DENOMINA RUA TOMÁS GONZAGA, A ATUAL RUA "C", DO LOTEAMENTO BAIRRO CÉLULA MATER, 1º DISTRITO DE CABO FRIO.
PROJETO DE LEI Nº 052 DE 04 DE NOVEMBRO DE 1977
DENOMINA RUA TOMÁS GONZAGA, A ATUAL RUA “C”, DO LOTEAMENTO BAIRRO CÉLULA MÁTER, 1º DISTRITO DE CABO FRIO.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FR4IO, POR SEUS REPRESENTANTES LEGAIS,
RESOLVE:
ART. 1º - FICA DENOMINADA RUA TOMÁS GONZAGA A ATUAL RUA ”C” DO LOTEAMENTO BAIRRO CÉLULA MATER, 1º DISTRITO DE CABO FRIO, O TRECHO QUE SE INICIA NA PRAÇA ANTERO DO QUENTAL E FINDA NO SEU INTERIOR, POR SER UMA RUA SEM SAÍDA.
ART. 2º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, EM 04 DE NOVEMBRO DE 1977.
VEREDOR AROLDO MENEZES PEREIRA
AUTOR
JUSTIFICATIVA:
TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA (PÔRTO, 1747-1809) ERA FORMADO EM DIREITO E OCUPAVA O LUGAR DE OUVIDOR DA COMARCA DE VILA RICA, EM MINAS GERAIS, QUANDO, ENVOLVIDO NA CONJURAÇÃO DA INCONFIDÊNCIA, FOI PRESO E DEGREDADO PARA A ÁFRICA, ONDE MORREU. DERAM-LHE CELEBRIDADE LITERÁRIA ÀS SUAS LÍRICAS, ENDEREÇADAS A MARÍLIA, ISTO É, A D. MARIA JOAQUINA DOROTÉIA DE SEIXAS BRANDÃO, COM QUEM TINHA AJUSTADO CASAMENTO NA ÉPOCA DE SUA DESDITA.
DE HÁ MUITO O DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO SE FAZ COM A UTILIZAÇÃO DAS QUALIDADES DA GENTE LUSITANA.
ASSIM, NECESSÁRIO SE FAZ TORNAR ESSA PRESENÇA AVIVADA NA MEMÓRIA DAS GERAÇÕES PRESENTES E FUTURAS, NA FIGURA DE ALGUNS IRMÃOS LUSITANOS QUE DE MANEIRA LUMINAR SE INSCREVERAM NA IMORTALIDADE DAS LETRAS DA PÁTRIA MÃE. POR ISSO, A HOMENAGEM QUE ORA PRESTAMOS AO PORTUGUÊS, BRAVO E INTELIGENTE, TOMÁS GONZAGA, É PARA QUE ESSE REAVIVAMENTO SE TORNE CONSTANTE ENTRE NÓS.