DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DO USO DE APARELHOS SONOROS OU MUSICAIS NO INTERIOR DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE COLETIVO E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS.
LEI Nº 3.619, DE 29 DE SETEMBRO DE 2022.
(AUTOR: VEREADOR MIGUEL ALENCAR)
PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO
EDIÇÃO Nº 544 CADERNO 1 ANO III
DATA 5/10/2022
DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DO USO DE APARELHOS SONOROS OU MUSICAIS NO INTERIOR DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE COLETIVO E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS.
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO
FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:
ART. 1º FICA PROIBIDO, PARA FINS DE PRESERVAÇÃO DO CONFORTO ACÚSTICO DOS USUÁRIOS E COMBATE À POLUIÇÃO SONORA, O USO DE APARELHOS MUSICAIS OU SONOROS, SALVO APARELHO AUDITIVO PESSOAL, NO INTERIOR DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE COLETIVO PÚBLICOS E PRIVADOS QUE CIRCULEM DENTRO DO MUNICÍPIO.
PARÁGRAFO ÚNICO. A PROIBIÇÃO APLICA-SE AOS APARELHOS CELULARES, QUANDO UTILIZADOS COMO APARELHOS MUSICAIS OU DE REPRODUÇÃO DE ÁUDIO.
ART. 2º HAVENDO A INFRAÇÃO DESTA LEI, SERÃO ADOTADAS AS SEGUINTES MEDIDAS, NESTA ORDEM:
I - ADVERTÊNCIA, PELO FUNCIONÁRIO DA EMPRESA OPERADORA DO SERVIÇO DE TRANSPORTE, PARA QUE O INFRATOR DESLIGUE O APARELHO OU QUE UTILIZE O FONE DE OUVIDO;
II - EM CASO DE RECUSA, O INFRATOR SERÁ CONVIDADO A SE RETIRAR DO VEÍCULO;
PARÁGRAFO ÚNICO. FRUSTRADAS AS MEDIDAS ENUMERADAS ACIMA E PARA ASSEGURAR O CUMPRIMENTO DESTA LEI, PODERÁ SER SOLICITADA A AÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL OU A INTERVENÇÃO DA POLÍCIA MILITAR.
ART. 3º É OBRIGATÓRIA A AFIXAÇÃO DE PLACAS, NO INTERIOR DOS VEÍCULOS DE TRANSPORTE COLETIVO ABRANGIDOS PELA PRESENTE LEI, EM LETRAS DE FORMATO E TAMANHO LEGÍVEIS, CONTENDO O NÚMERO DA PRESENTE LEI, A PROIBIÇÃO NELA CONTIDA E O TELEFONE DO ÓRGÃO MUNICIPAL RESPONSÁVEL PELO TRANSPORTE.
ART. 4º SE O USO INDEVIDO DO APARELHO NÃO FOR COIBIDO OU NA FALTA DE PLACAS INFORMATIVAS NO INTERIOR DO TRANSPORTE COLETIVO, APLICAR-SE-Á AO RESPONSÁVEL O PAGAMENTO DE MULTA NO VALOR DE 1 (UM) SALÁRIO MÍNIMO, APLICADA EM DOBRO E CUMULATIVAMENTE A CADA REINCIDÊNCIA.
ART. 5º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR APÓS DECORRIDOS 90 (NOVENTA) DIAS DA SUA PUBLICAÇÃO OFICIAL.
CABO FRIO, 29 DE SETEMBRO DE 2022.
JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO
PREFEITO