DENOMINA TRAVESSA ZELINDA THEREZA DE JESUS RIBEIRO, A TRAVESSA LOCALIZADA ENTRE AS RUAS ALMIRANTE BARROSO E AVENIDA DO CONTORNO, LOCALIZADA NO BAIRRO PASSAGEM, NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
PROJETO DE LEI Nº 122 DE 23 DE JUNHO DE 1983.
DENOMINA TRAVESSA ZELINDA DE JESUS RIBEIRO A TRAVESSA LOCALIZADA ENTRE AS RUAS ALMIRANTE BARROSO E AVENIDA DO CONTORNO, LOCALIZADA NO BAIRRO PASSAGEM, NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, POR SEUS REPRESENTANTES LEGAIS,
R E S O L V E:
ART. 1º - É DENOMINADA TRAVESSA ZELINDA THEREZA DE JESUS RIBEIRO, A TRAVESSA LOCALIZADA ENTRE AS RUAS ALMIRANTE BARROSO E AVENIDA DO CONTORNO, LOCALIZADA NO BAIRRO PASSAGEM, NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
ART. 2º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
SALA DAS SESSÕES, 23 DE JUNHO DE 1983.
ALCINEIDES FERREIRA DE SOUZA
AUTOR
J U S T I F I C A T I V A :
O BAIRRO PASSAGEM, UM DOS MAIS TRADICIONAIS DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, É REPOSITÓRIO DE LENDAS E “ESTÓRIAS” QUE FALAM DA CORAGEM E DETERMINAÇÃO DOS SEUS MORADORES.
FORMADO EM SEUS PRIMÓRDIOS POR HOMENS E MULHERES QUE DO MAR TIRAVAM O SEU SUSTENTO, AFOITOS AS DIFICULDADES DO VASTO OCEANO NA PROCURA DA SOBREVIVÊNCIA, O ESPÍRITO FIRMA, O CARÁTER FORTEMENTE MOLDADO DOS NOSSOS ANTEPASSADOS, FOI LAPIDADO AO SABOR DAS PROCELAS E INCERTEZAS. ERAM TEMPOS HERÓICOS, DE PESCADORES DESTEMIDOS E MARINHEIROS AUDAZES, NUM MUNDO AINDA SEM FRONTEIRAS, MAS, NOSSA HOMENAGEM DIRIGE-SE A UMA MULHER DA PASSAGEM, MAIS EXATAMENTE UMA LAVADEIRA.
QUEM DIRIA, ZELINDA THEREZA DE JESUS RIBEIRO, VOCÊ VIRANDO NOME DE TRAVESSA NA SUA QUERIDA PASSAGEM...
MAS PORQUE O NOME DE ZELINDA? PORQUE UMA LAVADEIRA? JUSTAMENTE PORQUE ZELINDA HERDOU TODA A FIRMEZA E DESTEMOR DOS PRIMEIROS HABITANTES DA PASSAGEM MULHER TRABALHADORA, VALENTE, DECIDIDA, DAQUELAS QUE NÃO LEVA DESAFORO PARA CASA!
O OUTRO LADO DA PERSONALIDADE DE ZELINDA, ESTÁ JUSTAMENTE NA SUA DEDICAÇÃO EM SERVIR AO PRÓXIMO, EM SER SOLIDÁRIA E ASSIM, CONTAR COM A AMIZADE E RESPEITO DE TODOS QUE PRIVAM DO SEU CONHECIMENTO.
NASCIDA EM 15 DE NOVEMBRO DE 1923, FILHA DE JOÃO PINTO VIDAL E ANDRELINA THEREZA DE JESUS, ZELINDA, AINDA MOCINHA, CASOU-SE COM ESMERALDINO GOMES RIBEIRO (SEU DINO) FILHO DE UM CABOFRIENSE ILUSTRE, PROFESSOR DOMINGOS BONIFÁCIO RIBEIRO E DE JOAQUINA ROSA DA CONCEIÇÃO. UM CASAMENTO FELIZ, QUE GEROU 7 FILHOS E QUE REPRESENTAM A SUA GRANDE ALEGRIA.
MULHER DECIDIDA, NUNCA DEIXOU SE ABSTER PELAS DIFICULDADES, E SEMPRE ENFRENTOU OS DESAFIOS DA VIDA, DIGNIFICANDO E HONRANDO A PROFISSÃO DE LAVADEIRA DURANTE 4 LONGAS DÉCADAS.
ZELINDA NA REALIDADE FOI UMA OPERÁRIA, LABUTOU TODA UMA EXISTÊNCIA, CORREU, BRIGOU, LUTOU, TALVEZ SEM A ESPERANÇA RISONHA DE COLHER FRUTOS.
MAS VOCÊ OS COLHEU ZELINDA! NA ÁRVORE FRONDOSA QUE FOI A SUA VIDA, VOCÊ COLHER FRUTOS, SIM, E, DESCOBRIU NO SEU VIVER SIMPLES E DE SACRIFÍCIOS O SABOR PROFUNDO DA RECOMPENSA INVISÍVEL.
AÍ, ESTÃO SEUS FILHOS, NETOS, O “SEU” DINO E UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS QUE SABEM QUE VOCÊ É UMA MULHER FORMIDÁVEL!
SABE, ZELINDA, UM DIA ALGUÉM IRÁ PASSAR NA SUA TRAVESSA E AO OLHAR A PLACA POR CERTO PERGUNTARÁ. QUEM FOI ZELINDA THEREZA DE JESUS RIBEIRO?
TENHO CERTEZA, QUE ALGUÉM SABERÁ RESPONDER.
FOI UMA LAVADEIRA, QUE HONROU E DIGNIFICOU A SUA PROFISSÃO E A SUA VIDA. LAVADEIRA SIM, COM A DIGNIDADE DE UMA RAINHA E A CORAGEM DE UMA GUERREIRA, E QUE UM DIA PROVOU QUE NÃO É O PODERIO OU POSIÇÕES DE DESTAQUE QUE FORMAM UM SER HUMANO EM SUA CURTA CAMINHADA NA TERRA, MAS QUE ACIMA DE TUDO NOS FAZ ACREDITAR QUE SEM O AMOR NADA É POSSÍVEL E SEM O QUAL NADA É IMPOSSÍVEL.
SALA DAS SESSÕES, 23 DE JUNHO DE 1983.
ALCINEIDES FERREIRA DE SOUZA
AUTOR