DENOMINA RUA ADELIR NOVELLINO MARQUES A ATUAL RUA "A" DO LOTEAMENTO HENRIQUE LAGE, NESTA CIDADE.
PROJETO DE LEI Nº 134 DE 15 DE SETEMBRO DE 1981.
DENOMINA RUA ADELIR NOVELLINO MARQUES, A ATUAL RUA “A” DO LOTEAMENTO HENRIQUE LAGE, NESTA CIDADE.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, POR SEUS REPRESENTANTES LEGAIS,
R E S O L V E:
ART. 1º - PASSA A DENOMINAR-SE “RUA ADELIR NOVELLINO MARQUES” A ATUAL RUA “A” DO LOTEAMENTO HENRIQUE LAGE, NESTA CIDADE.
ART. 2º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
J U S T I F I C A T I V A :
ADELIR NOVELLINO MARQUES, FILHA DE ARISTIDES BALTHAZAR NOVELLINO E ADELIR RAMOS NOVELLINO, NASCENDO EM PONTO DO ACAIRA - FIGUEIRA, 4º DISTRITO DE CABO FRIO, NO DIA 12 DE AGOSTO.
A AGRACIADA TEVE A INFÂNCIA DIFÍCIL, SENDO QUE AOS 9 ANOS PERDERA SEU PAI, ONDE PELOS PROBLEMAS TEVE QUE MUDAR-SE PARA NOVAS COM SEUS AVÓS NO SÍTIO DA “PRAIA DA MATA FIGUEIRA”.
EM 1921 COMEÇOU A FREQUENTAR A ESCOLA PRIMÁRIA “DONA ALBA GOUVEIA”. ADELIR NA SUA INFÂNCIA DEMONSTRAVA PENDORES PARA OS ESTUDOS, E EM 1926 TERMINOU A 2ª SÉRIE NA ESCOLA ESTADUAL DO PORTINHO, ONDE LECIONAVA A EFICIENTE PROFESSORA MARIA RITA COELHO VALENTIM. SUA SEDE DE APRENDER ERA IMENSA E LÁ ESTAVA ADELIR MATRICULADA NO GRUPO ESCOLAR FRANCISCO SÁ, ATUAL ISMAR GOMES DE AZEVEDO. SEU PRIMEIRO EMPREGO ACONTECEU EM 13 DE MAIO DE 1936, SENDO NOMEADA PROFESSORA PARA LECIONAR EM PRAIA DO SIQUEIRA.
MAIS TARDE PASSOU A LECIONAR EM FIGUEIRA, E PERÓ E ADELIR ERA ADMIRADA PELO ESFORÇO QUE FAZIA ENFRENTANDO TODO SACRIFÍCIO PARA CHEGAR ATÉ OS LOCAIS PARA MINISTRAR SUAS AULAS. SENDO PREFEITO NESTA ÉPOCA ADOLFO BERANGER JÚNIOR. EM 1950 ASSUME A PREFEITURA O DR. FRANCISCO PARANHOS, SENDO O SEU SCRETÁRIO O PROFESSOR DOMINGOS RIBEIRO, E ELES QUERIAM UMA PESSOA QUE ESCREVESSE BEM, E QUEM FOI CONVIDADA ADELIR NOVELLINO MARQUES. ELA ABRIRIA OS TERMOS DE FIRMAÇÃO E POSSE DO PESSOAL DO QUADRO PERMANENTE.
EM 1951, PREFEITO ARACY MACHADO PROMOVEU A AGRACIADA DA FUNÇÃO DE PROFESSORA PARA (AUXILIAR DE FAZENDA) E MAIS TARDE, PARA AUXILIAR DE CONTABILIDADE.
EM 1965 PROMOVIDA A OFICIAL ADMINISTRATIVO DO QUADRO PERMANENTE PADRÃO 12.
EM 1966, COMPLETANDO 30 ANOS DE SERVIÇO FOI APOSENTADA, MAIS POR SER EFICIENTE ADELIR NOVELLINO MARQUES FOI CONVIDADA POR VICTOR ROCHA PARA TRABALHAR NO CARTÓRIO DO 2º OFÍCIO COM LAURINDO AZEVEDO. ADELIR NOVELLINO MARQUES POSSUI UM CONHECIMENTO MUITO VASTO DE ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS, POIS SANA QUALQUER PROBLEMA QUE SE TENHA DÚVIDA.
MESMO APOSENTADA, E O MUNICÍPIO PRECISANDO DOS SEUS SERVIÇOS, FOI CONVIDADA A COOPERAR COM O ATUAL PREFEITO, SEU CONSANGÜÍNEO, JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO, E PRONTAMENTE ACEITOU, DANDO AINDA DA SUA VITALIDADE PARA O BEM ESTAR DO MUNICÍPIO. ADELIR, ME SINTO ENVAIDECIDO EM PODER JUNTAMENTE COM OS MEUS NOBRES PARES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, PERPETUAR O SEU NOME EM UMA DAS RUAS DE NOSSA CIDADE.
SUA FAMÍLIA DEVE ORGULHAR-SE DE VOCÊ, POR SER UMA MULHER QUE TEM VIVIDO PRA SERVIR.
EU ME ORGULHO DE UM DIA TER CONHECIDO ADELIR NOVELLINO MARQUES.
SALA DAS SESSÕES, 15 DE NOVEMBRO DE 1981.
VEREADOR WALTER DE BESSA TEIXEIRA
AUTOR