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Autor: OSEIAS RODRIGUES COUTO
Data: 11/01/2021
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Ementa

DISPÕE SOBRE A DETERMINAÇÃO DE TEMPO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO AO PÚBLICO NAS AGÊNCIAS DE ATENDIMENTO PRESENCIAL DAS EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS DE TELEFONIA MÓVEL E FIXO NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
08/01/2021 09:00:00     ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA 
19/01/2021 09:00:02 0129ª (Centésima Vigésima Nona) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 1º Período (01/01/2021 à 30/06/2021) de 19 de Janeiro de 2021 mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
19/01/2021 09:00:04     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
26/01/2021 09:00:06 0130ª (Centésima Trigésima) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 1º Período (01/01/2021 à 30/06/2021) de 26 de Janeiro de 2021 mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
27/01/2021 09:00:08     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
04/03/2021 09:00:10     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
09/03/2021 09:00:12 0135ª (Centésima Trigésima Quinta) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 1º Período (01/01/2021 à 30/06/2021) de 9 de Março de 2021 mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  PAUTA  ORDEM DO DIA 
10/03/2021 09:00:14     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
10/08/2021 09:00:16     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
13/10/2021 09:00:18     OFÍCIO RECEBIDO  TRAMITAÇÃO 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

OSEIAS DE TAMOIOS

VEREADOR(A)

PV

Autor

OSEIAS DE TAMOIOS

VEREADOR(A)

PV

Autor

Corpo da matéria

ART. 1° - AS AGÊNCIAS DE ATENDIMENTO PRESENCIAL DAS EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS DE TELEFONIA MÓVEL E FIXO NO MUNICÍPIO CABO FRIO FICAM OBRIGADAS A ASSEGURAREM AOS CLIENTES, USUÁRIOS E CONSUMIDORES, O TEMPO MÁXIMO NA FILA DE ESPERA ESTIPULADO, SOB PENA DAS SANÇÕES PREVISTAS NESTA LEI.

§ 1° - O TEMPO DE ESPERA EM FILA SERÁ CONSIDERADO O PERÍODO TRANSCORRIDO ENTRE O INSTANTE QUE O USUÁRIO RETIRA A SENHA DE ATENDIMENTO E O INSTANTE QUE FOR CHAMADO PARA O ATENDIMENTO INDIVIDUAL PELO ATENDENTE FÍSICO NO GUICHÊ DE ATENDIMENTO.

§ 2º - A ENTREGA E/OU RETIRADA DE SENHA PARA O AGUARDO DO ATENDIMENTO SERÁ DISPONIBILIZADA IMEDIATAMENTE QUANDO DA ENTRADA DO USUÁRIO NA AGÊNCIA.

ART. 2° - DURANTE O TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DOS USUÁRIOS, SERÁ DISPONIBILIZADO PELAS AGÊNCIAS DE ATENDIMENTO PRESENCIAL DAS EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS DE TELEFONIA MÓVEL E FIXO NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO USO DE SANITÁRIO E ÁGUA POTÁVEL EM FAVOR DOS MESMOS.

ART. 3° - FICAM ESTIPULADOS OS SEGUINTES CRITÉRIOS PARA DETERMINAÇÃO DO TEMPO MÁXIMO DE ATENDIMENTO:
I - VINTE MINUTOS, DURANTE OS DIAS DE SEMANA CONSIDERADOS NORMAIS;

II - TRINTA MINUTOS, DURANTE OS DIAS DE SEMANA CONSIDERADOS VÉSPERAS DE FERIADOS OU DIA IMEDIATAMENTE APÓS FERIADOS PROLONGADOS.

ART. 4° - PARA FINS DE COMPROVAÇÃO DO TEMPO DE ESPERA, A AGÊNCIA FICA OBRIGADA A INFORMAR AO USUÁRIO NA EMISSÃO DA SENHA PARA ATENDIMENTO, A HORA DE CHEGADA DO USUÁRIO E HORA PREVISTA PARA SEU ATENDIMENTO.

PARÁGRAFO ÚNICO. AS AGÊNCIAS DE ATENDIMENTO PRESENCIAL DAS EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS DE TELEFONIA MÓVEL E FIXO NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO FICAM OBRIGADAS A FIXAR CARTAZ, EM LOCAL VISÍVEL AO PÚBLICO, INFORMANDO O TEMPO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO, NOS TERMOS DESTA LEI.

ART. 5° - EM SENDO LESADO NO SEU DIREITO AO ATENDIMENTO NO TEMPO MÁXIMO PREVISTO NESTA LEI, O USUÁRIO DEVERÁ:
I - SOLICITAR AO GERENTE OU RESPONSÁVEL PELA AGÊNCIA O IMEDIATO ATENDIMENTO;

II - COMUNICAR AO PROCON, O DESCUMPRIMENTO DA AGÊNCIA DO ATENDIMENTO NO TEMPO MÁXIMO DE ESPERA PARA QUE SEJAM TOMADAS AS PROVIDÊNCIAS DE ACORDO COM AS SANÇÕES PREVISTAS NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.

ART. 6º - AO INFRINGIR ESTA LEI, AS AGÊNCIAS DE ATENDIMENTO PRESENCIAL DAS EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS DE TELEFONIA MÓVEL E FIXO NO MUNICÍPIO CABO FRIO ESTARÃO SUJEITAS ÀS SEGUINTES SANÇÕES ADMINISTRATIVAS:
I - ADVERTÊNCIA, QUANDO DA PRIMEIRA INFRAÇÃO OU ABUSO;

II - MULTA DE R$10.000,00 (DEZ MIL REAIS), EM CASO DE REINCIDÊNCIA.

§1º - AS MULTAS APLICADAS NA FORMA DO INCISO II SERÃO DESTINADAS AO FUNDO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR.

§2º - SENDO REINCIDENTE POR MAIS DE DEZ VEZES NAS INFRAÇÕES DISCRIMINADAS NESTA LEI, AS AGÊNCIAS DE ATENDIMENTO PRESENCIAL DAS EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS DE TELEFONIA MÓVEL E FIXO NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO PODERÃO TER O ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO CASSADO E FECHADO O RESPECTIVO ESTABELECIMENTO COMERCIAL POR DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÃO LEGAL.

ART. 7º - A DENÚNCIA DE INFRAÇÃO NOS TERMOS DESTA LEI PODERÁ SER FEITA POR QUALQUER PESSOA, DEVENDO A MESMA SER FORMULADA FORMALMENTE POR ESCRITO, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DO PROCON.

ART. 8º - FICA ASSEGURADO ATENDIMENTO PREFERENCIAL À PESSOA IDOSA NOS TERMOS DO QUE DISPÕE O ESTATUTO DO IDOSO.

PARAGRAFO ÚNICO. FICA OBRIGADA A OBSERVÂNCIA DOS DIREITOS DE PESSOAS DEFICIENTES E GESTANTES NOS ATENDIMENTOS PREFERENCIAIS

ART. 9 º - AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO À CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, SUPLEMENTADAS SE NECESSÁRIO.

ART. 10 - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR 45 (QUARENTA E CINCO) DIAS DA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGANDO DISPOSIÇÕES CONTRÁRIAS.




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