PROJETO DE LEI: 0030/1978

Informações da matéria
Autor: AROLDO MENEZES PEREIRA
Data: 29/06/1978
Visualizações:
Ementa

DENOMINA AVENIDA LUIZ DE CAMÕES, O TRECHO COMPREENDIDO ENTRE A ESQUINA DA RUA ALEXANDRE HERCULANO ATÉ A PRAÇA DO QUENTAL, LOCALIZADAS NO LOTEAMENTO CÉLULA MÁTER.

Justificativa

PROJETO DE LEI Nº 030 DE 22 DE JUNHO DE 1978.

DENOMINANDO AVENIDA LUIZ DE CAMÕES, O TRECHO COMPREENDIDO ENTRE A ESQUINA DA RUA ALEXANDRE HERCULANO ATÉ A PRAÇA DO QUENTAL, LOCALIZADAS NO LOTEAMENTO BAIRRO CÉLULA MÁTER, 1º DISTRITO DE CABO FRIO.

A CÂMARA MUNICIUPAL DE CABO FRIO, POR SEUS REPRESENTANTES LEGAIS,

R E S O L V E :

ART. 1º - FICA DENOMINADA AVENIDA LUIZ DE CAMÕES O TRECHO COMPREENDIDO ENTRE A ESQUINA DA RUA ALEXANDRE HERCULANO (RUA PARALELA Á ESTRADA ASFALTADA CABO FRIO - ARRAIAL DO CABO) ATÉ A PRAÇA ANTERO DO QUENTAL, E DAÍ ATÉ A CONFLUÊNCIA COM A RUA PORTO RICO, OS ATUAIS TRECHOS DAS RUAS A/B DO LOTEAMENTO BAIRRO CÉLULA MATER, 1º DISTRITO.

ART. 2º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

SALA DAS SESSÕES, 22 DE JUNHO DE 1978.

VEREADOR AROLDO MENEZES PEREIRA

- AUTOR -

J U S T I F I C A T I V A S:

LUIZ DE CAMÕES (LISBOA, 1524-1580) ESTUDOU NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA E MILITOU COM DISTINÇÃO, PERDENDO UM OLHO NA CAMPANHA DE CEUTA. EM 1553 EMBARCOU PARA A ÍNDIA, EXERCENDO EM MACAU UM OFÍCIO DE PROVEDOR, E DE LÁ VOLTOU A PORTUGAL POR MOÇAMBIQUE.

ASSEGURADOS FORAM OS ÚLTIMOS DIAS DO MAIS AFAMADO CANTOR DE OS LUSÍADAS, AO QUAL, ALÉM DESTE POEMA, DEVE A LITERATURA OUTRAS POESIAS LÍRICAS E AS TRÊS COMÉDIAS DOS ANFITRIÕES, EL-REI SELEUCO E FILODEMO.

A EPOPÉIA CAMONIANA ESTÁ PARA LÍNGUA PORTUGUESA O MESMO QUE A OBRA DO DANTE PARA A ITALIANA; A PEDRA ANGULAR SOBRE QUE SE ELEVOU O TRABALHO ARQUITETÔNICO DE OUTRAS GERAÇÕES.

DE HÁ MUITO O DESENVOLVIMENTO DE CABO FRIO SE FAZ COM A UTILIZAÇÃO DAS QUALIDADES DA GENTE LUSITANA.

ASSIM, NECESSÁRIO SE FAZ TORNAR ESSA PRESENÇA AVIVADA NA MEMÓRIA DAS GERAÇÕES PRESENTES E NAS FUTURAS, NA FIGURA DE ALGUNS IRMÃOS LUSITANOS QUE DE MANEIRA LUMINAR SE INSCREVERAM NA IMORTALIDADE DAS LETRAS DA PÁTRIA MÃE. POR ISSO, A HOMENAGEM QUE ORA PRESTAMOS AO PORTUGUÊS, BRAVO E INTELIGENTE, LUIZ DE CAMÕES, É PARA QUE ESSE REAVIVAMENTO SE TORNE CONSTANTE ENTRE NÓS.

MÃE. POR ISSO, A HOMENAGEM QUE ORA PRESTAMOS AO PORTUGUÊS, BRAVO E INTELIGENTE, LUIZ DE CAMÕES, É PARA QUE ESSE REAVIVAMENTO SE TORNE CONSTANTE ENTRE NÓS.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
22/06/1978 09:00:00 APRESENTAÇÃO  TRAMITAÇÃO  Histórico: APRES. DO PROJ./NUMERAçAO - Complemento: PLE Nº 030/78 - Observação:  
28/06/1978 09:00:02 ENVIADO À COMISSÃO 
COMISSÃO: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
ENVIADO  Histórico: Encaminhado a Comissao - Complemento: - Observação: - Comissão: CCJCCJ 
29/06/1978 09:00:04 ENVIADO À COMISSÃO  ENVIADO  Histórico: Encaminhado a Comissao - Complemento: - Observação: - Comissão: COSPCOSP 
29/06/1978 09:00:06 ENVIADO À COMISSÃO 
COMISSÃO: COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL
ENVIADO  Histórico: Encaminhado a Comissao - Complemento: - Observação: - Comissão: CRFCRF 
Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0030_1978_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON