Informações da matéria
Autor: RODOLFO AGUIAR DE FARIA
Data: 25/03/2019
Visualizações:
Ementa

DISPÕE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL E OS PROCEDIMENTOS DE INSPEÇÃO SANITÁRIA EM ESTABELECIMENTOS QUE PRODUZAM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
21/03/2019 09:00:00     ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA 
04/04/2019 09:00:02 016ª (Décima Sexta) Sessão Ordinária da 15ª (Décima Quinta) Legislatura (2017 - 2020) - 30ª Período (01/01/2019 à 31/12/2020) de 4 de Abril de 2019 mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
04/04/2019 09:00:04     PRESIDENTE ENCAMINHA À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
08/04/2019 09:00:06     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
16/07/2019 09:00:08     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
08/08/2019 09:00:10 44ª (Quadragésima Quarta) Sessão Ordinária da 15ª (Décima Quinta) Legislatura (2017 - 2020) - 30ª Período (01/01/2019 à 31/12/2020) de 8 de Agosto de 2019 mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  PAUTA  ORDEM DO DIA 
12/08/2019 09:00:12     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
23/03/2021 09:00:14     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
23/03/2021 09:00:16     COMISSÃO DEVOLVE  SEM PARECER 
25/08/2021 09:00:18     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
14/09/2021 09:00:20     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
16/09/2021 09:00:22 0165ª (Centésima Sexagésima Quinta) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 2º Período (01/08/2021 à 31/12/2021) de 16 de Setembro de 2021 mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  PAUTA  ORDEM DO DIA 
16/09/2021 09:00:24     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
18/10/2021 09:00:26     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
19/10/2021 09:00:28 0173ª (Centésima Setuagésima Terceira) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 2º Período (01/08/2021 à 31/12/2021) de 19 de Outubro de 2021 mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL  PAUTA  ORDEM DO DIA 
19/10/2021 09:00:30     1ª VOTAÇÃO  APROVADO 
22/11/2021 09:00:32     OFÍCIO RECEBIDO  TRAMITAÇÃO 
08/02/2022 09:00:34     MATÉRIA VETADA  TRAMITAÇÃO 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

RODOLFO DE RUI

VEREADOR(A)

PL

Autor

RODOLFO DE RUI

VEREADOR(A)

SOLIDARIEDADE

Autor

Corpo da matéria

ARTIGO 1º - ESTA LEI FIXA NORMAS DE INSPEÇÃO E DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO, O BENEFICIAMENTO E A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL, CRIA O SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL - SIM E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PARÁGRAFO ÚNICO - ESTA LEI ESTÁ EM CONFORMIDADE COM A LEI FEDERAL Nº 9.712/1998, AO DECRETO FEDERAL Nº 5.741/2006 E AO DECRETO Nº 7.216/2010, QUE CONSTITUIU E REGULAMENTOU O SISTEMA UNIFICADO DE ATENÇÃO À SANIDADE AGROPECUÁRIA (SUASA).

ARTIGO 2º - A INSPEÇÃO MUNICIPAL, DEPOIS DE INSTALADA, PODE SER EXECUTADA DE FORMA PERMANENTE OU PERIÓDICA.
§ 1º - A INSPEÇÃO DEVE SER EXECUTADA OBRIGATORIAMENTE DE FORMA PERMANENTE NOS ESTABELECIMENTOS DURANTE O ABATE DAS DIFERENTES ESPÉCIES ANIMAIS.
I - ENTENDE-SE POR ESPÉCIES ANIMAIS DE ABATE, OS ANIMAIS DOMÉSTICOS DE PRODUÇÃO, SILVESTRES E EXÓTICOS CRIADOS EM CATIVEIROS OU PROVENIENTES DE ÁREAS DE RESERVA LEGAL E DE MANEJO SUSTENTÁVEL.
§ 2º - NOS DEMAIS ESTABELECIMENTOS PREVISTOS NESTA LEI A INSPEÇÃO SERÁ EXECUTADA DE FORMA PERIÓDICA.
I - OS ESTABELECIMENTOS COM INSPEÇÃO PERIÓDICA TERÃO A FREQÜÊNCIA DE EXECUÇÃO DE INSPEÇÃO ESTABELECIDA EM NORMAS COMPLEMENTARES EXPEDIDOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA CONSIDERANDO O RISCO DOS DIFERENTES PRODUTOS E PROCESSOS PRODUTIVOS ENVOLVIDOS, O RESULTADO DA AVALIAÇÃO DOS CONTROLES DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E DO DESEMPENHO DE CADA ESTABELECIMENTO, EM FUNÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DOS PROGRAMAS DE AUTOCONTROLE.
§3º - A INSPEÇÃO SANITÁRIA SE DARÁ:
I - NOS ESTABELECIMENTOS QUE RECEBEM, ANIMAIS, MATÉRIAS-PRIMAS, PRODUTOS, SUB-PRODUTOS E SEUS DERIVADOS, DE ORIGEM ANIMAL PARA BENEFICIAMENTO OU INDUSTRIALIZAÇÃO;
II - NAS PROPRIEDADES RURAIS FORNECEDORAS DE MATÉRIAS-PRIMAS DE ORIGEM ANIMAL, EM CARÁTER COMPLEMENTAR E COM A PARCERIA DA DEFESA SANITÁRIA ANIMAL, PARA IDENTIFICAR AS CAUSAS DE PROBLEMAS SANITÁRIOS APURADOS NA MATÉRIA-PRIMA E/OU NOS PRODUTOS NO ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL.
§4º - CABERÁ AO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL RESPONSABILIDADE DAS ATIVIDADES DE INSPEÇÃO SANITÁRIA.

ART. 3º - OS PRINCÍPIOS A SEREM SEGUIDOS NO PRESENTE REGULAMENTO SÃO:
I - PROMOVER A PRESERVAÇÃO DA SAÚDE HUMANA E DO MEIO AMBIENTE E, AO MESMO TEMPO, QUE NÃO IMPLIQUE OBSTÁCULO PARA A INSTALAÇÃO E LEGALIZAÇÃO DA AGROINDÚSTRIA RURAL DE PEQUENO PORTE;
II - TER O FOCO DE ATUAÇÃO NA QUALIDADE SANITÁRIA DOS PRODUTOS FINAIS;


III - PROMOVER O PROCESSO EDUCATIVO PERMANENTE E CONTINUADO PARA TODOS OS ATORES DA CADEIA PRODUTIVA, ESTABELECENDO A DEMOCRATIZAÇÃO DO SERVIÇO E ASSEGURANDO A MÁXIMA PARTICIPAÇÃO DE GOVERNO, DA SOCIEDADE CIVIL, DE AGROINDÚSTRIAS, DOS CONSUMIDORES E DAS COMUNIDADES TÉCNICA E CIENTÍFICA NOS SISTEMAS DE INSPEÇÃO.

ARTIGO 4º -A SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PODERÁ ESTABELECER PARCERIA E COOPERAÇÃO TÉCNICA COM MUNICÍPIOS, ESTADO DO RIO DE JANEIRO E A UNIÃO, PODERÁ PARTICIPAR DE CONSÓRCIO DE MUNICÍPIOS PARA FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES E PARA A EXECUÇÃO DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO SANITÁRIA EM CONJUNTO COM OUTROS MUNICÍPIOS, BEM COMO PODERÁ SOLICITAR A ADESÃO AO SUASA.

PARÁGRAFO ÚNICO - APÓS A ADESÃO DO SIM AO SUASA OS PRODUTOS INSPECIONADOS PODERÃO SER COMERCIALIZADOS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE.

ARTIGO 5º - A FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA REFERE-SE AO CONTROLE SANITÁRIO DOS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL APÓS A ETAPA DE ELABORAÇÃO, COMPREENDIDO NA ARMAZENAGEM, NO TRANSPORTE, NA DISTRIBUIÇÃO E NA COMERCIALIZAÇÃO ATÉ O CONSUMO FINAL E SERÁ DE RESPONSABILIDADE DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA INCLUÍDOS RESTAURANTES, PADARIAS, PIZZARIAS, BARES E SIMILARES, EM CONFORMIDADE AO ESTABELECIDO NA LEI Nº 8.080/1990.

PARÁGRAFO ÚNICO - A INSPEÇÃO E A FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA SERÃO DESENVOLVIDAS EM SINTONIA, EVITANDO-SE SUPERPOSIÇÕES, PARALELISMOS E DUPLICIDADE DE INSPEÇÃO E FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA ENTRE OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELOS SERVIÇOS.

ARTIGO 6º - O SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL RESPEITARÁ AS ESPECIFICIDADES DOS DIFERENTES TIPOS DE PRODUTOS E DAS DIFERENTES ESCALAS DE PRODUÇÃO, INCLUINDO A AGROINDÚSTRIA RURAL DE PEQUENO PORTE.

PARÁGRAFO ÚNICO - ENTENDE-SE POR ESTABELECIMENTO AGROINDUSTRIAL RURAL DE PEQUENO PORTE O ESTABELECIMENTO DE PROPRIEDADE DE AGRICULTORES FAMILIARES, DE FORMA INDIVIDUAL OU COLETIVA, LOCALIZADA NO MEIO RURAL, COM ÁREA ÚTIL CONSTRUÍDA NÃO SUPERIOR A DUZENTOS E CINQÜENTA METROS QUADRADOS (250M²), DESTINADO EXCLUSIVAMENTE AO PROCESSAMENTO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL, DISPONDO DE INSTALAÇÕES PARA ABATE E/OU INDUSTRIALIZAÇÃO DE ANIMAIS PRODUTORES DE CARNES, BEM COMO ONDE SÃO RECEBIDOS, MANIPULADOS, ELABORADOS, TRANSFORMADOS, PREPARADOS, CONSERVADOS, ARMAZENADOS, DEPOSITADOS, ACONDICIONADOS, EMBALADOS E ROTULADOS A CARNE E SEUS DERIVADOS, O PESCADO E SEUS DERIVADOS, O LEITE E SEUS DERIVADOS, O OVO E SEUS DERIVADOS, OS PRODUTOS DAS ABELHAS E SEUS DERIVADOS, NÃO ULTRAPASSANDO AS SEGUINTES ESCALAS DE PRODUÇÃO:
A) ESTABELECIMENTO DE ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE PEQUENOS ANIMAIS (COELHOS, RÃS, AVES E OUTROS PEQUENOS ANIMAIS) - AQUELES DESTINADO AO ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SUBPRODUTOS DE PEQUENOS ANIMAIS DE IMPORTÂNCIA ECONÔMICA, COM PRODUÇÃO MÁXIMA DE 5 TONELADAS DE CARNES POR MÊS.
B) ESTABELECIMENTO DE ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE MÉDIOS (SUÍNOS, OVINOS, CAPRINOS) E GRANDES ANIMAIS (BOVINOS/ BUBALINOS/ EQUINOS) - AQUELES DESTINADOS AO ABATE E/OU INDUSTRIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SUBPRODUTOS DE MÉDIOS E GRANDES ANIMAIS DE IMPORTÂNCIA ECONÔMICA, COM PRODUÇÃO MÁXIMA DE 08 TONELADAS DE CARNES POR MÊS.
C) FÁBRICA DE PRODUTOS CÁRNEOS - AQUELES DESTINADOS À AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SUBPRODUTOS CÁRNEOS EM EMBUTIDOS, DEFUMADOS E SALGADOS, COM PRODUÇÃO MÁXIMA DE 5 TONELADAS DE CARNES POR MÊS.


D) ESTABELECIMENTO DE ABATE E INDUSTRIALIZAÇÃO DE PESCADO - ENQUADRAM-SE OS ESTABELECIMENTOS DESTINADOS AO ABATE E/OU INDUSTRIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SUBPRODUTOS DE PEIXES, MOLUSCOS, ANFÍBIOS E CRUSTÁCEOS, COM PRODUÇÃO MÁXIMA DE 4 TONELADAS DE CARNES POR MÊS.
E) ESTABELECIMENTO DE OVOS - DESTINADO À RECEPÇÃO E ACONDICIONAMENTO DE OVOS, COM PRODUÇÃO MÁXIMA DE 5.000 DÚZIAS/MÊS.
F) UNIDADE DE EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DO PRODUTO DAS ABELHAS - DESTINADO À RECEPÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DAS ABELHAS, COM PRODUÇÃO MÁXIMA DE 30 TONELADAS POR ANO.
G) ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL DE LEITE E DERIVADOS: ENQUADRAM-SE TODOS OS TIPOS DE ESTABELECIMENTOS DE INDUSTRIALIZAÇÃO DE LEITE E DERIVADOS PREVISTOS NO PRESENTE REGULAMENTO DESTINADOS À RECEPÇÃO, PASTEURIZAÇÃO, INDUSTRIALIZAÇÃO, PROCESSAMENTO E ELABORAÇÃO DE QUEIJO, IOGURTE E OUTROS DERIVADOS DE LEITE, COM PROCESSAMENTO MÁXIMO DE 30.000 LITROS DE LEITE POR MÊS.

ARTIGO 7º - SERÁ CRIADO UM SISTEMA ÚNICO DE INFORMAÇÕES SOBRE TODO O TRABALHO E PROCEDIMENTOS DE INSPEÇÃO E DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA, GERANDO REGISTROS AUDITÁVEIS.

PARÁGRAFO ÚNICO - SERÁ DE RESPONSABILIDADE DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E DA A ALIMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE INFORMAÇÕES SOBRE A INSPEÇÃO E A FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA DO RESPECTIVO MUNICÍPIO.

ARTIGO 8º - PARA OBTER O REGISTRO NO SERVIÇO DE INSPEÇÃO O ESTABELECIMENTO DEVERÁ APRESENTAR O PEDIDO INSTRUÍDO PELOS SEGUINTES DOCUMENTOS:
I - REQUERIMENTO SIMPLES DIRIGIDO AO RESPONSÁVEL PELO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL;
II - LAUDO DE APROVAÇÃO PRÉVIA DO TERRENO, REALIZADO DE ACORDO COM INSTRUÇÕES BAIXADAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL;
III - LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA EMITIDA PELO ÓRGÃO AMBIENTAL COMPETENTE OU ESTAR DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO DO CONAMA Nº 385/2006;

PARÁGRAFO ÚNICO - OS ESTABELECIMENTOS QUE SE ENQUADRAM NA RESOLUÇÃO DO CONAMA Nº 385/2006 SÃO DISPENSADOS DE APRESENTAR A LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, SENDO QUE NO MOMENTO DE INICIAR SUAS ATIVIDADES DEVEM APRESENTAR SOMENTE A LICENÇA AMBIENTAL ÚNICA.
IV - DOCUMENTO DA AUTORIDADE MUNICIPAL E ÓRGÃO DE SAÚDE PÚBLICA COMPETENTE QUE NÃO SE OPÕEM À INSTALAÇÃO DO ESTABELECIMENTO.
V - APRESENTAÇÃO DA INSCRIÇÃO ESTADUAL, CONTRATO SOCIAL REGISTRADO NA JUNTA COMERCIAL E CÓPIA DO CADASTRO NACIONAL DE PESSOAS JURÍDICAS - CNPJ, OU CPF DO PRODUTOR PARA EMPREENDIMENTOS INDIVIDUAIS, SENDO QUE ESSES DOCUMENTOS SERÃO DISPENSADOS QUANDO APRESENTAREM DOCUMENTAÇÃO QUE COMPROVE LEGALIZAÇÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA DOS ESTABELECIMENTOS, PRÓPRIOS OU DE UMA FIGURA JURÍDICA A QUAL ESTEJAM VINCULADOS;
VI - PLANTA BAIXA OU CROQUIS DAS INSTALAÇÕES, COM LAY-OUT DOS EQUIPAMENTOS E MEMORIAL DESCRITIVO SIMPLES E SUCINTO DA OBRA, COM DESTAQUE PARA A FONTE E A FORMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, SISTEMA DE ESCOAMENTO E DE TRATAMENTO DO ESGOTO E RESÍDUOS INDUSTRIAIS E PROTEÇÃO EMPREGADA CONTRA INSETOS;
VII - MEMORIAL DESCRITIVO SIMPLIFICADO DOS PROCEDIMENTOS E PADRÃO DE HIGIENE A SEREM ADOTADOS;
VIII - BOLETIM OFICIAL DE EXAME DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO, CASO NÃO DISPONHA DE ÁGUA TRATADA, CUJAS CARACTERÍSTICAS DEVEM SE ENQUADRAR NOS PADRÕES MICROBIOLÓGICOS E QUÍMICOS OFICIAIS;

§1º - TRATANDO-SE DE AGROINDÚSTRIA RURAL DE PEQUENO PORTE AS PLANTAS PODERÃO SER SUBSTITUÍDAS POR CROQUIS A SEREM ELABORADOS POR ENGENHEIRO RESPONSÁVEL OU TÉCNICOS DOS SERVIÇOS DE EXTENSÃO RURAL DO ESTADO OU DO MUNICÍPIO.
§2º TRATANDO-SE DE APROVAÇÃO DE ESTABELECIMENTO JÁ EDIFICADO, SERÁ REALIZADA UMA INSPEÇÃO PRÉVIA DAS DEPENDÊNCIAS INDUSTRIAIS E SOCIAIS, BEM COMO DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO, REDES DE ESGOTO, TRATAMENTO DE EFLUENTES E SITUAÇÃO EM RELAÇÃO AO TERRENO.

ARTIGO 10 - O ESTABELECIMENTO PODERÁ TRABALHAR COM MAIS DE UM TIPO DE ATIVIDADE, DEVENDO, PARA ISSO, PREVER OS EQUIPAMENTOS DE ACORDO COM A NECESSIDADE PARA TAL E, NO CASO DE EMPREGAR A MESMA LINHA DE PROCESSAMENTO, DEVERÁ SER CONCLUÍDA UMA ATIVIDADE PARA DEPOIS INICIAR A OUTRA.

PARÁGRAFO ÚNICO - O SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL PODE PERMITIR A UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES DESTINADOS À FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL, PARA O PREPARO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS QUE, EM SUA COMPOSIÇÃO PRINCIPAL, NÃO HAJA PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL, MAS ESTES PRODUTOS NÃO PODEM CONSTAR IMPRESSOS OU GRAVADOS, OS CARIMBOS OFICIAIS DE INSPEÇÃO PREVISTOS NESTE REGULAMENTO, ESTANDO OS MESMOS SOB RESPONSABILIDADE DO ÓRGÃO COMPETENTE.

ARTIGO 11 - A EMBALAGEM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL DEVERÁ OBEDECER ÀS CONDIÇÕES DE HIGIENE NECESSÁRIAS À BOA CONSERVAÇÃO DO PRODUTO, SEM COLOCAR EM RISCO A SAÚDE DO CONSUMIDOR, OBEDECENDO ÀS NORMAS ESTIPULADAS EM LEGISLAÇÃO PERTINENTE.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - QUANDO A GRANEL, OS PRODUTOS SERÃO EXPOSTOS AO CONSUMO ACOMPANHADOS DE FOLHETOS OU CARTAZES DE FORMA BEM VISÍVEL, CONTENDO INFORMAÇÕES PREVISTAS NO CAPUT DESTE ARTIGO.

ARTIGO 12 - OS PRODUTOS DEVERÃO SER TRANSPORTADOS E ARMAZENADOS EM CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A PRESERVAÇÃO DE SUA SANIDADE E INOCUIDADE.

ARTIGO 13 - A MATÉRIA-PRIMA, OS ANIMAIS, OS PRODUTOS, OS SUB-PRODUTOS E OS INSUMOS DEVERÃO SEGUIR PADRÕES DE SANIDADE DEFINIDOS EM REGULAMENTO E PORTARIAS ESPECÍFICAS.

ARTIGO 14 - SERÃO EDITADAS NORMAS ESPECÍFICAS PARA VENDA DIRETA DE PRODUTOS EM PEQUENAS QUANTIDADES, CONFORME PREVISTO NO DECRETO FEDERAL Nº 7.541/2006.

ARTIGO 15 - OS RECURSOS FINANCEIROS NECESSÁRIOS À IMPLEMENTAÇÃO DA PRESENTE LEI E DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL SERÃO FORNECIDOS PELAS VERBAS ALOCADAS NA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, CONSTANTES NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO.

ARTIGO 16 - OS CASOS OMISSOS OU DE DÚVIDAS QUE SURGIREM NA EXECUÇÃO DA PRESENTE LEI, BEM COMO A SUA REGULAMENTAÇÃO, SERÃO RESOLVIDOS ATRAVÉS DE RESOLUÇÕES E DECRETOS BAIXADOS, APÓS DEBATIDO NO CONSELHO DE INSPEÇÃO SANITÁRIA.

ARTIGO 17 - FICAM REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO A ESTA LEI.

ARTIGO 18 - O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ ESTA LEI NO PRAZO DE NOVENTA DIAS A CONTAR DA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

ARTIGO 19 - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?