DISPÕE SOBRE A RETIRADA DE VEÍCULOS ABANDONADOS NAS VIAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
PROJETO DE LEI Nº 133/2011. EM, 01 DE DEZEMBRO DE 2011.
DISPÕE SOBRE A RETIRADA DE VEÍCULOS ABANDONADOS NAS VIAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
RESOLVE:
ART. 1° - FICAM OS PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS, OU SUCATAS LARGADOS EM VIA PÚBLICA OBRIGADOS A REMOVÊ-LOS.
PARÁGRAFO ÚNICO. PARA OS EFEITOS DESTA LEI, CONSIDERA-SE LARGADO TODO VEÍCULO QUE APRESENTAR SINAIS VISÍVEIS DE ABANDONO OU QUE PERMANECER ESTACIONADO NO MESMO LOCAL EM VIA PÚBLICA POR PERÍODO SUPERIOR A 30 DIAS.
ART.2° - O PROPRIETÁRIO OU RESPONSÁVEL PELO VEÍCULO SERÁ NOTIFICADO PARA EFETUAR A RETIRADA DO VEICULO IRREGULAR NO PRAZO DE 10 DIAS A CONTAR DA DATA DA AUTUAÇÃO.
PARÁGRAFO ÚNICO. NA AUSÊNCIA DO CONDUTOR OU PROPRIETÁRIO, SERÁ DEIXADA UMA VIA DA AUTUAÇÃO EXPOSTA NO VIDRO DO VEÍCULO.
ART. 3° - APÓS O PRAZO DE 10 DIAS, O VEÍCULO QUE AINDA SE ENCONTRAR ABANDONADO EM VIA PÚBLICA SERÁ REMOVIDO PARA O PÁTIO DE AUTORIDADE CREDENCIADA.
ART. 4° - O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ NO QUE COUBER OS DISPOSITIVOS DE FISCALIZAÇÃO E REMOÇÃO NO PRAZO DE 60 (SESSENTA) DIAS A CONTAR DA DATA DA PUBLICAÇÃO DESTA LEI.
ART. 5º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR 60 (SESSENTA) DIAS A CONTAR DA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
SALA DAS SESSÕES, 01 DE DEZEMBRO DE 2011.
TAYLOR DA COSTA JASMIM JUNIOR
VEREADOR - AUTOR
JUSTIFICATIVA
ESSA MEDIDA VISA, SOBRETUDO, DAR MAIS AUTONOMIA AO MUNICÍPIO DE FISCALIZAR OS VEÍCULOS ABANDONADOS NA CIDADE.
COM ESSA REGULAMENTAÇÃO, MANTERÁ A CIDADE LIMPA SEM A POLUIÇÃO VISUAL, E DESOBSTRUI AS RUAS, DANDO UM AR DE ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA, AJUDA O MEIO AMBIENTE A TORNAR O AR MAIS FÁCIL DE RESPIRAR, CONTRIBUINDO, SOBRE MANEIRA, PARA O LIVRE ESTACIONAMENTO NAS RUAS DESSA CIDADE.
O ABANDONO DE VEÍCULOS, PRINCIPALMENTE EM MAU ESTADO DE CONSERVAÇÃO NAS VIAS PÚBLICAS DE CABO FRIO, É INDÍCIO DE QUE O VEÍCULO ESTÁ QUEBRADO E O VALOR DO SEU CONSERTO PODERÁ SOBREPOR O PREÇO DO VEÍCULO, ASSIM SENDO MAIS FÁCIL PARA O DONO DO AUTOMÓVEL, ABANDONÁ-LO EM QUALQUER LUGAR.
ESSA CONSTÂNCIA ESTÁ SE TORNANDO UM HÁBITO, QUE ALÉM DE DEIXAR A CIDADE FEIA E INSALUBRE, OCUPAM AINDA, OS POUCOS ESPAÇOS EXISTENTES PARA ESTACIONAR E TRAZ TAMBÉM INSEGURANÇA PARA O MUNÍCIPE.
QUEM ABANDONA UM VEÍCULO NA RUA, POR CERTO, ESTA PREJUDICANDO A CIRCULAÇÃO E TOMANDO O ESPAÇO DE ESTACIONAMENTO DE ALGUÉM, PORQUE NÃO HÁ MUITOS ESPAÇOS OCIOSOS NESTA CIDADE, PODERÁ INCLUSIVE SER ALVO DE “VÂNDALO ATEAR” FOGO E AS CHAMAS AFETAREM A FIAÇÃO ELÉTRICA E ATÉ MESMO INCENDIAR UMA RESIDÊNCIA, ALÉM DE SE TRANSFORMAR EM HABITAT DE INSETOS, SERVE TAMBÉM COMO DEPOSITO DE ÁGUA PARADA, PROPICIANDO A PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS COMO A DENGUE E OUTROS MALES, OCASIONANDO DE QUALQUER SORTE, GRANDES TRANSTORNOS PARA A POPULAÇÃO.
SALA DAS SESSÕES, 01 DE DEZEMBRO DE 2011.
TAYLOR DA COSTA JASMIM JUNIOR
VEREADOR - AUTOR