DENOMINA RUA JOÃO BATISTA GUIMARÃES (JOÃO MARCIANO) A ATUAL RUA “C” DO LADO “A” DO LOTEAMENTO PARQUE BURLE.
PROJETO DE LEI Nº 307 DE 06 DE OUTUBRO DE 1982.
DENOMINA RUA JOÃO BATISTA GUIMARÃES (JOÃO MARCIANO) A ATUAL RUA C DO LADO A DO LOTEAMENTO PARQUE BURLE.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS APROVA:
ARTIGO 1º - É DENOMINADA RUA JOÃO BATISTA GUIMARÃES (JOÃO MARCIANO) A ATUAL RUA “C” DO LADO “A” DO LOTEAMENTO PARQUE BURLE, SITUADO NO 1º DISTRITO DE CABO FRIO.
ARTIGO 2º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, EM 06 DE OUTUBRO DE 1982.
VEREADOR AROLDO MENEZES
AUTOR
J U S T I F I C A T I V A :
ESTIVADOR POR PROFISSÃO, DESDE MAIO DE 1936, JOÃO BATISTA GUIMARÃES - O “JOÃO MARCIANO” DA BEIRA DO CAIS E DOS FOLGUEDOS DE MOMO, ERA FILHO DE ANTÔNIO MUNIZ GUIMARÃES E PULCÉRIA ANNA DA CONCEIÇÃO, TENDO RECEBIDO ESTE NOME POR TER NASCIDO NO DIA DE SÃO JOÃO, 24 DE JUNHO DO ANO DE 1914, E CUJO FALECIMENTO OCORREU COM APENAS 68 ANOS, HÁ POUCOS DIAS.
TRABALHANDO NA ILHA DO CAJU, E COMO BOM SAMBISTA QUE O ERA, COM SOMENTE 19 ANOS JÁ COMANDAVA O BLOCO “UNIDOS DA ILHA”, DA ENTÃO APRAZÍVEL ILHA DO GOVERNADOR.
DE VOLTA A CABO FRIO, JOÃO MARCIANO, ALÉM DO EMPENHO E DEDICAÇÃO À SUA HONRADA PROFISSÃO DE ESTIVADOR, DEDICOU-SE À ORGANIZAÇÃO DE FESTAS CARNAVALESCAS, QUANDO DEMONSTROU INVULGAR LIDERANÇA E CAPACIDADE DE ORGANIZAÇÃO, COMPROVANDO ISSO AO LEVAR A SUA QUERIDA ESCOLA DE SAMBA “RECORDAÇÃO DO PASSADO” A INÚMERAS CONQUISTAS NA PASSARELA DO SAMBA.
COMO EXEMPLAR TRABALHADOR DA ESTIVA, MERECEU DOS COMPANHEIROS DE FAINA A HONROSA INCUMBÊNCIA DE DIRIGIR O SINDICATO DOS ESTIVADORES DE CABO FRIO, PARA O QUAL FOI ELEITO COM EXPRESSIVA VOTAÇÃO. E, À FRENTE DAQUELA ENTIDADE, DESTACOU-SE DE TAL MANEIRA QUE MERECEU OS MAIS CALOROSOS ELOGIOS PELA EXCELENTE ADMINISTRAÇÃO.
COMO UM COROAMENTO PELA ALEGRIA QUE IRRADIAVA, PELO EXEMPLO DE AMOR À VIDA, PERMITIU-LHE DEUS EM 1982 GOZAR DUPLA FELICIDADE: A PRIMEIRA, SENDO A SUA AMADA “ESCOLA DE SAMBA RECORDAÇÃO DO PASSADO” SAGRAR-SE VENCEDORA DO CARNAVAL CABOFRIENSE; A SEGUNDA, SER CHAMADO A GOZAR DA ETERNA FELICIDADE DOS ESCOLHIDOS PARA AS “DELÍCIAS DO SEIO DE ABRAÃO”.
ESTE, POIS, É O PREITO DE GRATIDÃO DO PODER LEGISLATIVO CABOFRIENSE A UM SEU FILHO QUE, EM VIDA, MOSTROU-NOS COMO SER FELIZ: FAZER SEMPRE BEM FEITO, TUDO AQUILO A QUE NOS PROPOMOS.
E, JOÃO MARCIANO, COM CERTEZA, IMORTALIZOU-SE AO FAZER BEM A SUA PROFISSÃO, O SEU CARNAVAL E A SUA FAMÍLIA.