DISPÕE SOBRE VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 211/2022, DE AUTORIA DO VEREADOR JOÃO ROBERTO DE JESUS DA SILVA, QUE CRIA O PROJETO GUARDA MIRIM NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. (OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 358/2022)
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação |
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27/10/2022 09:00:00 | 0261ª (Ducentésima Sexagésima Primeira) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024)- 4º período de 27 de Outubro de 2022. mais | EXPEDIENTE | PAUTA | EXPEDIENTE |
27/10/2022 09:00:02 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | ||
30/11/2022 09:00:04 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER CONTRÁRIO | ||
01/12/2022 09:00:06 | 0269ª (Ducentésima Sexagésima Nona) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 4º período (01/08/2022 A 31/12/2022) de 1 de Dezembro de 2022. mais | ORDEM DO DIA - PARECER CONTRÁRIO DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA | PAUTA | ORDEM DO DIA |
01/12/2022 09:00:08 | 1ª VOTAÇÃO | REJEITADO | ||
05/12/2024 09:00:10 | OFÍCIO EXPEDIDO | TRAMITAÇÃO |
CABO FRIO, 10 DE OUTUBRO DE 2022.
OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 358/2022
AO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR
VEREADOR MIGUEL FORNACIARI ALENCAR
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO
CABO FRIO – RJ.
SENHOR PRESIDENTE,
AO RESTITUIR A VOSSA EXCELÊNCIA O ORIGINAL DOS AUTÓGRAFOS DO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO ILUSTRE VEREADOR JOÃO ROBERTO DE JESUS DA SILVA QUE “CRIA O PROJETO GUARDA MIRIM NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, COMUNICO QUE RESOLVI VETAR TOTALMENTE O REFERIDO PROJETO, PELAS RAZÕES ESPECIFICADAS NO ANEXO.
VALHO-ME DO ENSEJO PARA REAFIRMAR A V.EXA. E SEUS DIGNOS PARES, MINHAS DEMONSTRAÇÕES DE ELEVADO APREÇO.
ATENCIOSAMENTE,
JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO
PREFEITO
ANEXO AO OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 358/2022
RAZÕES DO VETO TOTAL OPOSTO AO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO VEREADOR JOÃO ROBERTO DE JESUS DA SILVA QUE “CRIA O PROJETO GUARDA MIRIM NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
EMBORA LOUVÁVEIS OS PROPÓSITOS DO PROJETO, FUI LEVADO À CONTINGÊNCIA DE VETÁ-LO TOTALMENTE, EM FACE DO DESCOMPASSO ENTRE A NORMA PROPOSTA E O SISTEMA JURÍDICO VIGENTE CONSUBSTANCIADO NA CARTA MAGNA, MORMENTE QUANTO À CONSTITUCIONALIDADE E A LEGALIDADE, RAZÃO PELA QUAL A PROPOSTA NÃO DEVE SER ACOLHIDA NA SUA TOTALIDADE.
O PROJETO TENCIONA IMPOR AO PODER PÚBLICO A RESPONSABILIDADE DE INSTITUIR O PROJETO GUARDA MIRIM, DESTINADO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM IDADE ENTRE 10 E 17 ANOS, MATRICULADOS EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO REGULAR, RESIDENTES E DOMICILIADOS NO MUNICÍPIO.
MUITO EMBORA DESEJÁVEL UMA AMPLIAÇÃO NA OFERTA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DESTINADOS A TAL SEGMENTO SOCIAL, TAIS AÇÕES NÃO PODEM SER IMPOSTAS DA FORMA COMO PRESENTE NO PROJETO DE LEI.
REMEMORA-SE QUE É MATÉRIA DA COMPETÊNCIA PRIVATIVA DO CHEFE DO EXECUTIVO DISPOR SOBRE MATÉRIA DE CUNHO ADMINISTRATIVO E EXERCER A DIREÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, NA FORMA DOS ARTS. 41 E 62, DA LEI ORGÂNICA.
PELA LEITURA DO ART. 112, §1º, DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (QUE REPRODUZ O DISPOSTO NO ART. 61 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL) VERIFICA-SE QUE CABE AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO TRATAR DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO.
COM EFEITO, O ART. 112, §1º, II, DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL TÊM POR OBJETIVO
INSTRUMENTALIZAR O DEVER CONSTITUCIONAL EXCLUSIVO QUE O CHEFE DO PODER EXECUTIVO POSSUI DE EXERCER A ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DO RESPECTIVO ENTE FEDERADO. E, POR SE TRATAR DE COMPETÊNCIA EXCLUSIVA, EVENTUAL INTROMISSÃO POR PODER DIVERSO IMPLICA VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DE PODERES (CERJ, ART. 7º).
EMBORA A CONSTITUIÇÃO ESTADUAL SE REFIRA AO GOVERNADOR DO ESTADO, OS MESMOS DISPOSITIVOS SÃO APLICÁVEIS AOS PREFEITOS, POR SE TRATAR DE NORMA CONSTITUCIONAL DE REPRODUÇÃO OBRIGATÓRIA PELOS DEMAIS ENTES FEDERATIVOS.
COMO É CONSABIDO, O STF, AO TRATAR DA COMPETÊNCIA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO, EDITOU O TEMA 917, FIXANDO A SEGUINTE TESE JURÍDICA:
NÃO USURPA COMPETÊNCIA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO LEI QUE, EMBORA CRIE DESPESA PARA A ADMINISTRAÇÃO, NÃO TRATA DA SUA ESTRUTURA OU DA ATRIBUIÇÃO DE SEUS ÓRGÃOS NEM DO REGIME JURÍDICO DE SERVIDORES PÚBLICOS (ART. 61, § 1º, II, "A", "C" E "E", DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL).
OU SEJA, À LUZ DO ENTENDIMENTO FIRMADO NO REFERIDO TEMA E DOS DISPOSITIVOS ACIMA COLACIONADOS, VEDA-SE LEI DE INICIATIVA PARLAMENTAR QUE TRATE DA ESTRUTURA E DE ATRIBUIÇÕES DE ÓRGÃOS DO EXECUTIVO E DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO, SOB PENA DE VÍCIO DE INICIATIVA E CONSEQUENTE VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DE PODERES.
ORA, A PROPOSITURA EM COMENTO, AO IMPOR A INSTITUIÇÃO DO PROJETO GUARDA MIRIM, INTERFERE NO DESEMPENHO DA DIREÇÃO SUPERIOR DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, BEM COMO EM SUA ESTRUTURA OU ATRIBUIÇÕES.
OS ARTS. 3º E 7º DO TEXTO APROVADO ESTABELECEM OBRIGAÇÕES PARA A GUARDA MUNICIPAL, CRAS, CREAS, CONSELHO TUTELAR E DEMAIS SECRETARIAS DO MUNICÍPIO. ALÉM DISSO, DETERMINAM A FORMA COMO DEVERÁ SER EXECUTADO O PROJETO E A COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA. O LEGISLADOR MUNICIPAL, NA HIPÓTESE ANALISADA, CRIOU OBRIGAÇÕES DE CUNHO ADMINISTRATIVO PARA ÓRGÃOS QUE INTEGRAM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA LOCAL.
REFERIDA PROPOSTA, NA PRÁTICA, INVADIU A ESFERA DA GESTÃO ADMINISTRATIVA, QUE CABE AO PODER EXECUTIVO, E ENVOLVE O PLANEJAMENTO, A DIREÇÃO, A ORGANIZAÇÃO E A EXECUÇÃO DE ATOS DE GOVERNO. ISSO EQUIVALE À PRÁTICA DE ATO DE ADMINISTRAÇÃO, DE SORTE A MALFERIR A SEPARAÇÃO DOS PODERES.
A RIGOR, A EXECUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS É ATO DE GESTÃO DA COISA PÚBLICA SUJEITO AO JULGAMENTO ADMINISTRATIVO DE CONVENIÊNCIA E OPORTUNIDADE DO PODER EXECUTIVO. A INICIATIVA PARLAMENTAR EM MATÉRIA QUE LHE É ESTRANHA REPRESENTA INGERÊNCIA INDEVIDA.
A FUNÇÃO LEGISLATIVA DA CÂMARA DE VEREADORES É, NOTADAMENTE, TÍPICA E AMPLA, PORÉM RESIDUAL, ATINGINDO AS MATÉRIAS QUE NÃO FORAM RESERVADAS, EXPRESSA E PRIVATIVAMENTE, À INICIATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO.
NÃO BASTASSE O ACIMA EXPOSTO, OBSERVA-SE QUE A CRIAÇÃO DE GASTO OU DESPESA PÚBLICA A SER GENERICAMENTE SUPORTADA PELO ORÇAMENTO PÚBLICO É, DE FATO, OUTRO PONTO QUE COLIDE COM OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E COM A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL – LRF, EIS QUE NÃO HÁ SEQUER PREVISÃO DO VALOR A SER DESPENDIDO PELO GOVERNO PARA INSTITUIR O PROJETO GUARDA MIRIM.
A FIM DE CONCRETIZAR A PREVISÃO NORMATIVA EM COMENTO, O EXECUTIVO TERIA DE DISPOR DE RECURSOS PARA ARCAR COM GASTOS DE INFRAESTRUTURA, MATERIAL, EQUIPAMENTOS E PESSOAL PARA REALIZAR O PROJETO PRETENDIDO. TAL ASSERTIVA IMPLICA INQUESTIONÁVEL AUMENTO DA DESPESA PÚBLICA, E CONSEQUENTE PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA; POIS, DO CONTRÁRIO, ESTAR-SE-Á EM FLAGRANTE AFRONTA AOS ARTIGOS 167, INCISOS I E II DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.
OCORRE QUE O PROJETO DE LEI NÃO INDICA A DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA CUSTEIO DO PROJETO GUARDA MIRIM, VIOLANDO FRONTALMENTE O PRINCÍPIO ORÇAMENTÁRIO PREVISTO NO ARTIGO 167, I E II, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA E OS ARTIGOS 15 E 16 DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, QUE PRESCREVE A NECESSIDADE DE PRÉVIA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA CRIAR OU AUMENTAR QUALQUER DESPESA PÚBLICA.
POSTO ISTO, TEM-SE CLARO QUE AO DEIXAR DE APONTAR AS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS VINCULADAS A TAL DESPESA, A PRESENTE PROPOSTA LEGISLATIVA AFRONTA NÃO SÓ A INCIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO, MAS TAMBÉM OS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO.
DESSA FORMA, EVIDENCIADA A INCONSTITUCIONALIDADE E ILEGALIDADE DO PROJETO DE LEI EM COMENTO, CABE-ME, POR MEIO DO VETO QUE ORA OPONHO, PROPICIAR A ESSE EGRÉGIO PODER A OPORTUNIDADE DE REAPRECIAR A MATÉRIA, NA CERTEZA DE QUE, CONHECENDO AS RAZÕES QUE ME MOTIVARAM A NEGAR SANÇÃO, REFORMULARÁ SEU POSICIONAMENTO.
JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO
PREFEITO
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