DENOMINA PRAÇA ANTERO DO QUENTAL A ATUAL PRAÇA PUBLICA SEM DENOMINAÇÃO, SITUADA NO LOTEAMENTO BAIRRO CÉLULA MATER, 1º DISTRITO DE CABO FRIO.
PROJETO DE LEI Nº 048 DE 04 DE NOVEMBRO DE 1977,
FICA DENOMINADA PRAÇA ANTERO DE QUANTAL A ATUAL PRAÇA PÚBLICA SEM DENOMINAÇÃO, SITUADA NO BAIRRO VÉLULA MATER.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, POR SEUS REPRESENTANTES LEGAIS,
RESOLVE:
ART. 1º - FICA DENOMINADA PRAÇA ANTERO DE QUENTAL A ATUAL PRAÇA PÚBLICA SEM DENOMINAÇÃO, SITUADA NO LOTEAMENTO BAIRRO CÉLULA MATER, 1º DISTRITO, COM INÍCIO NO LOTES 4 DA QUADRA B E 5 DA QUADRA A, E TÉRMINO NOS LOTES 51 DA QUADRA C E 11 DA QUADRA D.
ART. 2º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, EM 04 DE NOVEMBRO DE 1977.
VEREADOR AROLDO MENEZES PEREIRA
AUTOR
JUSTIFICATIVAS:
ANTERO TARQUÍNIO DO QUENTAL (PONTA DELGADA, AÇORES, 1842-1891) ERA PENSADOR ORIGINAL E PROFUNDO, EM CUJO ESPÍRITO SE MESCLAVAM ANSIOSAS ASPIRAÇÕES DE VERDADE E DORIDOS DE DESÂNIMOS.
OBRAS EM VERSO: ODES MODERNAS, 1865; E SONETOS (1890), ALÉM DE OUTRAS COMPOSIÇÕES SÓ PUBLICADAS DEPOIS DE SUA MORTE. EM PROSA: OS OPÚSCULOS DE COMBATE NA FAMOSA QUESTÃO COIMBRA, ISTO É, BOM SENSO E BOM GOSTO (CARTA A ANTÔNIO FELICIANO DE CASTILHO) E DIGNIDADE DAS LETRAS E LITERATURAS OFICIAIS; DE MAIOR VULTO SÃO AS CAUSAS DA DECADÊNCIA DOS POVOS PENINSULARES NOS SÉCULOS XVII E XVIII; E AS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FILOSOFIA LITERÁRIA-PORTUGUÊS.
DE HÁ MUITO O DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO SE FAZ COM A UTILIZAÇÃO DAS QUALIDADES DA GENTE LUSITANA.
ASSIM, NECESSÁRIO SE FAZ TORNAR ESSA PRESENÇA AVIVADA NA MEMÓRIA DAS GERAÇÕES PRESENTES E FUTURAS, NA FIGURA DE ALGUNS IRMÃOS LUSITANOS QUE DE MANEIRA LUMINAR SE INSCREVERAM NA IMORTALIDADE DAS LETRAS DA PÁTRIA MÃE. POR ISSO, A HOMENAGEM QUE ORA FAZEMOS AO PORTUGUÊS, BRAVO E INTELIGENTE, ANTERO DO QUENTAL, É PARA QUE ESSE REAVIVAMENTO SE TORNE CONSTANTE ENTRE NÓS.