VETO TOTAL OPOSTO AO PROJETO DE LEI Nº 119/2017 DE AUTORIA DO VEREADOR ACHILLES ALMEIDA BARRETO NETO QUE "CRIA NO ÂMBITO DO MUNCÍPIO DE CABO FRIO O “PROGRAMA DA AGENDA 21 LOCAL” E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS". OFÍCIO/GAPRE Nº 39/2018.
VETO Nº034-2018
RAZÕES DO VETO TOTAL OPOSTO AO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO SENHOR VEREADOR ACHILLES ALMEIDA BARRETO NETO QUE “CRIA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO O “PROGRAMA AGENDA 21 LOCAL”, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”.
NÃO OBSTANTE SEU PROPÓSITO MERITÓRIO, NÃO ME FOI POSSÍVEL OUTORGAR AO PROJETO A NECESSÁRIA SANÇÃO, EM FACE DO DESCOMPASSO ENTRE A NORMA PROPOSTA E O SISTEMA JURÍDICO VIGENTE CONSUBSTANCIADO NA CARTA MAGNA, NO TOCANTE À SEPARAÇÃO DOS PODERES E DAS ATRIBUIÇÕES E FUNÇÕES DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E SEUS RESPECTIVOS ÓRGÃOS.
OCORRE QUE A PROPOSIÇÃO É CLARAMENTE INCONSTITUCIONAL, PORQUANTO INVADE A ESFERA DE COMPETÊNCIA NORMATIVA PRIVATIVA DO PREFEITO.
AO IMPOR AO PODER EXECUTIVO O DEVER DE INSTITUIR O “FÓRUM 21”, O PODER LEGISLATIVO EDITOU NORMA SOBRE MATÉRIA ESTRANHA A SUA COMPETÊNCIA, O QUE, INDISCUTIVELMENTE, CONFIGURA INGERÊNCIA DESTE SOBRE ATOS DE ATRIBUIÇÃO TIPICAMENTE ADMINISTRATIVA, AFRONTANDO DIRETAMENTE À HARMONIA E INDEPENDÊNCIA DOS PODERES E INCIDINDO NAS VEDAÇÕES DO ART. 61, §1º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E DO ART. 37 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL.
CONFORME PRECEITUADO NA CARTA MAGNA, SÃO DE INICIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO AS LEIS QUE TRATEM DA CRIAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E ATRIBUIÇÕES DE SECRETARIAS E ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
DESSA FORMA, RESSALTA-SE A FLAGRANTE INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL DO PROJETO SOB EXAME, POIS SENDO DA EXCLUSIVA COMPETÊNCIA DO PODER EXECUTIVO, A INICIATIVA DO PROJETO DE LEI REFERENTE À MATÉRIA TRATADA, DEU-SE A INVERSÃO DA NORMA CONSTITUCIONAL QUE IMPEDE A DELEGAÇÃO DESSA COMPETÊNCIA AO PODER LEGISLATIVO, QUE, NA ESPÉCIE, COMO VERIFICADO, USURPOU DE SUAS ATRIBUIÇÕES, AFRONTANDO O PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO E INDEPENDÊNCIA DOS PODERES.
OUTROSSIM, IMPLICA, O TEXTO APROVADO EM AUMENTO DE DESPESA, COM REPERCUSSÃO, PORTANTO, NA PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO, EXATAMENTE PORQUE A INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE UMA INSTÂNCIA COLEGIADA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IMPLICARÁ ALOCAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS.
CERTO É QUE A INEXISTÊNCIA DE PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA PARA CUSTEIO DOS PROCEDIMENTOS PRETENDIDOS VIOLA FRONTALMENTE O PRINCÍPIO ORÇAMENTÁRIO PREVISTO NO ART. 167, I E II, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, BEM COMO O DISPOSTO NOS ARTS. 15 E 16 DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, QUE PRESCREVE A NECESSIDADE DE PRÉVIA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA CRIAR OU AUMENTAR QUALQUER DESPESA PÚBLICA.
ASSIM SENDO, TEM-SE CLARO QUE AO DEIXAR DE APONTAR AS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS VINCULADAS A TAL DESPESA, A PRESENTE PROPOSTA LEGISLATIVA AFRONTA NÃO SÓ A INCIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO, MAS TAMBÉM OS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO, UMA VEZ QUE TRATA-SE DE DESPESA NÃO PREVISTA NA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL, NEM TAMPOUCO NA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS.
DESSE MODO, NÃO PODE PROSPERAR O PROJETO DE LEI EM TELA, FACE À INCONGRUÊNCIA DIANTE DOS PRECEITOS DE ORDEM CONSTITUCIONAL E LEGAL ORA APONTADOS, O QUE LHE RETIRA A POSSIBILIDADE DE SER TRANSFORMADO EM LEI, MEDIANTE SANÇÃO DO EXECUTIVO, E DE PRODUZIR OS EFEITOS LEGAIS ESPERADOS.
SÃO ESTES, SENHORES VEREADORES, OS ARGUMENTOS DE ORDEM CONSTITUCIONAL E LEGAL QUE ESTÃO A RECLAMAR A OPOSIÇÃO DO VETO TOTAL AO PROJETO, SEM EMBARGO DOS ELEVADOS PROPÓSITOS QUE O INSPIRARAM.
MARCOS DA ROCHA MENDES
PREFEITO