DISPÕE SOBRE O USO DE ASFALTO ECOLÓGICO (ASFALTO BORRACHA) NAS OBRAS PÚBLICAS DE PAVIMENTAÇÃO E RECAPEAMENTO REALIZADAS NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O PRESENTE PROJETO DE LEI VISA A UTILIZAÇÃO DO ASFALTO ECOLÓGICO PELO EXECUTIVO MUNICIPAL DE CABO FRIO. A GRANDE QUANTIDADE DE PNEUS DESCARTADOS E SUA LONGA DURABILIDADE NO AMBIENTE TÊM MOTIVADO A PROPOSIÇÃO DE MEDIDAS MITIGADORAS DOS IMPACTOS AMBIENTAIS E A REALIZAÇÃO DE PESQUISAS EM VÁRIOS PAÍSES E ESTADOS BRASILEIROS.
A IMPORTÂNCIA DO "ASFALTO ECOLÓGICO" É O BENEFÍCIO QUE SUA UTILIZAÇÃO TRAZ PARA O MEIO AMBIENTE, POIS APROVEITA RESÍDUOS POTENCIALMENTE POLUIDORES NA COMPOSIÇÃO DA MASSA ASFÁLTICA UTILIZADA PARA A PAVIMENTAÇÃO DAS VIAS URBANAS E RODOVIAS, ESPECIALMENTE PNEUS VELHOS, REDUZINDO OS EFEITOS DELETÉRIOS DESSAS SUBSTÂNCIAS PARA A NATUREZA, PRESERVANDO ASSIM O BIOMA.
SEU USO NÃO GERA CUSTOS ADICIONAIS, POIS CHEGA A SER MAIS ECONÔMICO QUE O ASFALTO TRADICIONAL.
OUTRAS VANTAGENS COMPROVADAS DO "ASFALTO BORRACHA" OU "ASFALTO ECOLÓGICO":
1- A CADA METRO QUADRADO, RECICLA-SE UM PNEU INUTILIZÁVEL;
2- É NECESSÁRIA METADE DA ESPESSURA ASFÁLTICA EM RELAÇÃO À CONVENCIONAL;
3- SEGURANÇA: AUMENTA A ADERÊNCIA DO PNEU COM O ASFALTO;
4- DIMINUI EM CINCO DECIBÉIS O NÍVEL DE RUÍDO PROVOCADO PELO TRÁFEGO;
5- O "ASFALTO BORRACHA" DURA DE 15 A 20 ANOS.
O ASFALTO ECOLÓGICO POSSUI MAIOR DURABILIDADE E RESISTÊNCIA AO FENÔMENO DO TRINCAMENTO E VIDA ÚTIL 50% SUPERIOR À DO ASFALTO COMUM.
A PRINCIPAL DIFERENÇA É QUE A ADIÇÃO DO PÓ DE BORRACHA À MISTURA, CRIA UMA MAIOR CONDIÇÃO DE RESISTÊNCIA AO FENÔMENO DE TRINCAMENTO QUE É UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS NO QUE SE REFERE À DURABILIDADE DA CAMADA DE ASFALTO. A MISTURA É MAIS ELÁSTICA E ACABA TENDO UMA MENOR INCIDÊNCIA DE TRINCAS COM O PASSAR DO TEMPO - POSSUI MAIOR DURABILIDADE.
ALÉM DISSO, O VEÍCULO TEM MAIS ADERÊNCIA NO PAVIMENTO E FREIA EM MENOS TEMPO. NOS DIAS DE CHUVA ESTA MAIOR ADERÊNCIA TAMBÉM DIMINUI, SIGNIFICATIVAMENTE, OS RISCOS DE DERRAPAGEM E AQUAPLANAGEM. POR APRESENTAR UM TEMPO DE VIDA ÚTIL MAIOR, O ASFALTO ECOLÓGICO REDUZ A NECESSIDADE DAS CONSTANTES INTERVENÇÕES QUE CAUSAM DESCONFORTO AOS MOTORISTAS E PASSAGEIROS.
TAMBÉM SE DEGRADA MENOS O MEIO AMBIENTE, PORQUE DEIXAMOS DE EXTRAIR ROCHAS DAS JAZIDAS EXISTENTES.
DIANTE DA RELEVÂNCIA DA MATÉRIA E DO INTERESSE PÚBLICO DA QUAL ESTÁ REVESTIDA, SOLICITO O APOIO DOS NOBRES PARES NA APROVAÇÃO DESTA IMPORTANTE QUESTÃO.
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação |
---|---|---|---|---|
06/03/2024 09:00:00 | CADASTRADO | CADASTRADO | ||
07/03/2024 09:00:02 | ARQUIVO PESQUISA | NADA CONSTA | ||
12/03/2024 09:00:04 | 0364ª (Tricentésima Sexagésima Quarta) Sessão ordinária da 16ª (Décima sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 7º período (01/02/2024 A 30/06/2024) de 12 de Março de 2024. mais | EXPEDIENTE | PAUTA | EXPEDIENTE |
12/03/2024 09:00:06 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | ||
26/03/2024 09:00:08 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | ||
26/03/2024 09:00:10 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | ||
02/05/2024 09:00:12 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | ||
07/05/2024 09:00:14 | 0378ª (Tricentésima Setuagésima Oitava) Sessão Ordinária da 16ª (Décima sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 7º período (01/02/2024 A 30/06/2024) de 7 de Maio de 2024. mais | ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS | PAUTA | ORDEM DO DIA |
09/05/2024 09:00:16 | 0379ª (Tricentésima Setuagésima Nona) Sessão Ordinária da 16ª (Décima sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 7º período (01/02/2024 A 30/06/2024) de 9 de Maio de 2024. mais | ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS | PAUTA | ORDEM DO DIA |
14/05/2024 09:00:18 | 0380ª (Tricentésima Octogésima) Sessão Ordinária da 16ª (Décima sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 7º período (01/02/2024 A 30/06/2024) de 14 de Maio de 2024. mais | ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS | PAUTA | APROVADO |
14/05/2024 09:00:20 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | ||
03/06/2024 09:00:22 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | ||
10/06/2024 09:00:24 | OFÍCIO EXPEDIDO | TRAMITAÇÃO | ||
08/08/2024 09:00:26 | OFÍCIO EXPEDIDO | TRAMITAÇÃO | ||
03/09/2024 09:00:28 | OFÍCIO RECEBIDO | TRAMITAÇÃO | ||
29/11/2024 09:00:30 | PUBLICADO | TRAMITAÇÃO | ||
22/01/2025 09:00:32 | ENVIADO AO ARQUIVO | PARA ARQUIVAMENTO |
ART. 1º - EM OBRAS E SERVIÇOS DE ASFALTAMENTO, PAVIMENTAÇÃO E RECAPEAMENTO DAS VIAS E LOGRADOUROS, NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, SERÁ PRIORIZADO O USO DE AGREGADOS RECICLADOS COMO PNEUS E/OU AQUELES ORIUNDOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, CONHECIDO COMO "ASFALTO BORRACHA", TAMBÉM CHAMADO DE "ASFALTO ECOLÓGICO".
§ 1º - AS CONTRATAÇÕES DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS DE ASFALTAMENTO, PAVIMENTAÇÃO E RECAPEAMENTO DE QUE TRATA ESTA LEI DEVEM PREVER, NOS RESPECTIVOS PROJETOS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, EM CARÁTER PRIORITÁRIO, O EMPREGO DOS INSUMOS ALTERNATIVOS A QUE SE REFERE O CAPUT DESTE ARTIGO.
§ 2º - OS PROJETOS, ORÇAMENTOS, LICITAÇÕES E DEMAIS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA OS FINS DESTA LEI, DEVEM ADAPTAR-SE, COM A DEVIDA ANTECEDÊNCIA, A SEUS DISPOSITIVOS.
ART. 2º - FICAM DISPENSADAS DO CUMPRIMENTO DESTA LEI E RESPECTIVA REGULAMENTAÇÃO, DESDE QUE JUSTIFICADO POR MEIO DE ESTUDO TÉCNICO DEVIDAMENTE REGISTRADO E PROTOCOLADO, AS OBRAS QUE SE ENQUADRAM NAS SEGUINTES SITUAÇÕES:
I - EXECUTADAS EM CARÁTER EMERGENCIAL;
II - EM QUE A UTILIZAÇÃO DOS INSUMOS ALTERNATIVOS SEJA TECNICAMENTE INCONVENIENTE.
ART. 3º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
Qual o seu nível de satisfação com essa página?