PROJETO DE LEI: 0217/1983

Informações da matéria
Autor: MAURO JOSÉ DE AZEVEDO
Data: 21/10/1983
Visualizações:
Array
Ementa

PASSA A DENOMINAR RUA ORMINDA NOVELLINO PIRES, A ANTIGA RUA “4” COM INÍCIO À AVENIDA ADOLPHO BERANGER JÚNIOR E TÉRMINO À RUA “2” NO LOTEAMENTO JARDIM BOA VISTA, 1º DISTRITO DESTE MUNICÍPIO.

Justificativa

PROJETO DE LEI Nº 217 DE 21 DE OUTUBRO DE 1983.

PASSA A DENOMINAR-SE RUA ORMINDA NOVELLINO PIRES A ANTIGA RUA 4, NO JARDIM BOA VISTA, 1º DISTRITO DESTE MUNICÍPIO.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,

R E S O L V E :

ARTIGO 1º - É DENOMINADA RUA ORMINDA NOVELLINO PIRES, A ANTIGA RUA 4 COM INÍCIO À AVENIDA ADOLPHO BERANGER JUNIOR E TÉRMINO À RUA 9 NO LOTEAMENTO JARDIM BOA VISTA, 1º DISTRITO DESTE MUNICÍPIO.

ARTIGO 2º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

SALA DAS SESSÕES, 21 DE OUTUBRO DE 1983.

VEREADOR MAURO JOSÉ DE AZEVEDO

AUTOR

J U S T I F I C A T I V A :

ORMINDA NOVELLINO PIRES, NASCEU EM 28 DE DEZEMBRO DE 1901 NA ILHA DA CONCEIÇÃO, FILHA DE ANTONIO ANASTÁCIO NOVELLINO E ROSA PINTO DE SOUZA NOVELLINO. SEU PAI, FIGURA DAS MAIS CONHECIDAS PELO SEU PASSADO POLÍTICO, FOI PREFEITO DOS MAIS ATUANTES, DOTADO DE MUITA PERSONALIDADE E HONRADEZ, E, TENDO EM SUA ESPOSA UMA FIEL COMPANHEIRA E EXTREMADA MÃE, POIS EDUCAVA CINCO FILHOS NUMA ÉPOCA DAS MAIS DIFÍCEIS PARA CABO FRIO. FALECEU QUANDO A MENINA ORMINDA, FILHA MAIS VELHA, COM APENAS 10 ANOS DE IDADE E A RESPONSABILIDADE DE CUIDAR DOS QUATRO IRMÃOS MENORES. DAÍ A VIDA LHE IMPUNHARIA UM ROSÁRIO DE DURAS PROVAS, POIS FOI COM MUITO TRABALHO E DEDICAÇÃO QUE FOI CRIANDO OS IRMÃOS MENORES E TAMBÉM PERDENDO CADA UM PELO PASSAMENTO DA MORTE.

DOTADA DE ELEVADOS SENTIMENTOS CRISTÃOS, LOGO CEDO GRANJEOU O RESPEITO E ADMIRAÇÃO DO NOSSO POVO, E DEDICANDO-SE AO OFÍCIO DE DOCEIRA FOI POR ISSO MESMO TORNANDO-SE AINDA MAIS CONHECIDA PELOS QUE VINHAM A NOSSA CIDADE, E TENDO AMPLIADA SUA AMIZADE AOS NOSSOS IRMÃOS DO INTERIOR DO MUNICÍPIO QUE ERAM SEMPRE RECEBIDOS POR ELA COM UMA REFEIÇÃO QUE RETEMPERASSEM SUAS ENERGIAS DEPOIS DAS LONGAS CAMINHADAS ATÉ NOSSA CIDADE.

O SEU ESPÍRITO CARIDOSO, VISLUMBROU UM CIDADÃO HUMILDE, PEDREIRO POR PROFISSÃO, QUE FICARA VIÚVO, E D. ORMINDA, SOLTEIRA, JÁ COM 33 ANOS DE IDADE, GOSTOU DELE E RESOLVEU CONTRAIR NÚPCIAS COM AQUELE HOMEM BOM E HONESTO DE NOME SIMÃO PIRES, E QUE TEVE AMPLA APROVAÇÃO DE SEUS DOIS IRMÃOS, FIGURAS QUE TAMBÉM DEIXARAM SEUS NOMES GRAVADOS NA HISTÓRIA DE CABO FRIO, QUE FORAM ALEX NOVELLINO E JULIO NOVELLINO.

ORMINDA CONTINUA NA SUA LUTA PELA MANUTENÇÃO DA CASA JUNTO AO SEU MARIDO, TRABALHANDO SEM PARAR DEDICANDO-SE NA EDUCAÇÃO DAS SUAS FILHAS, SEIS MENINAS QUE TÃO BEM SOUBE CRIAR E EDUCAR. SEU MARIDO VIRIA A FALECER DEIXANDO AINDA QUATRO FILHOS MENORES PARA CRIAR, FAZENDO REDOBRADOS ESFORÇOS NO SENTIDO DE MANTER A MANUTENÇÃO DA CASA.

HÁ MUITAS FACETAS NA VIDA DE NOSSA HOMENAGEADA, QUE SOMENTE AS PESSOAS MAIS IDOSAS E AQUELES QUE MAIS CONVIVIAM COM ESSA NOBRE SENHORA, CONHECEM E AQUI TENTAREI LEMBRAR EM POUCAS PALAVRAS. ORMINDA DESDE CEDO SE FILIARA A ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO, E FOI NA FÉ CATÓLICA QUE MUITAS PESSOAS A ELA RECORRIAM PARA PEDIR SUAS PRECES A FIM DE INTERCEDER JUNTO AO PAI CELESTIAL A SOLUÇÃO DE SEUS PROBLEMAS, ISTO ACONTECIA, PORQUE TORNARA ELA DADO A SUA CONDUTA DE MULHER QUE SOFRIA CALADA, NÃO PERMITINDO QUE OUTROS PARTICIPASSEM DE SUAS DIFICULDADES E SOFRIMENTOS ALÉM DE UMA FÉ INABALÁVEL QUE SOMENTE AS PESSOAS DOTADAS DE VERDADEIRO ESPÍRITO CRISTÃO SABEM TER. POR ISSO MESMO, TINHA SEMPRE UMA PALAVRA DE INCENTIVO ÀQUELES QUE SE ENCONTRAVAM DESENCORAJADOS, A CARIDADE ERA FEITA E PRATICADA EM SILÊNCIO, SUAS PRECES ALCANÇAVAM AS HOSTES CELESTIAIS CONFUNDINDO-SE COM OS ACORDES DOS SANTOS E DOS ANJOS.

SOMENTE NÓS E OUTROS QUE PERDEMOS O CONVÍVIO COM ESSA PESSOA É QUE PODEMOS AVALIAR SUA FALTA, MOTIVO QUE NOS LEVA A HOMENAGEÁ-LA COMO SÍMBOLO DE MULHER, ESPOSA, MÃE E ENFIM ESPÍRITO QUE SEMPRE IRRADIOU SOBRE NÓS UMA LUZ DE PAZ E AMOR PERFEITO.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
21/10/1983 09:00:00 APRESENTAÇÃO  TRAMITAÇÃO  Histórico: APRES. DO PROJ./NUMERAçAO - Complemento: PLE:0217-1983 - Observação:  
Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0217_1983_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON