ESTABELECE O PROGRAMA DE AGENDAMENTO TELEFÔNICO E ELETRÔNICO DE CONSULTAS MÉDICAS PARA IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
PROJETO DE LEI Nº 044/2018 EM, 19 DE MARÇO DE 2018.
ESTABELECE O PROGRAMA DE AGENDAMENTO TELEFÔNICO E ELETRÔNICO DE CONSULTAS MÉDICAS PARA IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
ART. 1º - FICA CRIADO O PROGRAMA DE AGENDAMENTO TELEFÔNICO E ELETRÔNICO DE CONSULTAS MÉDICAS POR TELEFONE PARA IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS EM TODAS NAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
ART. 2º - O AGENDAMENTO DE QUE TRATA ESTA LEI SOMENTE SERÁ POSSÍVEL NAS UNIDADES DE SAÚDE NA QUAL O IDOSO OU A PESSOA COM DEFICIÊNCIA JÁ ESTIVEREM PREVIAMENTE CADASTRADOS ATRAVÉS DO CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE E DO CADASTRO NO POSTO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO.
§ ÚNICO - AS ESPECIALIDADES MÉDICAS NÃO DISPONÍVEIS NOS POSTOS DE SAÚDE ONDE O IDOSO OU A PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTIVER CADASTRADO PODERÃO, SER AGENDADAS EM QUALQUER OUTRA UNIDADE DESDE QUE HAJA ENCAMINHAMENTO DE UM MÉDICO.
ART. 3º - A UNIDADE DE SAÚDE DEVERÁ DISPONIBILIZAR, NO MÍNIMO, 1/3 (UM TERÇO) DAS CONSULTAS DIÁRIAS PARA AGENDAMENTO DE IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
ART. 4º - NA OCASIÃO DA CONSULTA, O PACIENTE DEVERÁ APRESENTAR A SUA CARTEIRA DE IDENTIDADE E O CARTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS E O CADASTRO LOCAL.
ART. 5º - AS UNIDADES DE SAÚDE DEVERÃO AFIXAR, EM LOCAL VISÍVEL À POPULAÇÃO, MATERIAL INDICATIVO DO CONTEÚDO DESTA LEI, BEM COMO OS RESPECTIVOS NÚMEROS DE TELEFONES E HORÁRIOS QUE OCORRERÃO OS RESPECTIVOS AGENDAMENTOS.
ART.6º - O PROGRAMA PODERÁ SER ESTENDIDO PARA TODOS OS AGENDAMENTOS DA REDE DE SAÚDE DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS E RECURSOS DISPONÍVEIS.
PARÁGRAFO ÚNICO: CABERÁ AO PREFEITO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE, OPERACIONALIZAR A MARCAÇÃO DE CONSULTAS, ESTABELECER CONVÊNIO, PARCERIAS E TUDO QUE FOR NECESSÁRIO PARA QUE O PROGRAMA SEJA INSTITUÍDO E FUNCIONAL.
ART. 7º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
SALA DAS SESSÕES, 19 DE MARÇO DE 2018.
OSEIAS RODRIGUES
VEREADOR- AUTOR