DISPÕE SOBRE A PROCAF - COMPANHIA E DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO.
LEI Nº 379 DE 05 DE NOVEMBRO DE 1981.
DISPÕE SOBRE A PROCAF - COMPANHIA DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO.
O PREFEITO MUNICIPAL DE CABO FRIO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, PROMULGA A PRESENTE LEI, NOS TERMOS DO ARTIGO 188, PARÁGRAFO 1º DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
ART.1º - FICA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL AUTORIZADO A CONSTITUIR, NA FORMA DESTA LEI, A PROCAF-COMPANHIA DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO, SOCIEDADE ANÔNIMA DE ECONOMIA MISTA, CUJO CAPITAL AUTORIZADO SERÁ DIVIDIDO POR AÇÕES, DOTADA DE PERSONALIDADE JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO E DESTINADA A REALIZAÇÃO DAS SEGUINTES ATIVIDADES, QUER DIRETAMENTE OU ATRAVÉS DE TERCEIROS POR ELA CONTRATADOS:
A - INCUMBIR-SE DA EXECUÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS, INCLUSIVE DE CARÁTER INDUSTRIAL;
B - ADMINISTRAR O FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO - FUNCAF, A QUE SE REFERE O ARTIGO 6º, DESTA LEI;
C - PROMOVER ESTUDOS, PROJETOS, PLANOS E PROGRAMAS COMUNITÁRIOS PARA URBANIZAÇÃO DE ÁREAS, VIAS E LOGRADOUROS PÚBLICOS, BEM COMO A IMPLANTAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MOBILIÁRIOS URBANOS;
D - PLANEJAR, PROMOVER E ADOTAR MEDIDAS DE INCENTIVOS À INDÚSTRIA DE TURISMO NO MUNICÍPIO;
E - ATUAR, COMO AGENTE PROMOTOR OU REPRESENTANTE DO MUNICÍPIO, EM PROGRAMAS ESPECIAIS PARA ERRADICAÇÃO DE SUB-HABITAÇÕES E OUTROS PROGRAMAS HABITACIONAIS, PRESTANDO TODO E QUALQUER TIPO DE ASSISTÊNCIA OU SERVIÇOS, PODENDO, PARA TANTO, HABILITAR-SE PERANTE ORGANISMOS OU INSTITUIÇÕES FEDERAIS OU ESTADUAIS, INCLUSIVE ENTIDADES FINANCEIRAS E EMPRESAS PÚBLICAS DE DIREITO PRIVADO;
F - REALIZAR OUTRAS ATIVIDADES COMPATÍVEIS COM OS SEUS OBJETIVOS SOCIAIS, PODENDO CRIAR SUBSIDIÁRIAS.
ART.2º - A SOCIEDADE TERÁ DURAÇÃO INDETERMINADA, SEDE E FORO NA CIDADE DE CABO FRIO, PODENDO CRIAR FILIAIS EM QUALQUER PONTO DO TERRITÓRIO NACIONAL.
ART.3º - O CAPITAL AUTORIZADO DA PROCAF SERÁ DE ATÉ CR$50.000.000,00 (CINQUENTA MILHÕES DE CRUZEIROS).
PARÁGRAFO ÚNICO - A PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO MANTERÁ, SEMPRE, PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA MÍNIMA DE 51% (CINQUENTA E UM POR CENTO) DE CAPITAL SUBSCRITA DA PROCAF.
ART.4º - A PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO SUBSCREVERÁ SUA PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA INICIAL NO CAPITAL DA PROCAF, ATRAVÉS DOS SEGUINTES MEIOS:
A - INCORPORAÇÃO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS DO PATRIMÔNIO MUNICIPAL; E
B - INTEGRALIZAÇÃO, EM DINHEIRO, DE 10% (DEZ POR CENTO) DO CAPITAL, NO MOMENTO DA CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE.
ART.5º - OS SERVIÇOS PÚBLICOS DE CARÁTER ECONÔMICO EXECUTADOS, DIRETA OU INDIRETAMENTE PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, PODERÃO SER INCORPORADOS, COM O RESPECTIVO PATRIMÔNIO, À PROCAF, COMO INTEGRALIZAÇÃO DE PARTE DO CAPITAL SUBSCRITO.
ART.6º - É CRIADO O FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO - FUNCAF, DESTINADO A ACUMULAÇÃO SISTEMÁTICA DE RECURSOS PARA REALIZAÇÃO DE PROGRAMAS ESPECIAIS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-SOCIAL DO MUNICÍPIO.
ART.7º - CONSTITUEM RECURSOS DO FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO:
A - DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS ESPECIFICAMENTE A ELE DESTINADAS;
B - DOTAÇÕES FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS;
C - OPERAÇÕES DE CRÉDITO VINCULADAS À EXECUÇÃO DE PROGRAMAS REFERIDOS NO ARTIGO 6º ANTERIOR;
D - DOAÇÕES E LEGADOS;
E - RECURSOS PROVENIENTES DE CONVÊNIOS, ACORDOS OU CONTRATOS;
F - RENDIMENTOS DO MUNICÍPIO DECORRENTES DE SUA PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIAS NA PROCAF;
ART.8º - OS RECURSOS DA FUNCAF SERÃO TRANSFERIDOS À PROCAF, MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA AUTORIZAÇÃO DO PREFEITO MUNICIPAL DE CABO FRIO DOS PROJETOS E CRONOGRAMAS FINANCEIROS.
§ 1º - PELA ADMINISTRAÇÃO DO FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO, A PROCAF RECEBERÁ REMUNERAÇÃO DE ATÉ 15% (QUINZE POR CENTO) DOS RECURSOS APLICADOS À CONTA DO FUNDO;
§ 2º - É DEFESA A PROCAF APLICAR OU UTILIZAR RECURSOS DO FUNCAF EM OPERAÇÕES ESTRANHAS AOS SEUS OBJETIVOS;
§ 3º - A PROCAF CONTABILIZARÁ, EM SEPARADO, A APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO FUNCAF E DELES PRESTARÁ CONTA NA FORMA E NOS PRAZOS QUE SERÃO ESTABELECIDOS NO ATO QUE AUTORIZAR A TRANSFERÊNCIA.
ART.9º - FICA CRIADA A COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE INVESTIMENTOS, A QUAL COMPETIRÁ MANIFESTAR-SE SOBRE A APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO, FORMULANDO AS SUGESTÕES QUE ENTENDER DE INTERESSE DA COMUNIDADE.
ART.10 - A COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE INVESTIMENTOS SERÁ COMPOSTA DE MEMBROS NATOS E DE OUTRAS, EM NÚMERO DE 3 (TRÊS), INDICADOS POR ENTIDADES DE ATUAÇÃO COMUNITÁRIA, CUJAS FUNÇÕES NÃO REMUNERADAS, SERÃO CONSIDERADAS DE RELEVANTES SERVIÇOS AO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
ART.11 - A COMISSÃO TERÁ COMO MEMBROS NATOS:
A - O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE FAZENDA;
B - O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE OBRAS;
C - UM REPRESENTANTE INDICADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO;
D - OS DIRETORES DA PROCAF.
§ 1º - O PODER EXECUTIVO ESTABELECERÁ, ANUALMENTE, AS ENTIDADES COM EFETIVA ATUAÇÃO COMUNITÁRIA QUE TERÃO REPRESENTAÇÃO NA COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE INVESTIMENTOS, RESPEITANDO O LIMITE A QUE SE REFERE O ARTIGO 10 DESTA LEI.
§ 2º - AS CONDIÇÕES DE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA COMISSÃO SERÃO REGULAMENTADAS POR ATO DO PODER EXECUTIVO.
ART.12 - A PROCAF - COMPANHIA DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO, É DECLARADA DE UTILIDADE PÚBLICA, GOZANDO SEUS BENS, RENDAS E SERVIÇOS DE TOTAL ISENÇÃO DE TRIBUTOS MUNICIPAIS.
ART.13 - O PODER EXECUTIVO, FUNDAMENTADO EM ESTUDO DE VIABILIDADE, PODERÁ TRANSFERIR À PROCAF, MEDIANTE CONVÊNIOS, ACORDOS OU CONTRATOS, A EXECUÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO.
ART.14 - A PROCAF TERÁ QUADRO PRÓPRIO DE PESSOAL, REGIDO PELO REGIME DA CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO, PODENDO CONTAR, EM CARÁTER E CONDIÇÕES EXCEPCIONAIS, COM SERVIDORES PÚBLICOS COLOCADOS À SUA DISPOSIÇÃO, POR ATO DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO.
ART.15 - A PROCAF PODERÁ CELEBRAR CONTRATOS, ACORDOS OU CONVÊNIOS COM ENTIDADES DE DIREITO PÚBLICO OU PRIVADO, PARA REALIZAÇÃO DE SEUS OBJETIVOS SOCIAIS.
ART.16 - EM CASO DE LIQUIDAÇÃO DA PROCAF, O SEU ACERVO REVERTERÁ AO PATRIMÔNIO MUNICIPAL, APÓS O PAGAMENTO DE SUAS DÍVIDAS E A REEMBOLSO DE CAPITAL DOS DEMAIS ACIONISTAS, INCLUSIVE AS PARTICIPAÇÕES A QUE TIVEREM DIREITO EM RESERVAS LIVRES.
ART.17 - O MUNICÍPIO SE FARÁ REPRESENTAR NA PROCAF-COMPANHIA DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO, NA PESSOA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO, AO QUAL FICA INDIRETAMENTE VINCULADA.
PARÁGRAFO ÚNICO - SERÁ ADMITIDA A DELEGAÇÃO DE PODERES DE REPRESENTAÇÃO.
ART.18 - FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A ABRIR CRÉDITOS ESPECIAIS, ATÉ O MONTANTE DE CR$5.000.000,00 (CINCO MILHÕES DE CRUZEIROS), DESTINADOS À INTEGRALIZAÇÃO DE CAPITAL ACIONÁRIO DO MUNICÍPIO NA SOCIEDADE DE QUE TRATA O ARTIGO 1º DESTA LEI.
ART.19 - O PODER EXECUTIVO APROVARÁ, POR DECRETO, O PROJETO DOS ESTATUTOS SOCIAIS DA PROCAF-COMPANHIA DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO.
ART.20 - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 05 DE NOVEMBRO DE 1981.
JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO
PREFEITO
Qual o seu nível de satisfação com essa página?