DENOMINA PRAÇA DE ESPORTES AMÉRICO BOLAES MÔNICA, A PRAÇA DE ESPORTE ORA CONSTRUÍDA SITO NA PRAÇA DA BANDEIRA, 1º DISTRITO DE CABO FRIO.
PROJETO DE LEI Nº 076 DE 19 DE JUNHO DE 1980.
DENOMINA PRAÇA DE ESPORTE AMÉRICO BOLAES MÔNICA, A PRAÇA DE ESPORTE ORA CONSTRUIDA SITO NA PRAÇA DA BANDEIRA, 1º DISTRITO DE CABO FRIO.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, POR SEUS REPRESENTANTES LEGAIS,
RESOLVE:
ART. 1º - PASSA A DENOMINAR-SE PRAÇA DE ESPORTE AMÉRICO BOLAES MONICA, A PRAÇA DE ESPORTES ORA EM CONSTRUÇÃO SITO NA PRAÇA DA BANDEIRA, 1º- DISTRITO DE CABO FRIO.
ART. 2º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, 19 DE JUNHO DE 1980.
ACYR SILVA DA ROCHA
AUTOR
J U S T I F I C A T I V A:
AMÉRICO BOLAES MÔNICA, É SEM DÚVIDA ALGUMA UM DOS MAIS DILIGENTES E CONCEITUADO DESPORTISTA CABOFRIENSE.
FUNDADOR DO LUSITANO FUTEBOL CLUBE, FAMOSA AGREMIAÇÃO CELEIRA DE VÁRIOS CRAQUES CABOFRIENSES. NASCIDO EM PORTUGAL, ONDE OS SEUS PAIS EXERCIAM A PROFISSÃO DE ARMADORES, AMÉRICO BOLAES MÔNICA, QUASE MENINO APORTOU EM CABO FRIO. A SUA VOCAÇÃO PARA O ESPORTE LEVOU-O IMEDIATAMENTE A UNIR-SE AOS JOVENS CABOFRIENSES NA PRÁTICA DO FUTEBOL. SÃO FAMOSAS AS PARTIDAS DO LUSITANO QUE TINHA NOS IRMÃOS AMÉRICO E CLAUDINO, UMA ZAGA INTRANSPONÍVEL. ATRÁS, NO GOL, BELCHOR PEGAVA TUDO.
ANOS E ANOS, LUSITANO E TAMOYO ENCHERAM DE BRILHO E DE GARBO AS PRAÇAS DE ESPORTE DE CABO FRIO. ERAM OS GRANDES RIVAIS DA ÉPOCA. O LUSITANO TINHA A SUA BASE NO BAIRRO DE SÃO BENTO E O SEU CAMPO PERTO DA PRAÇA DA BANDEIRA. EMBORA ADVERSÁRIO FERRENHO DO TAMOYO, EM TODAS EM ÉPOCAS, POR SER UM DESPORTISTA DE ELEVADA ENVERGADURA MORAL, LEAL E SEMPRE PRESENTE NOS FATOS ESPORTIVOS DA CIDADE FOI, RECENTEMENTE, AGRACIADO COM A MEDALHA DO MÉRITO ESPORTIVO LAUDO DUARTE DE AZEVEDO, QUE É CONCEDIDA POR AQUELE CLUBE AOS QUE NO TRANSCORRER DOS ANOS SOBRESSAÍRAM-SE NO DESPORTO CABOFRIENSE PELAS CONDUTAS CORRETAS E DIGNAS.
AMERICO BOLAES MÔNICA, NA HISTÓRIA DO ESPORTE CABOFRIENSE NÃO FOI APENAS O DIRIGENTE APAIXONADO MAS SOBRETUDO, O AMIGO FIEL, CONSTANTE, PRESTATIVO, O SEGUNDO PAI DE SEUS ATLETAS. HOMEM DE ALGUM RECURSO FINANCEIRO EMPREGOU GRANDE PARTE NA SOBREVIVÊNCIA DO SEU CLUBE, NO AMPARO AOS SEUS ATLETAS, NO AUXÍLIO AO DESPORTO CABOFRIENSE. PAI DE UMA PROLE NUMEROSA, TODOS NASCIDOS E CRIADOS EM CABO FRIO, ONDE RESIDEM ATÉ HOJE, TAMBÉM AMANTES DO ESPORTE.
ALÉM DESTAS JUSTIFICATIVAS PODERÍAMOS AQUI ACRESCENTAR O RECONHECIMENTO, O RESPEITO DA POPULAÇÃO DE CABO FRIO, AO PROFISSIONAL COMPETENTE. MECÂNICO DE GABARITO ELEVADO É A TABOA DE SALVAÇÃO PARA OS CASOS APARENTEMENTE SEM SOLUÇÃO. É ESTE CASO NÃO TEM JEITO, SOMENTE COM AMÉRICO MÔNICA. E AMÉRICO, REALMENTE RESOLVE.
PODERÍAMOS, ASSIM, MESMO ESQUECENDO O SEU PASSADO COMO DESPORTISTA PRESTAR-LHE UMA OUTRA HOMENAGEM DESIGNANDO COM O SEU NOME UMA DE NOSSAS RUAS. MAS, CREMOS, SER ESTA UMA HOMENAGEM MAIS PRÓPRIA, MAIS EFETIVA, POR SER CORRELATA AO MEIO EM QUE VIVEU, EM QUE LUTOU, EM QUE AMOU - O ESPORTE.
ACYR SILVA DA ROCHA
AUTOR