º - A MUNICIPALIDADE FORNECERÁ AO CMDCA, OS RECURSOS MATERIAIS NECESSÁRIOS AO DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES.

ART. 8º - FICA INSTITUÍDO O FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - FUNCRIAM, COMO CAPTADOR E APLICADOR DE RECURSOS A SEREM UTILIZADOS SEGUNDO AS DELIBERAÇÕES DO CMDCA, AO QUAL É ÓRGÃO VINCULADO.

ART. 9º - O FUNCRIAM SERÁ REGULAMENTADO POR RESOLUÇÃO EXPEDIDA PELO CMDCA, NO PRAZO DE 90 (NOVENTA) DIAS A CONTAR DA DATA DE PUBLICAÇÃO DESTA LEI.

ART. 10 - FICA INSTITUÍDO O CONSELHO TUTELAR, ÓRGÃOS PERMANENTE E AUTÔNOMO NÃO JURISDICIONAL, QUE PODERÁ VIR A DESDOBRAR-SE EM CONSELHOS A SEREM INSTALADOS CRONOLÓGICA, FUNCIONAL E GEOGRAFICAMENTE, NOS TERMOS DAS RESOLUÇÕES A SEREM EXPEDIDAS PELO CMDCA.

ART. 11 - O CONSELHO TUTELAR SERÁ REGULAMENTADO POR RESOLUÇÃO EXPEDIDA PELO CMDCA, NO PRAZO DE 120 (CENTO E VINTE) DIAS A CONTAR DA PUBLICAÇÃO DA PRESENTE LEI, OBEDECIDO O QUE DISPÕE O ART. 134, PARÁGRAFO ÚNICO DA LEI FEDERAL Nº 8069/90.

PARÁGRAFO ÚNICO: O REGIMENTO INTERNO DO CMDCA DISPORÁ, DENTRE OUTRAS, SOBRE AS SEGUINTES MATÉRIAS:
A - ORDEM E FORMA DOS TRABALHOS, DISCUSSÕES E DECISÕES;
B - PRAZO DO MANDATO, TITULARIDADE E SUPLÊNCIA DOS MEMBROS.

ART. 12 - CONSTARÁ DA LEI ORÇAMENTÁRIA MUNICIPAL PREVISÃO DE RECURSOS NECESSÁRIOS AO FUNCIONAMENTO DO CMDCA, DO FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - FUNCRIAM, E DO CONSELHO TUTELAR.

ART. 13 - FICA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL AUTORIZADO A ABRIR CRÉDITOS SUPLEMENTARES PARA CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS DESTA LEI, E A PROMOVER A ADAPTAÇÃO DE SEUS ÓRGÃOS E PROGRAMAS A DIRETRIZES E PRINCÍPIOS ESTABELECIDOS PELO CMDCA.

ART. 14 - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 10 DE OUTUBRO DE 1991.


IVO FERREIRA SALDANHA
PREFEITO MUNICIPAL

Arquivos


Documentos vinculados

Descrição Tipo Link
PROJETO DE LEI: 0055/1991 PROJETO DE LEI  

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON