DENOMINA RUA BRAZ FERREIRA GUIMARÃES, A ANTIGA TRAVESSA SANTA HELENA, LOCALIZADA NO PERÍMETRO URBANO DESTE MUNICÍPIO.
PROJETO DE LEI Nº 080 DE 12 DE MAIO DE 1983.
DENOMINA RUA BRAZ FERREIRA GUIMARÃES A ANTIGA TRAVESSA SANTA HELENA, LOCALIZADA NO PERÍMETRO URBANO DESTE MUNICÍPIO.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, POR SEUS REPRESENTANTES LEGAIS,
RESOLVE:
ARTIGO 1º - FICA DENOMINADA RUA BRAZ FERREIRA GUIMARÃES, A ANTIGA TRAVESSA SANTA HELENA, LOCALIZADA NO PERÍMETRO URBANO DESTE MUNICÍPIO.
ARTIGO 2º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, 12 DE MAIO DE 1983.
VEREADOR AIRES BESSA DE FIGUEIREDO
AUTOR
J U S T I F I C A T I V A :
BRAZ FERREIRA GUIMARÃES, FOI UM DESSES HOMENS QUE PASSOU PELA VIDA, PRATICAMENTE DESAPERCEBIDO, POR FORÇA DE SUA HUMILDADE, MAS, AO MORRER, DEIXOU UM LEGADO DE DIGNIDADE E DEDICAÇÃO À SUA FAMÍLIA E AMOR AO PRÓXIMO.
MAS A GRANDE PAIXÃO DE BRAZ FERREIRA GUIMARÃES, FOI A MÚSICA, E EM 7 DE SETEMBRO DE 1937, FUNDOU COM UM GRUPO DE AMIGOS A SOCIEDADE MUSICAL SANTA HELENA, ENTIDADE QUE ATÉ HOJE PERMANECE ABRILHANTANDO OS EVENTOS DO MUNICÍPIO.
NASCIDO EM 3 DE FEVEREIRO DE 1902, CASADO COM EURIDES RODRIGUES GUIMARÃES, PAI DE UMA NUMEROSA PROLE, 7 FILHOS, AO FALECER EM 28 DE SETEMBRO DE 1982, BRAZ FERREIRA GUIMARÃES TRAZIA EM SEU CORPO UM TESTEMUNHO DE SUA ABNEGAÇÃO À MÚSICA, POIS DURANTE UMA APRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE MUSICAL SANTA HELENA, FOI ACIDENTADO E PERDEU UMA DAS PERNAS, O QUE LHE VALEU UM GRANDE SOFRIMENTO.
MESMO MUTILADO, BRAZ FERREIRA GUIMARÃES, CONTINUOU SE DEDICANDO A MÚSICA, TODA A SUA SENSIBILIDADE, COLABORANDO SOBREMANEIRA, PARA QUE PERMANECESSE VIVA NAS GERAÇÕES FUTURAS A IMAGEM POÉTICA E PURA DA ANTIGA CABO FRIO.
AÍ ESTÁ, UM POUCO DA VIDA DESTE HOMEM, UM HOMEM BOM.