DENOMINA RUA DR. ANTÔNIO TERRA A ATUAL RUA 16 DO LADO "A" DO LOTEAMENTO PARQUE BURLE,1º DISTRITO DE CABO FRIO.
PROJETO DE LEI Nº 296 DE 30 DE SETEMBRO DE 1982.
DENOMINA RUA DR. ANTÔNIO TERRA A ATUAL RUA 16 DO LADO A DO LOTEAMENTO PARQUE BURLE, 1º DISTRITO DE CABO FRIO.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS APROVA:
ARTIGO 1º - É DENOMINADA RUA DR. ANTONIO TERRA A ATUAL RUA 16 DO LADO “A” DO LOTEAMENTO DENOMINADO PARQUE BURLE, SITUADO NO 1º DISTRITO DE CABO FRIO.
ARTIGO 2º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, EM 30 DE SETEMBRO DE 1982.
VEREADOR AROLDO MENEZES
AUTOR
J U S T I F I C A T I V A:
ANTÔNIO TRINDADE TERRA, O CRONISTA POR EXCELÊNCIA DE CABO FRIO, ONDE NASCEU A 15 DE ABRIL DE 1913, DE HÁ MUITO FAZ JUS À HOMENAGEM QUE ORA LHE PRESTAMOS.
INICIOU SUA VIDA ESCOLAR NO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, PROSSEGUINDO-A NOS COLÉGIOS BETENCOUR SILVA, EM NITERÓI, GRANBERY, EM JUIZ DE FORA E FACULDADE FLUMINENSE DE ODONTOLOGIA EM NITERÓI.
APÓS SUA FORMATURA, COMO NOVEL ODONTÓLOGO DEDICOU-SE POR CINCO ANOS AO SEU CONSULTÓRIO PARTICULAR EM NITERÓI.
VOLTANDO À REGIÃO, FIXOU RESIDÊNCIA EM SÃO PEDRO DA ALDEIA ONDE, POR DOZE ANOS, EMPENHOU-SE COM DEDICAÇÃO E DESVELO AO SEU MISTER COMO DENTISTA E, EM APROVEITANDO O SEU TEMPO, DESENVOLVEU TAMBÉM A ATIVIDADE EMPRESARIAL CÔO SALINEIRO.
POR DEZ ANOS INTEGROU-SE À COMUNIDADE ARARUEMENSE, EMPRESTANDO SEUS SERVIÇOS PROFISSIONAIS AO EDUCANDÁRIO PROTÓGENES GUIMARÃES, PARTICIPANDO AINDA EM SUAS ATIVIDADES POLÍTICAS, SOCIAIS E ESPORTIVAS.
EM CABO FRIO, REINTEGRADO Á GENTE LOCAL, O DR. ANTÔNIO TERRA PASSOU A SER OBSERVADO QUANDO, NO POSTO DE SAÚDE DO ESTADO, TRANSMITE SENSO DE HUMANIDADE E AMOR AOS MAIS CARENTES QUE ALI PROCURAM ALÍVIO DE SUA DOR.
INTELIGÊNCIA AGUÇADA, LOGO, LOGO NO NOSSO HOMENAGEADO BROTOU E VERVE DO CRONISTA INATO. PORÉM, NÃO SEM DIFICULDADE, O JORNAL LOCAL DE ENTÃO CONSEGUIU TÊ-LO COMO SEU CRONISTA, O QUE FAZIA, E MUITO BEM, SOB O PSEUDÔNIMO DE “GEO”.
AFASTADO DAS LIDES LITERÁRIAS, POR SEU TEMPERAMENTO DE EREMITA, O DR. ANTÔNIO TERRA ENTRETANTO NÃO RESISTIU AOS ASSÉDIOS E, EM NOSSOS DIAS, ESCREVE PARA O JORNAL “AQUI”.
POR SUA IMPORTÂNCIA NA PRÓPRIA VIDA LITERÁRIA DA REGIÃO DOS LAGOS, O NOSSO HOMENAGEADO É MEMBRO-FUNDADOR E TITULAR DA ACADEMIA CABOFRIENSE DE LETRAS.
AO DR. ANTÔNIO TERRA, O NOSSO CRONISTA GEO, PODE-SE MUITO BEM APLICAR O BROCARDO: “NUNCA UM ANONIMATO TÃO CONSCIENTE, PROJETOU TANTO UM ANÔNIMO”.
DO PODER LEGISLATIVO CABOFRIENSE, AS HONRARIAS QUE SÃO DEVIDAS A UM HOMEM DAS LETRAS!