LEI - 3580/2022

Informações da lei municipal
Data: 03/08/2022
Número: 3580
Exercício: 2022
Categoria: LEIS, ATOS E NORMATIVOS MUNICIPAIS
Array

Descrição

DISPÕE SOBRE A DOAÇÃO DE EXCEDENTES DE ALIMENTOS PARA O CONSUMO HUMANO E COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS, NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.


Texto completo

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO

AV. ASSUNÇÃO, 760 - SÃO BENTO - CEP: 28906-200 - CABO FRIO\\RJ

CNPJ: 29.880.739/0001-17 - TEL: (22) 2640-0700 - SITE: CABOFRIO.LEGISLATIVOMUNICIPAL.COM

LEI Nº 3.580, DE 03 DE AGOSTO DE 2022.

(AUTOR: VEREADOR THIAGO VASCONCELOS LEITE PINHEIRO)

DISPÕE SOBRE A DOAÇÃO DE EXCEDENTES DE ALIMENTOS PARA O CONSUMO HUMANO E COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS, NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO.

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU, EM CONFORMIDADE COM O § 7º DO ARTIGO 46, DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, PROMULGO A SEGUINTE LEI:

ART. 1º OS ESTABELECIMENTOS DEDICADOS À PRODUÇÃO E AO FORNECIMENTO DE ALIMENTOS, INCLUÍDOS ALIMENTOS EM SEU ESTADO NATURAL, PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS OU NÃO INDUSTRIALIZADOS E REFEIÇÕES PRONTAS PARA O CONSUMO, FICAM AUTORIZADOS A DOAR OS EXCEDENTES NÃO COMERCIALIZADOS E AINDA PRÓPRIOS PARA O CONSUMO HUMANO QUE ATENDAM AOS SEGUINTES CRITÉRIOS:

I - ESTEJAM NO TEMPO ADEQUADO DE VALIDADE E NAS CONDIÇÕES DE CONSERVAÇÃO ESPECIFICADAS PELO FABRICANTE, QUANDO APLICÁVEIS;

II - NÃO TENHAM COMPROMETIDAS SUA INTEGRIDADE E A SEGURANÇA SANITÁRIA, MESMO QUE OCORRAM DANOS À SUA EMBALAGEM;

III - POSSUAM MANTIDAS SUAS PROPRIEDADES NUTRICIONAIS E A SEGURANÇA SANITÁRIA, AINDA QUE TENHAM SOFRIDO DANO PARCIAL OU EXTERIORIZEM ASPECTO COMERCIALMENTE INDESEJÁVEL.

§ 1º O DETERMINADO NO CAPUT DESTE ARTIGO COMPREENDE EMPRESAS, HOSPITAIS, SUPERMERCADOS, COOPERATIVAS, RESTAURANTES, LANCHONETES E TODOS OS DEMAIS ESTABELECIMENTOS QUE FORNEÇAM ALIMENTOS PREPARADOS PRONTOS PARA O CONSUMO DE TRABALHADORES, DE EMPREGADOS, DE COLABORADORES, DE PARCEIROS, DE PACIENTES E DE CLIENTES EM GERAL.

§ 2º A DOAÇÃO RELACIONADA NO CAPUT DESTE ARTIGO PODERÁ SER FEITA DIRETAMENTE, EM COLABORAÇÃO COM O PODER PÚBLICO, OU POR MEIO DE BANCOS DE ALIMENTOS, DE OUTRAS ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CERTIFICADAS NA FORMA DA LEI OU DE ENTIDADES RELIGIOSAS.

§ 3º A DOAÇÃO DE QUE TRATA O CAPUT DESTE ARTIGO SERÁ CONCRETIZADA DE MODO GRATUITO, SEM A INCIDÊNCIA DE QUALQUER ENCARGO QUE A TORNE ONEROSA.

ART. 2º OS BENEFICIÁRIOS DA DOAÇÃO AUTORIZADA POR ESTA LEI SERÃO PESSOAS, FAMÍLIAS OU GRUPOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE OU DE RISCO ALIMENTAR OU NUTRICIONAL.

PARÁGRAFO ÚNICO. A DOAÇÃO A QUE TRATA ESTA LEI EM HIPÓTESE ALGUMA CONFIGURARÁ RELAÇÃO DE CONSUMO.

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO

AV. ASSUNÇÃO, 760 - SÃO BENTO - CEP: 28906-200 - CABO FRIO\\RJ

CNPJ: 29.880.739/0001-17 - TEL: (22) 2640-0700 - SITE: CABOFRIO.LEGISLATIVOMUNICIPAL.COM

ART. 3º O DOADOR E O INTERMEDIÁRIO SOMENTE RESPONDERÃO NAS ESFERAS CIVIL E ADMINISTRATIVA POR DANOS CAUSADOS PELOS ALIMENTOS DOADOS SE AGIREM COM DOLO.

§ 1º A RESPONSABILIDADE DO DOADOR ENCERRA-SE NO MOMENTO DA PRIMEIRA ENTREGA DO ALIMENTO AO INTERMEDIÁRIO OU, NO CASO DE DOAÇÃO DIRETA, AO BENEFICIÁRIO FINAL.

§ 2º A RESPONSABILIDADE DO INTERMEDIÁRIO ENCERRA-SE NO MOMENTO DA PRIMEIRA ENTREGA DO ALIMENTO AO BENEFICIÁRIO FINAL.

§ 3º ENTENDE-SE POR PRIMEIRA ENTREGA O PRIMEIRO DESFAZIMENTO DO OBJETO DOADO PELO DOADOR AO INTERMEDIÁRIO OU AO BENEFICIÁRIO FINAL, OU PELO INTERMEDIÁRIO AO BENEFICIÁRIO FINAL.

ART. 4º DOADORES E EVENTUAIS INTERMEDIÁRIOS SERÃO RESPONSABILIZADOS NA ESFERA PENAL SOMENTE SE COMPROVADO, NO MOMENTO DA PRIMEIRA ENTREGA, AINDA QUE ESTA NÃO SEJA FEITA AO CONSUMIDOR FINAL, O DOLO ESPECÍFICO DE CAUSAR DANOS À SAÚDE DE OUTREM.

ART. 5º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 03 DE AGOSTO DE 2022.

MIGUEL FORNACIARI ALENCAR

PRESIDENTE

Arquivos


Documentos vinculados

Descrição Tipo Link
PROJETO DE LEI: 0452/2021 PROJETO DE LEI  

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON