Informações da matéria
Autor: ALEXANDRE MARQUES CORDEIRO
Data: 11/04/2022
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Ementa

DISPÕE SOBRE O SERVIÇO DE RECEBIMENTO DE DENÚNCIAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS DOS IDOSOS EM ÂMBITO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

O PRESENTE PROJETO TEM POR OBJETIVO ASSEGURAR UM CANAL DE COMUNICAÇÃO DIRETO ENTRE A PREFEITURA E A POPULAÇÃO IDOSA DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO QUE TENHA TIDO SEUS DIREITOS VIOLADOS, OU PESSOAS QUE BUSQUEM ORIENTAÇÕES QUANTO AOS SEUS DIREITOS E QUANTO AOS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO MUNICÍPIO.
BUSCA-SE INSTITUIR UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO HUMANIZADO ESPECIALMENTE VOLTADO À POPULAÇÃO IDOSA, QUE FREQUENTEMENTE TEM DIFICULDADES DE DESLOCAMENTO E DESCONHECIMENTO SOBRE SEUS DIREITOS.
O SERVIÇO DE ATENDIMENTO SERÁ VOLTADO ESPECIFICAMENTE À POPULAÇÃO IDOSA E CONTARÁ COM CAPACITAÇÃO ADEQUADA DOS FUNCIONÁRIOS DE ATENDIMENTO, QUE LEVE EM CONSIDERAÇÃO AS PECULIARIDADES DESSE PÚBLICO, BUSCANDO UM ATENDIMENTO ADEQUADO, COMO TAMBÉM UM ATENDIMENTO ACOLHEDOR E HUMANIZADO.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
11/04/2022 09:00:00     ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA 
12/04/2022 09:00:02 0208ª (Ducentésima Oitava) Sessão Ordinária da décima sexta legislatura (2021-2024) - 3º período (01/02/2022 À 15/07/2022) de 12 de Abril de 2022. mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
12/04/2022 09:00:04     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
05/08/2022 09:00:06     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
09/08/2022 09:00:08 0238ª (Ducentésima Trigésima Oitava) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 4º período (01/08/2022 A 31/12/2022) de 9 de Agosto de 2022. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  PAUTA  ORDEM DO DIA 
09/08/2022 09:00:10     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
06/09/2022 09:00:12     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
08/09/2022 09:00:14 247ª (Ducentésima Quadragésima Sétima) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024)- 4º período (01/08/2022 A 31/12/2022) de 8 de Setembro de 2022. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  PAUTA  APROVADO 
08/09/2022 09:00:16     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
20/09/2022 09:00:18     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
20/09/2022 09:00:20     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
22/09/2022 09:00:22 0251ª (Ducentésima Quinquagésima Primeira) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024)- 4º período (01/08/2022 A 31/12/2022) de 22 de Setembro de 2022. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL  PAUTA  APROVADO 
18/10/2022 09:00:24     OFÍCIO RECEBIDO  TRAMITAÇÃO 
01/12/2022 09:00:26     OFÍCIO RECEBIDO  TRAMITAÇÃO 
05/01/2023 09:00:28     ENVIADO AO ARQUIVO  PARA ARQUIVAMENTO 
11/02/2025 09:00:30     OFÍCIO RECEBIDO  TRAMITAÇÃO 
14/02/2025 15:25:33     LEI PROMULGADA  TRAMITAÇÃO 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

ALEXANDRE DA COLÔNIA

VEREADOR(A)

DEM

Autor

Sessão: 0251/2022 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL

Fase: PAUTA

Situação: APROVADO

Sessão: 247/2022 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Fase: PAUTA

Situação: APROVADO

Corpo da matéria

ART. 1º FICA INSTITUÍDO O SERVIÇO DE RECEBIMENTO DE DENÚNCIAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS DOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

ART. 2º SÃO OBJETIVOS DO SERVIÇO:

I. RECEBER DENÚNCIAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS DAS PESSOAS IDOSAS NO MUNICÍPIO;
II. PROMOVER O ATENDIMENTO HUMANIZADO DE PESSOAS IDOSAS;
III. PROMOVER A ORIENTAÇÃO DE PESSOAS IDOSAS QUANTO A SEUS DIREITOS E O DEVIDO ENCAMINHAMENTO AOS SERVIÇOS DA REDE MUNICIPAL DISPONÍVEIS.

ART. 3º O SERVIÇO SERÁ REALIZADO POR MEIO DE:

I. ATENDIMENTO TELEFÔNICO;
II. ATENDIMENTO VIA INTERNET;
III. ATENDIMENTO PRESENCIAL NA SECRETARIA MUNICIPAL DA MELHOR IDADE.

ART. 4º OS PROFISSIONAIS QUE ATUAREM DIRETAMENTE NA REALIZAÇÃO DE ATENDIMENTO SERÃO DEVIDAMENTE CAPACITADOS, TANTO PARA A ÓTIMA ORIENTAÇÃO QUANTO AOS SERVIÇOS DA REDE DE ACORDO COM O CASO CONCRETO, QUANTO PARA A REALIZAÇÃO DE UM ATENDIMENTO HUMANIZADO, CONSIDERANDO AS PECULIARIDADES DESSE PÚBLICO ESPECÍFICO.

ART. 5º O SERVIÇO CONTARÁ COM FISCALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO PERIÓDICA, DEVENDO SER ELABORADO AO FINAL DE CADA PERÍODO, E OBSERVADAS AS EXIGÊNCIAS LEGAIS, ESPECIALMENTE NO QUE TANGE À LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS, RELATÓRIO CONTENDO OS DADOS DE ATENDIMENTO, INCLUINDO:

I. QUANTIDADE DE CHAMADAS REALIZADAS;
II. QUANTIDADE DE ATENDIMENTOS EFETIVAMENTE REALIZADOS;
III. IDADE, OU FAIXA DE IDADE, DOS ATENDIDOS;
IV. BAIRRO E DISTRITO DE DOMICÍLIO DOS ATENDIDOS;
V. SERVIÇOS PROCURADOS;
VI. TIPOS DE DENÚNCIAS RECEBIDAS;
VII. SOLUÇÕES PROPOSTAS E ENCAMINHAMENTOS REALIZADOS.

ART. 6º O PODER EXECUTIVO PROMOVERÁ A DIVULGAÇÃO DA EXISTÊNCIA DO SERVIÇO.

ART. 7º AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DAS DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, SUPLEMENTADAS SE NECESSÁRIO.

ART. 9º ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO OFICIAL.

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