DENOMINA RUA ALEXANDRE HERCULANO A ATUAL RUA PARALELA COM A ESTRADA ASFALTADA CABO FRIO - ARRAIAL DO CABO E FINDA NA CONFLUÊNCIA COM A AV. PADRE MANOEL BERNARDES.
PROJETO DE LEI Nº 041 DE 04 DE NOVEMBRO DE 1977.
DENOMINA RUA ALEXANDRE HERCULANO A ATUAL RUA PARALELA COM A ESTRADA ASFALTADA CABO FRIO-ARRAIAL DO CABO E FINDA NA CONFLUÊNCIA COM A AV. PADRE MANOEL BERNARDES.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, POR SEUS REPRESENTANTES LEGAIS,
APROVA:
ART. 1º - FICA DENOMINADA RUA ALEXANDRE HERCULANO A ATUAL RUA PARALELA COM A ESTRADA ASFALTADA CABO FRIO-ARRAIAL DO CABO, QUE SE INICIA NA ESQUINA DA AV. LUIS DE CAMÕES E FINDA NA CONFLUÊNCIA COM A AV. PADRE MANUEL BERNARDES, O ATUAL TRECHO DA RUA “B” DO LOTEAMENTO BAIRRO CÉLULA MÁTER, 1º DISTRITO.
ART. 2º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRARIO.
SALA DAS SESSÕES, EM 04 DE NOVEMBRO DE 1977.
VEREADOR AROLDO MENEZES PEREIRA
AUTOR
JUSTIFICATIVA:
ALEXANDRE HERCULANO DE CARVALHO ARAÚJO (LISBOA, 1810-1877) - TENDO-SE ENVOLVIDO NUMA REVOLTA MILITAR DE 1831, EMIGROU PARA A BRETANHA; E NO ANO SEGUINTE EMBARCOU PARA A ILHA TERCEIRA, SENTOU PRAÇA DE SOLDADO E TOMOU PARTE NA CAMPANHA EM ROL DE D. MARIA II CONTRA D. MIGUEL.
COMO HISTORIADOR DEIXOU A SUA HISTÓRIA DE PORTUGAL, OS MONUMENTOS HISTÓRICOS E UMA HISTÓRIA DA INQUISIÇÃO; COMO ROMANCISTA, O MONGE DE CISTER, O EURICO, O BOBO E AS LENDAS E NARRATIVAS; COMO POETA O LIVRO INTITULADO HARPA DO CRENTE. COMO PROSADOR É SEM DÚVIDA UM DOS MAIS VALENTES ESCULTORES DO NOSSO IDIOMA.
DE HÁ MUITO O DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO SE FAZ COM A UTILIZAÇÃO DAS QUALIDADES DA GENTE LUSITANA.
ASSIM, NECESSÁRIO SE FAZ TORNAR ESSA PRESENÇA AVIVADA NA MEMÓRIA DAS GERAÇÕES PRESENTES E NAS FUTURAS, NA FIGURA DE ALGUNS IRMÃOS LUSITANOS QUE DE MANEIRA LUMINAR SE INSCREVERAM NA IMORTALIDADE DAS LETRAS DA PÁTRIA MÃE. POR ISSO, A HOMENAGEM QUE ORA PRESTAMOS AO PORTUGUÊS, BRAVO E INTELIGENTE, ALEXANDRE HERCULANO, É PARA QUE ESSE AVIVAMENTO SE TORNE CONSTANTE ENTRE NÓS.