DENOMINANDO RUA JOAQUIM MARTINS FIALHO, A RUA PROJETADA NA PLANTA DE URBANIZAÇÃO DO MORRO DO ATALAIA, 4º DISTRITO DE CABO FRIO, INICIANDO NO LOTE "W 1" E TERMINANDO NA QUADRA "L 70".
PROJETO DE LEI Nº 023 DE 19 DE JUNHO DE 1979
DENOMINANDO RUA JOAQUIM MARTINS FIALHO, A RUA PROJETADA NA PLANTA DE URBANIZAÇÃO DO MORRO DO ATALAIA, 4º DISTRITO DE CABO FRIO, INICIANDO NO LOTE “W” E TERMINANDO NA QUADRA “L 70”.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, POR SEUS REPRESENTANTES LEGAIS,
RESOLVE:
ART. 1º - FICA DENOMINADA RUA JOAQUIM MARTINS FIALHO, A RUA PROJETADA NA PLANTA DE URBANIZAÇÃO DO MORRO DO ATALAIA 4º- DISTRITO DESTE MUNICÍPIO, INICIANDO NO O LOTE “W1” E TERMINANDO NA QUADRA “L70”.
ART. 2º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
J U S T I F I C A T I V A S :
CABISTA DE ORIGEM, FILHO DE TRADICIONAL FAMÍLIA DA PRAIA DOS ANJOS, O QUE ERA ADMIRADOR, CHEGANDO ATÉ DIZER QUE É A PRAIA MAIS LINDA DO MUNDO, FALAR MAL DO ARRAIAL DO CABO ERA UMA OFENSA PARA JOAQUIM PESCADOR DE PROFISSÃO E POR LAZER, O MAR ERA PARA O AGRACIADO UM CONVITE PARA TODOS OS FINS, PESCADOR, MARINHEIRO, MESTRE DE ARRAIS E DE CABOTAGEM, CHEGANDO A CHEFIAR AS EMBARCAÇÕES PERTENCENTE A CIA. NACIONAL DE ÁLCALIS, CONHECIDAS COMO CALCÁRIOS ONDE SOBRE SUA DIREÇÃO CHEFIOU TODAS AS DESCARGAS DO MATERIAL IMPORTADO QUE SE DESTINOU A MONTAGEM DA C.N.A EM CABO FRIO, NOS IDOS DE 1955, DESCARGAS ESTAS EFETUADAS NA PRAIA DO FORNO. NO MAR PASSOU PARTE DE SUA VIDA E NO MESMO A PERDEU, POLÍTICO DE TRADIÇÃO APAIXONADO PELAS COISAS PÚBLICAS, POR VÁRIAS VEZES FOI CANDIDATO A VEREADOR CHEGANDO A SER UM DE SEUS SUPLENTES, ESPERAVA UM DIA PERTENCER A ESTE PODER LEGISLATIVO.
DEIXOU NA SUA TERRA UM GRANDE NÚMERO DE ADMIRADORES E UMA FAMÍLIA UNIDA COMO CHEFE SOUBE CONDUZIR.
CONSIDERANDO O DEVER DE AGRACIAR OU DE SEREM AGRACIADOS ÀS PESSOAS QUE SERVIRAM A ESTA TERRA COM TODA A DEDICAÇÃO ELEVANDO PARA O PROGRESSO COMO ACONTECEU NO CASO DE JOAQUIM MARTINS FIALHO.
CONSIDERANDO QUE FICOU O SEU NOME MARCADO NO LOCAL ONDE PASSOU A SUA INFÂNCIA, CANTO DAS CAVALAS, FINAL DA PRAIA DOS ANJOS OU INÍCIO DO MORRO DO ATALAIA.
CONSIDERANDO, FINALMENTE, QUE É UM DEVER SE FAZER JUSTIÇA A QUEM MEREÇA É QUE NÓS REPRESENTANTES DO POVO CABOFRIENSE SENTIMOS NO DEVER DE HOMENAGEAR PERPETUANDO O SEU NOME EM UM BAIRRO QUE NO PASSADO FOI ADMIRADO PELOS FAMILIARES DE JOAQUIM MARTINS FIALHO.
SALA DAS SESSÕES, 03 DE MAIO DE 1979.
OSWALDO RODRIGUES DOS SANTOS
AUTOR