LEI - 3740/2023

Informações da lei municipal
Data: 25/08/2023
Número: 3740
Exercício: 2023
Categoria: LEIS, ATOS E NORMATIVOS MUNICIPAIS
Array

Descrição

DISPÕE SOBRE A TRANSFERÊNCIA DE TITULARIDADE DE PERMISSÃO DO COMÉRCIO OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AMBULANTES NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Texto completo

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO

AV. ASSUNÇÃO, 760 - SÃO BENTO - CEP: 28906-200 - CABO FRIO\\RJ

CNPJ: 29.880.739/0001-17 - TEL: (22) 2640-0700 - SITE: CABOFRIO.LEGISLATIVOMUNICIPAL.COM

LEI Nº 3.740, DE 25 DE AGOSTO DE 2023.

(AUTOR: VEREADOR DOUGLAS SERAFIM FELIZARDO)

DISPÕE SOBRE A TRANSFERÊNCIA DE TITULARIDADE DE PERMISSÃO DO COMÉRCIO OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AMBULANTES NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO.

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU, EM CONFORMIDADE COM O § 7º DO ARTIGO 46, DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, PROMULGO A SEGUINTE LEI:

ART. 1º FICA ASSEGURADA E DISCIPLINADA A TRANSFERÊNCIA DA AUTORIZAÇÃO DO VENDEDOR AMBULANTE, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO EM LUZ DO ARTIGO 30, INCISO I, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

ART. 2º CONSIDERA-SE VENDEDOR OU PRESTADOR DE SERVIÇOS DO COMÉRCIO AMBULANTE NAS PRAÇAS, VIAS, LOGRADOUROS PÚBLICOS E ORLAS DAS PRAIAS, RECONHECIDO COMO AMBULANTE, A PESSOA FÍSICA, CIVILMENTE CAPAZ, QUE EXERÇA ATIVIDADE LÍCITA POR CONTA PRÓPRIA OU MEDIANTE RELAÇÃO DE EMPREGO, DESDE QUE DEVIDAMENTE LICENCIADO PELO PODER PÚBLICO COMPETENTE.

ART. 3º A TITULARIDADE DA PERMISSÃO OUTORGADA PELO MUNICÍPIO PARA A PRESTAÇÃO DO COMÉRCIO AMBULANTE SERÁ TRANSFERIDA AO CÔNJUGE SUPÉRSTITE, AO COMPANHEIRO OU À COMPANHEIRA E AOS DESCENDENTES, DESDE A DATA DA CONCESSÃO ATÉ A FINALIZAÇÃO VINDOURA, NAS SEGUINTES HIPÓTESES:

I - INVALIDEZ PERMANENTE, INCAPACIDADE, FÍSICA OU MENTAL, DO AMBULANTE DO TITULAR DA PERMISSÃO, DEVIDAMENTE COMPROVADA;

II - MORTE DO TITULAR DA PERMISSÃO;

III - PRIVAÇÃO OU RESTRIÇÃO DA LIBERDADE, NOS TERMOS DE SENTENÇA PENAL CONDENATÓRIA TRANSITADA EM JULGADO.

ART. 4º NO CASO DE FALECIMENTO OU INCAPACIDADE TOTAL, FÍSICA OU MENTAL, DO AMBULANTE, A TRANSFERÊNCIA SE DARÁ AO CÔNJUGE SOBREVIVENTE E, NA FALTA DESTE, AO PARENTE MAIS PRÓXIMO NA ORDEM DE VOCAÇÃO HEREDITÁRIA.

ART. 5º A TRANSFERÊNCIA SOMENTE SERÁ PERMITIDA QUANDO O AMBULANTE NÃO ESTIVER EM DÉBITO PARA COM A PREFEITURA, RELATIVAMENTE ÀS TAXAS E MULTAS INCIDENTES SOBRE A ATIVIDADE.

PARÁGRAFO ÚNICO. NA HIPÓTESE DO INCISO I DO ARTIGO 3º, ESTANDO O CÔNJUGE SUPÉRSTITE COM INCAPACIDADE TOTAL, FÍSICA OU MENTAL, DE EXERCER A ATIVIDADE AMBULANTE, SER-LHE-Á PERMITIDO INDICAR UM PREPOSTO, O QUAL DEVERÁ ESTAR DEVIDAMENTE CADASTRADO NA PREFEITURA.

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO

AV. ASSUNÇÃO, 760 - SÃO BENTO - CEP: 28906-200 - CABO FRIO\\RJ

CNPJ: 29.880.739/0001-17 - TEL: (22) 2640-0700 - SITE: CABOFRIO.LEGISLATIVOMUNICIPAL.COM

ART. 6º O AMBULANTE QUE A QUALQUER TÍTULO TIVER TRANSFERIDO SUA PERMISSÃO, NÃO SERÁ CONCEDIDA OUTRA DIRETAMENTE PELO PODER PÚBLICO, PROIBIÇÃO ESSA EXTENSIVA AO CÔNJUGE E PARENTES ATÉ O 2º GRAU.

ART. 7º O COMÉRCIO OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AMBULANTES NAS PRAÇAS, VIAS, LOGRADOUROS PÚBLICOS E NAS ORLAS DAS PRAIAS PODERÃO SER EXERCIDOS, EM CARÁTER PRECÁRIO E DE FORMA REGULAR, POR PESSOA FÍSICA, DE ACORDO COM AS DETERMINAÇÕES CONTIDAS NESTA LEI.

ART. 8° O CÔNJUGE OU COMPANHEIRO(A) SUPÉRSTITE, BEM COMO O SUCESSOR LEGÍTIMO DO PERMISSIONÁRIO FALECIDO DEVERÁ ATENDER OS REQUISITOS PREVISTOS NO REGULAMENTO VIGENTE DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

§ 1º NA AUSÊNCIA DE CÔNJUGE SUPÉRSTITE, O DISPOSTO NO CAPUT DESTE ARTIGO OBEDECERÁ AO QUE DISPUSER A LEI CIVIL SOBRE O DIREITO DE SUCESSÃO.

§ 2º A TRANSFERÊNCIA DA TITULARIDADE DA PERMISSÃO DE QUE TRATA ESTE ARTIGO, NA HIPÓTESE PREVISTA EM SEU § 1º E FEITA A SUCESSOR LEGÍTIMO, E LEGALMENTE ADMITIDA, NOS TERMOS DA LEI CIVIL, EXCLUI DE PRONTO A PRÁTICA DO MESMO ATO EM RELAÇÃO A OUTRO SUCESSOR, A QUALQUER TÍTULO OU PRETEXTO.

§ 3º ENTENDE-SE COMO HERDEIRO AQUELE PRECONIZADO NA LEI JÁ EXISTENTE BEM COMO O PREVISTO NO CÓDIGO CIVIL.

ART. 9º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 25 DE AGOSTO DE 2023.

MIGUEL FORNACIARI ALENCAR

PRESIDENTE

Arquivos


Documentos vinculados

Descrição Tipo Link
PROJETO DE LEI: 0483/2021 PROJETO DE LEI  

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON