ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI COMPLEMENTAR Nº 49, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2022, QUE DISPÕE SOBRE A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, EXTINGUINDO E CRIANDO CARGOS EM COMISSÃO E FUNÇÕES GRATIFICADAS, CONFORME MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação | 
|---|---|---|---|---|
| 15/01/2025 09:00:00 | CADASTRADO | CADASTRADO | ||
| 16/01/2025 09:00:02 | PAUTA | 0437ª (QUADRINGENTÉSIMA TRIGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO - ORDINÁRIA - 17ª (DÉCIMA SÉTIMA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 A 30/06/2025) DE 16 DE JANEIRO DE 2025. - EXPEDIENTE mais | EXPEDIENTE | |
| 16/01/2025 09:00:04 | REQUERIMENTO DE URGÊNCIA | TRAMITAÇÃO | R.U. 0012/2025 | |
| 16/01/2025 09:00:06 | 1ª VOTAÇÃO | APROVADO | ||
| 16/01/2025 09:00:08 | OFÍCIO EXPEDIDO | TRAMITAÇÃO | OFP 013/2025 - ENCAMINHA AUTÓGRAFO - RECEBIDO NA PREFEITURA EM 16/01/2025, POR MÁRCIO LEAL LEITE | |
| 16/01/2025 09:00:10 | LEI SANCIONADA | TRAMITAÇÃO | OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 61/2025 - ENCAMINHA LEI COMPLEMENTAR Nº 66, DE 16 DE JANEIRO DE 2025 - PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO DA PREFEITURA DE CABO FRIO EM 16/01/2025. | 
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 0001/2025
EM 15 DE JANEIRO DE 2025.
ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI COMPLEMENTAR N° 49 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2022, QUE DISPÕE SOBRE ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, EXTINGUINDO E CRIANDO CARGOS EM COMISSÃO E FUNÇÕES GRATIFICADAS, CONFORME MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
A CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,
RESOLVE:
ART. 1º FICAM EXTINTOS, NO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, OS CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO REFERIDOS NO ANEXO I DESTA LEI COMPLEMENTAR.
ART. 2º FICAM CRIADOS OS CARGOS EM COMISSÃO DISCRIMINADOS SEGUNDO A DENOMINAÇÃO, SÍMBOLOS, QUANTITATIVOS E VALORES DE REMUNERAÇÃO REFERIDOS NO ANEXO II DESTA LEI COMPLEMENTAR.
ART. 3º FICA EXTINTA A FUNÇÃO GRATIFICADA DE PREGOEIRO, FG-02, CONFORME ANEXO III DESTA LEI COMPLEMENTAR.
ART. 4º FICA CRIADA A FUNÇÃO GRATIFICADA DE ASSESSOR DE ADMINISTRAÇÃO, FG-02, SEGUNDO A DENOMINAÇÃO, SÍMBOLO, QUANTITATIVO E VALOR DE REMUNERAÇÃO REFERIDOS NO ANEXO IV DESTA LEI COMPLEMENTAR. 
ART. 5º O ART. 7º DA LEI COMPLEMENTAR Nº 49, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2022, PASSA A VIGORAR COM A SEGUINTE REDAÇÃO:
ART. 7º A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO PARA EXECUÇÃO DAS AÇÕES DE ASSESSORAMENTO AO PLENÁRIO, ÀS COMISSÕES, À MESA DIRETORA E À PRESIDÊNCIA, E DE ADMINISTRAÇÃO DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL, É INTEGRADA PELOS SEGUINTES ÓRGÃOS:
- PLENÁRIO
- GABINETE DOS VEREADORES
- CHEFIA DE GABINETE PARLAMENTAR
- ASSESSORIA PARLAMENTAR
- COMISSÕES PERMANENTES E TEMPORÁRIAS
- ASSESSORIA DE COMISSÕES
- MESA DIRETORA
- GABINETE DA PRESIDÊNCIA
- CHEFIA DE GABINETE DA PRESIDÊNCIA
- ASSESSORIA DA MESA DIRETORA
- PROCURADORIA-GERAL DO LEGISLATIVO
- GABINETE DO PROCURADOR-GERAL DO LEGISLATIVO
- SUBPROCURADORIA-GERAL DO LEGISLATIVO
- CONTROLADORIA-GERAL DO LEGISLATIVO
- GABINETE DO CONTROLADOR-GERAL
- CORPO TÉCNICO DE CONTROLADORES INTERNOS
- OUVIDORIA LEGISLATIVA
- DIRETORIA-GERAL 
- GABINETE DO DIRETOR
- ASSISTÊNCIA DE CERIMONIAL
- SETOR DE PROTOCOLO-GERAL
- SETOR DE RECEPÇÃO
- SUPERINTENDÊNCIA DE COMUNICAÇÃO
- ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
- SUPERINTENDÊNCIA DE CULTURA
- ASSESSORIA DE CULTURA
- ASSESSORIA DE PROJETOS 
- DEPARTAMENTO EXECUTIVO LEGISLATIVO
- DIVISÃO DE REDAÇÃO DE ATAS
- DIVISÃO DE ROTINAS LEGISLATIVAS
- DIVISÃO DE PROCESSOS LEGISLATIVOS
- DEPARTAMENTO DE ARQUIVO-GERAL
- DIVISÃO DE ARQUIVO LEGISLATIVO E PROCESSUAL
- DIVISÃO DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS
- COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO
- GABINETE DO COORDENADOR
- SETOR DE INFORMÁTICA
- DEPARTAMENTO EXECUTIVO DE GESTÃO DE CONTRATOS
- DEPARTAMENTO EXECUTIVO DE COMPRAS E LICITAÇÃO
- DEPARTAMENTO EXECUTIVO DE CONTABILIDADE
- SUPERINTENDÊNCIA DE TESOURARIA
- DIRETORIA DE FINANÇAS
- DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
- DIVISÃO DE GESTÃO DE PESSOAL
- SUPERINTENDENTE DE INFRAESTRUTURA
- DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA
- DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO 
- DEPARTAMENTO DE ALMOXARIFADO
- DEPARTAMENTO DE TRANSPORTE 
- SETOR DE MANUTENÇÃO E ZELADORIA
- SETOR DE LIMPEZA
ART. 7º FICAM ALTERADOS OS ANEXOS V, VI, VII, VIII E IX DA LEI COMPLEMENTAR N° 49/2022, PASSANDO A VIGORAR CONFORME DENOMINAÇÃO, SÍMBOLOS, QUANTITATIVOS E VALORES DE REMUNERAÇÃO INCLUÍDOS OU CONSOLIDADOS NESTA LEI COMPLEMENTAR.
ART. 8° ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGANDO AS DISPOSIÇÕES CONTRÁRIAS CONTIDAS NAS LEI COMPLEMENTAR N° 49, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2022 E SUAS ALTERAÇÕES.
SALA DAS SESSÕES, EM 15 DE JANEIRO DE 2025.
VAGNE AZEVEDO SIMÃO
PRESIDENTE
VANDERLEI RODRIGUES BENTO NETO
VICE-PRESIDENTE
PAULO BRIZIO DA CUNHA
1º SECRETÁRIO
JEAN CARLOS CÔRREA ESTEVÃO
2° SECRETÁRIO
ANEXO I 
LEI COMPLEMENTAR N?          , DE      /     /         .
QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL (ESTATUTÁRIO)
CARGOS EM COMISSÃO (CC) EXTINTOS POR ESTA LEI COMPLEMENTAR
DENOMINAÇÃO	SÍMBOLO	QUANT 	VENCIMENTO
BASE MENSAL 
(R$)	TOTAL
(R$)
DIRETOR-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO	CC 03	1	9.077,85	9.077,85
COORDENADOR OPERACIONAL	CC 04	1	8.740,41	8.740,41
DIRETOR EXECUTIVO DE TESOURARIA	CC 06	1	8.226,09	8.226,09
DIRETOR DE CONTROLE INTERNO	CC 08	1	5.028,29	5.028,29
DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO	CC 08	1	5.028,29	5.028,29
DIRETOR DE IMPRENSA E RELAÇÕES PÚBLICAS	CC 08	1	5.028,29	5.028,29
DIRETOR DE PATRIMÔNIO E ALMOXARIFADO	CC 08	1	5.028,29	5.028,29
ASSESSOR DE CULTURA	CC 10	1	4.025,00	4.025,00
CHEFE DO SETOR DE INFORMÁTICA	CC 11	1	3.082,23	3.082,23
ASSESSOR DE COMISSÕES	CC 12	2	2.997,07	5.994,14
ASSISTENTE DE CERIMONIAL	CC 13	1	2.097,05	2.097,05
TOTAL		12
58.358,86
61.355,93
ANEXO II 
LEI COMPLEMENTAR N?          , DE      /     /         .
QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL (ESTATUTÁRIO)
CARGOS EM COMISSÃO OU VAGAS (CC) CRIADOS POR ESTA LEI COMPLEMENTAR
DENOMINAÇÃO	SÍMBOLO	QUANT 	VENCIMENTO
BASE MENSAL 
(R$)	TOTAL
(R$)
DIRETOR-GERAL	CC 02	1	9.416,23	9.416,23
COORDENADOR DE ADMINISTRAÇÃO	CC 03	1	9.077,85	9.077,85
CONTROLADOR-GERAL LEGISLATIVO	CC 04	1	8.740,41	8.740,41
SUPERINTENDENTE DE COMUNICAÇÃO	CC 07	1	7.843,58	7.843,58
SUPERINTENDENTE DE INFRAESTRUTURA	CC 07	1	7.843,58	7.843,58
SUPERINTENDENTE DE TESOURARIA 	CC 07	1	7.843,58	7.843,58
SUPERINTENDENTE DE CULTURA	CC 07	1	7.843,58	7.843,58
DIRETOR DE FINANÇAS	CC 08	1	5.028,29	5.028,29
DIRETOR DE PATRIMÔNIO	CC 08	1	5.028,29	5.028,29
DIRETOR DE ALMOXARIFADO	CC 08	1	5.028,29	5.028,29
DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO	CC 08	1	5.028,29	5.028,29
CHEFE DA DIVISÃO DE INFORMÁTICA	CC 09	1	4.600,00	4.600,00
ASSESSOR ESPECIAL	CC 09	5	4.600,00	23.000,00
ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO	CC 10	1	4.025,00	4.025,00
CHEFE DO SETOR DE RECEPÇÃO	CC 11	1	3.082,23	3.082,23
TOTAL		19
95.029,20
113.429,20
ANEXO III 
LEI COMPLEMENTAR N?          , DE      /     /         .
FUNÇÃO GRATIFICADA (FG) EXTINTA POR ESTA LEI COMPLEMENTAR
DENOMINAÇÃO	SÍMBOLO	QUANT 	VENCIMENTO
BASE MENSAL 
(R$)	TOTAL
(R$)
PREGOEIRO	FG 02	1	2.972,75	2.972,75
TOTAL		1
2.972,75
2.972,75
ANEXO IV 
LEI COMPLEMENTAR N?          , DE      /     /         .
FUNÇÃO GRATIFICADA (FG) CRIADA POR ESTA LEI COMPLEMENTAR
DENOMINAÇÃO	SÍMBOLO	QUANT 	VENCIMENTO
BASE MENSAL 
(R$)	TOTAL
(R$)
ASSESSOR DE ADMINISTRAÇÃO	FG 02	1	2.972,75	2.972,75
TOTAL		1
2.972,75
2.972,75
 
ANEXO V 
LEI COMPLEMENTAR N?          , DE      /     /         .
QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL (ESTATUTÁRIO)
CARGOS EM COMISSÃO (CC) CONSOLIDADOS POR ESTA LEI COMPLEMENTAR
DENOMINAÇÃO	SÍMBOLO	QUANT	REMUNERAÇÃO MENSAL (R$)	REMUNERAÇÃO TOTAL (R$)
PROCURADOR-GERAL LEGISLATIVO	CC 01	1	10.624,99	10.624,99
SUBPROCURADOR-GERAL LEGISLATIVO	CC 02	1	9.416,23	9.416,23
DIRETOR-GERAL	CC 02	1	9.416,23	9.416,23
COORDENADOR DE ADMINISTRAÇÃO	CC 03	1	9.077,85	9.077,85
CONTROLADOR-GERAL LEGISLATIVO	CC 04	1	8.740,41	8.740,41
CHEFE DE GABINETE DA PRESIDÊNCIA	CC 05	1	8.279,43	8.279,43
CHEFE DE GABINETE PARLAMENTAR	CC 05	17	8.279,43	140.750,23
DIRETOR EXECUTIVO DE GESTÃO DE CONTRATOS	CC 06	1	8.226,09	8.226,09
DIRETOR EXECUTIVO DE COMPRAS E LICITAÇÃO	CC 06	1	8.226,09	8.226,09
DIRETOR EXECUTIVO DE CONTABILIDADE	CC 06	1	8.226,09	8.226,09
DIRETOR EXECUTIVO LEGISLATIVO	CC 06	1	8.226,09	8.226,09
ASSESSOR PARLAMENTAR	CC 07	68	7.843,58	533.363,10
SUPERINTENDENTE DE COMUNICAÇÃO	CC 07	1	7.843,58	7.843,58
SUPERINTENDENTE DE INFRAESTRUTURA	CC 07	1	7.843,58	7.843,58
SUPERINTENDENTE DE TESOURARIA	CC 07	1	7.843,58	7.843,58
SUPERINTENDENTE DE CULTURA	CC 07	1	7.843,58	7.843,58
DIRETOR DE FINANÇAS	CC 08	1	5.028,29	5.028,29
DIRETOR DE PATRIMÔNIO	CC 08	1	5.028,29	5.028,29
DIRETOR DE ALMOXARIFADO	CC 08	1	5.028,29	5.028,29
DIRETOR DE ARQUIVO-GERAL	CC 08	1	5.028,29	5.028,29
DIRETOR DE TRANSPORTE	CC 08	1	5.028,29	5.028,29
DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO	CC 08	1	5.028,29	5.028,29
CHEFE DA DIVISÃO DE ARQUIVO LEGISLATIVO E PROCESSUAL	CC 09	1	4.600,00	4.600,00
CHEFE DA DIVISÃO DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS	CC 09	1	4.600,00	4.600,00
CHEFE DA DIVISÃO DE GESTÃO DE PESSOAL	CC 09	1	4.600,00	4.600,00
CHEFE DA DIVISÃO DE PROCESSOS LEGISLATIVOS	CC 09	1	4.600,00	4.600,00
CHEFE DA DIVISÃO DE REDAÇÃO DE ATAS	CC 09	1	4.600,00	4.600,00
CHEFE DA DIVISÃO DE ROTINAS LEGISLATIVAS	CC 09	1	4.600,00	4.600,00
CHEFE DA DIVISÃO DE INFORMÁTICA	CC 09	1	4.600,00	4.600,00
ASSESSOR ESPECIAL	CC 09	5	4.600,00	23.000,00
ASSESSOR DA MESA DIRETORA	CC 10	4	4.025,00	16.100,00
ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO	CC 10	2	4.025,00	8.050,00
CHEFE DO SETOR DE CERIMONIAL	CC 11	1	3.082,23	3.082,23
CHEFE DO SETOR DE MANUTENÇÃO E ZELADORIA	CC 11	1	3.082,23	3.082,23
CHEFE DO SETOR DE PROTOCOLO-GERAL	CC 11	1	3.082,23	3.082,23
CHEFE DO SETOR DE RECEPÇÃO	CC 11	2	3.082,23	6.164,46
ASSESSOR DE COMISSÕES	CC 12	2	2.997,07	5.994,14
ASSISTENTE DE CERIMONIAL	CC 13	4	2.097,05	8.388,20
TOTAL	134
228.399,61
933.260,38
ANEXO VI
LEI COMPLEMENTAR N?           , DE      /     /         .
FUNÇÕES GRATIFICADAS (FG) CONSOLIDADAS POR ESTA LEI COMPLEMENTAR
FUNÇÃO GRATIFICADA	SÍMBOLO	QUANT	VALOR MENSAL (R$)	VALOR TOTAL (R$)
DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS	FG 01	1	4.527,00	4.527,00
ASSESSOR DE ADMINISTRAÇÃO	FG 02	1	2.972,75	2.972,75
CHEFE DO SETOR DE LIMPEZA	FG 03	1	2.097,00	2.097,00
ASSESSOR DE SEGURANÇA DO PLENÁRIO	FG 04	1	2.972,75	2.972,75
ASSESSOR DE SEGURANÇA DA PRESIDÊNCIA	FG 05	1	2.972,75	2.972,75
ASSESSOR DE SEGURANÇA INTERNA	FG 06	1	2.972,75	2.972,75
ASSESSOR DE SEGURANÇA PATRIMONIAL E PREVENÇÃO	FG 07	1	2.972,75	2.972,75
DIRETOR DO DIÁRIO OFICIAL	FG 08	1	3.303,95	3.303,95
TOTAL	8
24.791,70
24.791,70
ANEXO VII 
DESCRIÇÃO DE ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO DO QUADRO DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL CRIADOS POR ESTA LEI COMPLEMENTAR
CARGO: DIRETOR-GERAL
I – PROMOVER AMBIENTE SAUDÁVEL PARA PROMOÇÃO DAS AÇÕES POLÍTICAS DE INTERESSE PARA O MUNICÍPIO.
II – ASSESSOR A PRESIDÊNCIA DA CASA LEGISLATIVA NAS AÇÕES NECESSÁRIAS A PROMOÇÃO DA ATIVIDADE LEGISLATIVA.
III -SUPERVISIONAR E ASSESSORAR TODAS AS ATIVIDADES DOS ÓRGÃOS SUBORDINADOS.
IV - DIRIGIR E ASSESSORAR OS SERVIDORES SOB SUA SUBORDINAÇÃO, PRINCIPALMENTE EM QUESTÕES DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E LEGISLATIVAS EM GERAL; 
V – FAZER CUMPRIR A EXECUÇÃO DOS PROJETOS EDUCATIVOS E CULTURAIS DAS AÇÕES INSTITUCIONAIS QUE VISEM PROMOVER A IMAGEM DO PODER LEGISLATIVO E AS ORIENTAÇÕES DOS MUNÍCIPES SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL;
VI- SUPERVISIONAR A EXECUÇÃO DOS TRABALHOS DE CERIMONIAL; 
VII – SUPERVISIONAR A EXECUÇÃO DOS TRABALHOS DE RECEPÇÃO E PROTOCOLO;
VIII – ZELAR E SUPERVISIONAR A SEGURANÇA PARLAMENTAR;
IX – MEDIAR CONFLITOS ADMINISTRATIVOS INTERNOS E EXTERNOS, COM VISTAS À SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A PERFEITA HARMONIA ENTRE A CÂMARA MUNICIPAL E A COMUNIDADE EM GERAL; 
X – FAZER CUMPRIR AS DETERMINAÇÕES DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA E EXECUTAR AS TAREFAS POR ELA DELEGADAS E REPRESENTÁ-LA, SEMPRE QUE PARA ISSO FOR DESIGNADO; 
XI - PROMOVER O ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES LEGISLATIVA, ANALISANDO AS NECESSIDADES DOS GABINETES DOS VEREADORES, DE FORMA A GARANTIR O BOM ANDAMENTO DOS TRABALHOS DOS PARLAMENTARES; 
XII– RESPONDER PELAS DIRETORIAS E CHEFIAS SUBORDINADAS; 
XIII – MANTER-SE À DISPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES INTERNAS E EXTERNAS; 
XIV - AUTORIZAR A ESCALA DE HORÁRIOS, COMPENSAÇÕES, FÉRIAS E LICENÇAS DE SUA EQUIPE DE FORMA QUE NÃO OCORRA PREJUÍZO AOS SERVIÇOS; 
XV – RESOLVER QUESTÕES E PROPOR MELHORIAS EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO; 
CARGO: COORDENADOR DE ADMINISTRAÇÃO
I – SUPERVISIONAR E ASSESSORAR TODAS AS ATIVIDADES DOS ÓRGÃOS SUBORDINADOS, ZELANDO PELO PATRIMÔNIO DA CÂMARA MUNICIPAL, MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E PELA CORRETA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS; 
II - DIRIGIR E ASSESSORAR OS SERVIDORES SOB SUA SUBORDINAÇÃO, PRINCIPALMENTE EM QUESTÕES ADMINISTRATIVAS; 
III – DIRIGIR, ORIENTAR E CONTROLAR AS ATIVIDADES DE EXPEDIENTE, CONTRATOS, COMPRAS, LICITAÇÕES, CONTABILIDADE, TESOURARIA, DE RECURSOS HUMANOS, TELEFONIA, RECEPÇÃO, MANUTENÇÃO E ZELADORIA, SERVIÇOS GERAIS E DEMAIS ATIVIDADES INERENTES AOS TRABALHOS DA CÂMARA MUNICIPAL; 
IV- SUPERVISIONAR A EXECUÇÃO DOS TRABALHOS DE ROTINAS ADMINISTRATIVAS E PROTOCOLO; 
V- PROMOVER O ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE ADMINISTRAÇÃO GERAL. 
VI – RESPONDER PELAS DIRETORIAS E CHEFIAS SUBORDINADAS; 
VII – MANTER-SE À DISPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES INTERNAS E EXTERNAS; 
VIII – RESOLVER QUESTÕES E PROPOR MELHORIAS EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO; 
IV – DETERMINAR E AUTORIZAR AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES DE PEQUENO VULTO OU SOLICITAR AUTORIZAÇÃO À PRESIDÊNCIA PARA REALIZÁ-LAS; 
X – DETERMINAR E/OU EFETUAR A CONFERÊNCIA E O ACEITE DAS DESPESAS DE SUA ÁREA DE ATUAÇÃO, VISANDO SUA REGULAR LIQUIDAÇÃO; 
XI – DETERMINAR O CONTROLE DAS DESPESAS GERAIS DA CÂMARA E REALIZAR ANÁLISES COM VISTAS À REDUÇÃO DE GASTOS, SEMPRE QUE POSSÍVEL; 
XII – RESPONDER POR TODOS OS SERVIÇOS DE RESPONSABILIDADE DA RESPECTIVA COORDENADORIA ADMINISTRATIVAS; 
XIII – REALIZAR OUTRAS TAREFAS ADMINISTRATIVAS E CORRELATAS AO CARGO POR INICIATIVA PRÓPRIA OU QUE LHE FOREM ATRIBUÍDAS PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA.
CARGO: CONTROLADOR-GERAL LEGISLATIVO
I – PLANEJAR, DIRIGIR, COORDENAR, ORIENTAR A EXECUÇÃO, ACOMPANHAR E AVALIAR AS ATIVIDADES DA CONTROLADORIA-GERAL DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL; 
II – AVALIAR O EXERCÍCIO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CONTROLADORES INTERNOS E DEMAIS SERVIDORES QUE INTEGRAREM A CONTROLADORIA-GERAL DO LEGISLATIVO MUNICIPAL;
III – ESTABELECER OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA CONTROLADORIA-GERAL DO LEGISLATIVO MUNICIPAL;
IV – ACOMPANHAR E AVALIAR OS RESULTADOS DAS AÇÕES ADVINDAS DO CORPO TÉCNICO DA CONTROLADORIA-GERAL DO LEGISLATIVO MUNICÍPIO; 
V – EXPEDIR INSTRUÇÕES NORMATIVAS E DEMAIS ATOS NORMATIVOS RELATIVOS AOS ASSUNTOS DE COMPETÊNCIA DA CONTROLADORIA-GERAL DO LEGISLATIVO; 
VI – IMPLEMENTAR AÇÕES E MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA AVERIGUAR A VERACIDADE DAS DENÚNCIAS RECEBIDAS FORMALMENTE; 
VII – ZELAR PELO CUMPRIMENTO DAS NORMAS LEGAIS QUE REGEM A ADMINISTRAÇÃO CONTÁBIL, ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA, PATRIMONIAL, OPERACIONAL E DE PESSOAL; 
VIII – ASSISTIR À MESA DIRETORA E AO PRESIDENTE DA CÂMARA NA AVALIAÇÃO DA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, PATRIMONIAL, FINANCEIRA, OPERACIONAL E DE PESSOAL DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO;
IX – PROPOR À MESA DIRETORA E AO PRESIDENTE DA CÂMARA MEDIDAS QUE DEVAM SER OBSERVADAS PELO PODER LEGISLATIVO PARA A MELHORIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO, OBJETIVANDO A EFICIÊNCIA E A EFICÁCIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; 
X – COORDENAR AS RELAÇÕES ENTRE A CONTROLADORIA-GERAL DO LEGISLATIVO MUNICIPAL COM A CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO, BEM COMO ÓRGÃOS PÚBLICOS DE OUTRAS ESFERAS GOVERNAMENTAIS; 
XI – ATENDER AS SOLICITAÇÕES E REQUISIÇÕES DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNO, NOS ASSUNTOS DE SUA COMPETÊNCIA; 
XII – DAR CIÊNCIA AOS ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNO DE QUALQUER IRREGULARIDADE OU ILEGALIDADES APURADAS NOS TRABALHOS AFETOS À CONTROLADORIA-GERAL DO LEGISLATIVO MUNICIPAL;
XIII – PROMOVER O RELACIONAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL JUNTO AO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E OUTROS ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNO DE QUAISQUER DOS PODERES E DAS ESFERAS DE GOVERNO.
CARGO: SUPERINDENTENDE DE COMUNICAÇÃO
I – REALIZAR O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DA CÂMARA MUNICIPAL;
II – CREDENCIAR E PROVIDENCIAR CONDIÇÕES DE TRABALHO A JORNALISTAS DE MÍDIAS EXTERNAS DURANTE A COBERTURA DE ATIVIDADES NA CÂMARA, FORNECENDO TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA O DESEMPENHO DE SUAS ATIVIDADES, A FIM DE GARANTIR QUE A TRANSPARÊNCIA E A CREDIBILIDADE DO LEGISLATIVO MUNICIPAL SEJAM MANTIDAS PERANTE A SOCIEDADE;
III – PROMOVER A MANUTENÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO MAILING LIST DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO MUNICÍPIO E REGIÃO;
IV – GERENCIAR O RELACIONAMENTO COM OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO, ABASTECENDO-OS COM INFORMAÇÕES RELATIVAS ÀS AÇÕES DA CÂMARA ATRAVÉS DE RELEASES, SUGESTÕES DE PAUTAS E OUTROS;
V – COORDENAR A COBERTURA MIDIÁTICA DAS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL, COLETA E PREPARO DE NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES RELATIVAS AO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL, PARA DIVULGAÇÃO;
VI – COORDENAR A COBERTURA JORNALÍSTICA E FOTOGRÁFICA E DIVULGAÇÃO DAS SESSÕES ORDINÁRIAS, EXTRAORDINÁRIAS, ESPECIAIS, SOLENES, DESCENTRALIZADAS E AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E DEMAIS EVENTOS REALIZADOS PELA CÂMARA;
VII – ASSESSORAR ENTREVISTAS, QUANDO SOLICITADO, INTERMEDIANDO O RELACIONAMENTO DO PRESIDENTE E DEMAIS VEREADORES E OUTROS PORTA-VOZES COM OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO;
VIII – PREPARAR MATERIAL INFORMATIVO SOBRE A CÂMARA MUNICIPAL PARA DEBATES, ENTREVISTAS E COMUNICADOS AOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO, INTERNET E REDES SOCIAIS;
IX – PRODUZIR RELEASES E MATÉRIAS JORNALÍSTICAS RELATIVAS AOS ATOS E DAS PROPOSIÇÕES DA CASA LEGISLATIVA, CONFORME A SEGUIR:
A) RELEASES DE PROJETOS TANTO DO EXECUTIVO QUANTO DO LEGISLATIVO DURANTE A TRAMITAÇÃO ATÉ FINALIZAÇÃO DO PROCESSO JUNTO À CÂMARA MUNICIPAL;
B) RELEASES DE PROPOSTAS APRESENTADAS PELOS VEREADORES AO EXECUTIVO OU OUTROS, NO INTUITO DE REQUERER MELHORIAS, INFORMAÇÕES OU OUTRAS QUESTÕES RELATIVAS À FUNÇÃO INERENTE AO PROCESSO LEGISLATIVO;
C) PRODUÇÃO DE TEXTO INFORMATIVO SOBRE SESSÕES, EVENTOS, AUDIÊNCIAS A SEREM PROMOVIDAS PELA CÂMARA, BEM COMO O INFORME POSTERIOR A SUA REALIZAÇÃO;
D) DIVULGAÇÃO DA ORDEM DO DIA, COM ANTECEDÊNCIA DE, NO MÍNIMO, 24 (VINTE E QUATRO) HORAS, DA SESSÃO CORRESPONDENTE.
X – PRODUZIR CONTEÚDO DE CARÁTER INFORMATIVO E CULTURAL DE INTERESSE PÚBLICO PARA INTERNET E REDES SOCIAIS DA CÂMARA MUNICIPAL;
XI – PRODUZIR RELATÓRIO DE MONITORAMENTO E ANÁLISE DE DADOS DAS REDES SOCIAIS;
XII – ACOMPANHAR DIARIAMENTE AS INFORMAÇÕES DIVULGADAS PELAS DIFERENTES MÍDIAS (JORNAIS, TVS, RÁDIOS E SITES), FORNECENDO, QUANDO FOR O CASO, CORREÇÕES, RESPOSTAS E NOTAS DE ESCLARECIMENTO, APÓS OUVIR O PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES;
XIII – ALIMENTAR O SITE DA CÂMARA MUNICIPAL COM INFORMAÇÕES RELACIONADAS ÀS ATIVIDADES DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL;
XIV – ENVIAR MATERIAL INFORMATIVO POR CANAL DE TRANSMISSÃO DE MENSAGENS, A EXEMPLO DO WHATSAPP, PARA O PÚBLICO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL;
XV – REALIZAR O CLIPPING DIÁRIO DE NOTÍCIAS COM ARTIGOS DE JORNAIS, REVISTAS, SITES, BLOGS DIGITALIZADO, PARA DISPONIBILIZAÇÃO AOS VEREADORES E SETORES ADMINISTRATIVOS, E SEU DEVIDO ARQUIVAMENTO;
XVI – ORGANIZAR O ARQUIVO JORNALÍSTICO DA CÂMARA MUNICIPAL;
XVII – ORGANIZAR, CLASSIFICAR E INDEXAR O ACERVO FOTOGRÁFICO DA CÂMARA MUNICIPAL, MANTENDO-O ATUALIZADO;
XVIII – ASSESSORAR A PRESIDÊNCIA NO PLANEJAMENTO E NA EXECUÇÃO DE AÇÕES DE MARKETING INSTITUCIONAL DA CÂMARA, DANDO SUPORTE À CONDUÇÃO E AO GERENCIAMENTO DAS ATIVIDADES QUE CONSOLIDEM A CASA LEGISLATIVA;
XIX – PRODUZIR, EDITAR, DIVULGAR E DISTRIBUIR PUBLICAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL;
XX – MANTER ATUALIZADO O MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DA CÂMARA MUNICIPAL;
XXI – COORDENAR O MATERIAL QUE SERÁ DIVULGADO EM ESPAÇO NA MÍDIA LOCAL, CONTRATADA PELA CASA, ATRAVÉS DE PROCESSO LEGISLATIVO, TANTO QUANTO AO ESPAÇO COMO AO CONTEÚDO;
XXII – DAR CUMPRIMENTO A OUTRAS ATRIBUIÇÕES ATINENTES A SUA ÁREA DE COMPETÊNCIA, QUE LHE VENHAM A SER DETERMINADAS PELA PRESIDÊNCIA OU PELA DIRETORIA-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO.
CARGO: SUPERINTENDENTE DE INFRAESTRUTURA
I – ASSESSORAR OS SUPERIORES HIERÁRQUICOS EM TODAS AS QUESTÕES QUE LHE COMPETIR; 
II – COORDENAR E ASSESSORAR OS SERVIDORES SOB SUA SUBORDINAÇÃO, PROPORCIONANDO O CORRETO DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS; 
III – COORDENAR AS CHEFIAS SOB SUA RESPONSABILIDADE, ASSESSORANDO, FISCALIZANDO E DETERMINANDO A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PATRIMÔNIO, ALMOXARIFADO, ATENDIMENTO, COPA, ZELADORIA, LIMPEZA, VIGILÂNCIA, FROTA, MANUTENÇÃO, CONSERVAÇÃO E TODAS AS DEMAIS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS QUE SE FIZEREM NECESSÁRIAS; 
IV – RESOLVER QUESTÕES E PROPOR MELHORIAS EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO; 
V – ORGANIZAR A ESCALA DE HORÁRIOS, COMPENSAÇÕES, FÉRIAS E LICENÇAS DE SUA EQUIPE DE FORMA QUE NÃO OCORRA PREJUÍZO AOS SERVIÇOS; 
VI – CUMPRIR E FAZER CUMPRIR AS DETERMINAÇÕES DE SUPERIORES HIERÁRQUICOS; 
VII – RESPONDER POR TODOS OS SERVIÇOS DE RESPONSABILIDADE DA RESPECTIVA SUPERINTENDÊNCIA; 
IX – REALIZAR OUTRAS TAREFAS ADMINISTRATIVAS E CORRELATAS AO CARGO POR INICIATIVA PRÓPRIA OU QUE LHE FOREM ATRIBUÍDAS POR SUPERIOR. 
CARGO: SUPERINTEDENTE DE TESOURARIA
I – COORDENAR E SUPERVISIONAR TODAS AS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO EXECUTIVO DE TESOURARIA;
II – COORDENAR A EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE DEPÓSITOS, AUTENTICAÇÃO GUARDA E RECOLHIMENTO DE TODAS AS OBRIGAÇÕES CONTÁBEIS E FINANCEIRAS DA CÂMARA, ATRAVÉS DO PESSOAL LOTADO NO ÓRGÃO;
III – PRESTAR CONTAS E DAR INFORMAÇÕES À MESA DIRETORA, À COMISSÃO ESPECÍFICA E AO TRIBUNAL DE CONTAS;
IV – COORDENAR O TRABALHO, ESTABELECER ROTINAS E PROCEDIMENTOS DOS AUXILIARES DE SERVIÇO, NO ÓRGÃO;
V – DETERMINAR E SUPERVISIONAR A CONCILIAÇÃO DE CONTAS;
VI – DETERMINAR E SUPERVISIONAR O PAGAMENTO DO PESSOAL E DAS CONTAS AUTORIZADAS;
VII – COORDENAR O RECEBIMENTO E GUARDAR OS VALORES DA CÂMARA MUNICIPAL, OU DE TERCEIROS A ELA CAUCIONADOS;
VIII – SUPERVISIONAR A REALIZAÇÃO DE PAGAMENTOS E DE QUITAÇÃO;
IX – ASSINAR COM O PRESIDENTE DA CÂMARA OS CHEQUES DE PAGAMENTO;
X – COORDENAR, A FIM DE MANTER EM DIA, A ESCRITURAÇÃO DO MOVIMENTO DE ARRECADAÇÃO E PAGAMENTO;
XI – ORDENAR A ELABORAÇÃO DOS BOLETINS DIÁRIOS DE CAIXA E BANCOS;
XII – SUPERVISIONAR O CONTROLE E A CONCILIAÇÃO DAS CONTAS BANCÁRIAS MENSALMENTE;
XIII – SUPERVISIONAR O RECEBIMENTO E A CONFERÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ADIANTAMENTOS REALIZADOS;
XIV – SUPERVISIONAR O RECEBIMENTO E A CONFERÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE DIÁRIAS DE VIAGENS;
XV – DAR CUMPRIMENTO A OUTRAS ATRIBUIÇÕES ATINENTES A SUA ÁREA DE COMPETÊNCIA, QUE LHE VENHAM A SER DETERMINADAS PELA PRESIDÊNCIA OU PELA DIRETORIA-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO.
CARGO: SUPERINTENDENTE DE CULTURA
I – ASSESSORAR A CHEFIA IMEDIATA NA DEFINIÇÃO DOS PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS SETORIAIS DA CÂMARA NA ÁREA DA CULTURA;
II – COORDENAR, PLANEJAR E DIRIGIR A REALIZAÇÃO DE EVENTOS CULTURAIS, PRODUZIDOS SOB A RESPONSABILIDADE DA CÂMARA;
III – SUPERVISIONAR, ORIENTAR E CONTROLAR AS ATIVIDADES VOLTADAS PARA A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL E DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL, MATERIAL OU IMATERIAL, EM CONSONÂNCIA COM A POLÍTICA DA CÂMARA; 
IV – SUPERVISIONAR, ORIENTAR E CONTROLAR A PROMOÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS COM VISTA À CONSCIENTIZAÇÃO E OS ENGAJAMENTOS DAS DIVERSAS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO, NA VALORIZAÇÃO DE SUA IDENTIDADE CULTURAL, SEGUNDO A POLÍTICA DA CÂMARA; 
V – DAR CUMPRIMENTO A OUTRAS ATRIBUIÇÕES ATINENTES A SUA ÁREA DE COMPETÊNCIA, QUE LHE VENHAM A SER DETERMINADAS PELA DIRETORIA DE IMPRENSA E RELAÇÕES PÚBLICAS E A DIRETORIA-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO.
CARGO: DIRETOR DE FINANÇAS
I –COORDENAR QUANTO À LEGALIDADE, LEGITIMIDADE, EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E ECONOMICIDADE OS CONTROLES DA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA, CONTÁBIL, ADMINISTRATIVA, OPERACIONAL E PATRIMONIAL DA CÂMARA MUNICIPAL, BEM COMO, AVALIAR A APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS; 
II – ASSESSORAR OS SUPERIORES HIERÁRQUICOS EM TODAS AS QUESTÕES QUE LHE COMPETIR; 
III – COORDENAR O CONTROLE DAS DESPESAS GERAIS DA CÂMARA E REALIZAR ANÁLISES COM VISTAS À REDUÇÃO DE GASTOS, SEMPRE QUE POSSÍVEL; 
IV – AUXILIAR O SETOR DE CONTABILIDADE NAS AÇÕES DE LANÇAMENTOS;
V – EMISSÃO E ENVIO DE RELATÓRIOS FINANCEIROS AOS ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNO; 
VI – ACOMPANHAR O FLUXO DE RECEITA E DESPESAS ATRAVÉS DE RELATÓRIOS ESPECÍFICOS;
VII – EMISSÃO DE EMPENHOS, BLOQUEIOS ORÇAMENTÁRIOS E AFINS.
VIII – REALIZAR OUTRAS TAREFAS ADMINISTRATIVAS E CORRELATAS AO CARGO POR INICIATIVA PRÓPRIA OU QUE LHE FOREM ATRIBUÍDAS POR SUPERIOR. 
CARGO: DIRETOR DE PATRIMÔNIO
I – COORDENAR A REALIZAÇÃO DO CADASTRAMENTO E TOMBAMENTO DOS BENS PATRIMONIAIS, BEM COMO A MANUTENÇÃO DO CONTROLE DA DISTRIBUIÇÃO;
II – SUPERVISIONAR A CONFERÊNCIA DA ENTREGA DE MATERIAL PERMANENTE;
III – MANTER ATUALIZADO O REGISTRO DOS BENS MÓVEIS E IMÓVEIS DA CÂMARA MUNICIPAL;
IV – COORDENAR A IDENTIFICAÇÃO DOS BENS MÓVEIS, COM AFIXAÇÃO DE PLAQUETAS AOS BENS PARA FINS DE INVENTÁRIO;
V – FISCALIZAR OS SETORES NO TOCANTE AO CUMPRIMENTO DAS NORMAS DE CONSERVAÇÃO E SEGURANÇA DOS BENS MÓVEIS;
VI – COMUNICAR A COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVO E TOMAR PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS NOS CASOS DE IRREGULARIDADES CONSTATADAS;
VII – REALIZAR INSPEÇÃO E PROPOR DESTINAÇÃO DOS MÓVEIS INSERVÍVEIS OU DE RECUPERAÇÃO ANTIECONÔMICA;
VIII – REALIZAR OS PROCESSOS DE DEVOLUÇÃO E BAIXA DE MATERIAIS PERMANENTES;
IX – REALIZAR O INVENTÁRIO ANUAL DOS BENS PATRIMONIAIS DA CÂMARA MUNICIPAL;
X – REALIZAR MANUTENÇÃO PREVENTIVA, CORRETIVA E EMERGENCIAL DOS BENS MÓVEIS E IMÓVEIS DA CÂMARA MUNICIPAL;
XI – EXECUTAR OUTRAS ATIVIDADES INERENTES À SUA ÁREA DE COMPETÊNCIA.
CARGO: DIRETOR DE ALMOXARIFADO
I – ORGANIZAR, COORDENAR E CONTROLAR A DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS AOS SETORES SOLICITANTES;
II – CONTROLAR O RECEBIMENTO DOS BENS OU MATERIAIS, CONFERINDO A SUA QUANTIDADE, QUALIDADE, ESPECIFICAÇÃO, CONDIÇÕES, PROCEDÊNCIA E ORIGEM DE ACORDO COM A NOTA DE AUTORIZAÇÃO DE FORNECIMENTO E/ OU CONTRATO, PODENDO, QUANDO FOR O CASO, SOLICITAR O EXAME DOS SETORES TÉCNICOS REQUISITANTES OU ESPECIALIZADOS;
III – CONFERIR OS DOCUMENTOS DE ENTRADA DE MATERIAL E LIBERAR AS NOTAS FISCAIS PARA PAGAMENTO;
IV – MANTER EM ORDEM E ATUALIZADOS OS REGISTROS DO MOVIMENTO DE ENTRADA E SAÍDA E DE MATERIAIS, COM OS RESPECTIVOS ESTOQUES E CUSTOS;
V – ENCAMINHAR, MENSALMENTE, RELATÓRIO ONDE SEJAM CONSTATADAS AS ENTRADAS E SAÍDAS DE BENS À CONTABILIDADE E A CONTROLADORIA GERAL E, AO FINAL DO EXERCÍCIO FINANCEIRO, ELABORAR INVENTÁRIO FÍSICO DE TODOS OS BENS EXISTENTES NO ALMOXARIFADO;
VI – ENCAMINHAR AO SETOR CONTÁBIL O BALANCETE MENSAL DE VERIFICAÇÃO DO MOVIMENTO, DEMONSTRANDO O SALDO QUANTITATIVO E O RESPECTIVO VALOR, PARA EFEITO DE REGISTRO CONTÁBIL E AO CONTROLE INTERNO;
VII – GERAR RELATÓRIO ESTATÍSTICO SOBRE A DEMANDA ANUAL DOS MATERIAIS DE CONSUMO PARA ORIENTAR A ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE COMPRAS PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO SEGUINTE;
VIII – CONTROLAR O CONSUMO DE MATERIAIS E ESTABELECIMENTO DE NÍVEIS DE ESTOQUE ADEQUADOS;
IX – ATESTAR AS NOTAS FISCAIS DOS BENS PATRIMONIAIS E MATERIAIS DE CONSUMO ENTREGUES PELOS FORNECEDORES À CÂMARA MUNICIPAL;
X – ORGANIZAR O ALMOXARIFADO DE FORMA A GARANTIR O ARMAZENAMENTO ADEQUADO, E A SEGURANÇA DOS MATERIAIS EM ESTOQUE;
XI – FAZER OCORRÊNCIA DE MERCADORIAS ENTREGUES EM DESACORDO COM O EMPENHO;
XII – COMUNICAR, POR ESCRITO, AO COORDENADOR ADMINISTRATIVO, DESVIOS E FALTA DE MATERIAL, EVENTUALMENTE VERIFICADOS;
XIII – ADMINISTRAR OS RECURSOS HUMANOS DO SETOR;
XIV – ORIENTAR AOS SETORES, QUANTO À FORMA DE REQUISIÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS;
XV – FORNECER AOS SETORES, DESCRIÇÕES COMPLETAS DE MATERIAIS, FACILITANDO O PEDIDO;
XVI – ZELAR PELO CUMPRIMENTO DOS PRAZOS DE ENTREGA DE MATERIAIS.
CARGO: DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
I - FORMULAR E IMPLEMENTAR POLÍTICAS E DIRETRIZES VOLTADAS AO APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA LEGISLATIVA, PROMOVENDO INOVAÇÃO, EFICIÊNCIA E MODERNIZAÇÃO DOS PROCESSOS 
ADMINISTRATIVOS; 
II - COORDENAR E APOIAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DOS SETORES DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL, GARANTINDO A INTEGRAÇÃO ENTRE AS AÇÕES GOVERNAMENTAIS E AS PRIORIDADES DEFINIDAS POR SEUS GESTORES.
III - PROMOVER A GESTÃO POR RESULTADOS, UTILIZANDO FERRAMENTAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
IV - FOMENTAR A INOVAÇÃO NO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL, INCENTIVANDO O USO DE 
TECNOLOGIAS, METODOLOGIAS ÁGEIS E PRÁTICAS MODERNAS DE GESTÃO;
V - PROMOVER A GESTÃO DO CONHECIMENTO, A COOPERAÇÃO, A UTILIZAÇÃO DE EVIDÊNCIAS E A
INOVAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA;
VI - IMPLEMENTAR PROJETOS ESPECIAIS DE INOVAÇÃO E GOVERNANÇA NA GESTÃO PÚBLICA 
RELACIONADOS A TEMAS E ÁREAS ESTRATÉGICAS PARA A COMUNIDADE;
VII - COORDENAR AÇÕES DE CAPACITAÇÃO, EM TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO, DE SERVIDORES POLÍTICOS, LEGISLATIVOS E ADMINISTRATIVOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 
PROMOVENDO O FORTALECIMENTO DAS COMPETÊNCIAS INSTITUCIONAIS E A VALORIZAÇÃO DO QUADRO 
TÉCNICO;
VII - GARANTIR A PROTEÇÃO E GESTÃO ADEQUADA DAS INFORMAÇÕES E DADOS SOB RESPONSABILIDADE 
DO ÓRGÃO, EM CONFORMIDADE COM A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD);
X - PROMOVER A ADOÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PÚBLICA, BASEADAS EM PRINCÍPIOS DE 
EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE ADMINISTRATIVA.
CARGO: CHEFE DE DIVISÃO DA INFORMÁTICA
I – SUPERVISIONAR A INSTALAÇÃO, REINSTALAÇÃO E DESINSTALAÇÃO DE PROGRAMAS, MANUTENÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS, SOFTWARES E EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA;
II – COORDENAR AS ATIVIDADES DE SUPORTE DE INFORMÁTICA;
III - PROVIDENCIAR A AQUISIÇÃO E A INSTALAÇÃO DE CERTIFICADOS DIGITAIS NECESSÁRIOS À CÂMARA;
IV – COORDENAR A REALIZAÇÃO DE CÓPIA E GUARDA DE SEGURANÇA DE TODOS OS BANCOS DE DADOS DOS PROGRAMAS UTILIZADOS NA CÂMARA;
V – DIAGNOSTICAR PROBLEMAS DE SOFTWARE A PARTIR DE INFORMAÇÕES RECEBIDAS DOS SERVIDORES, BUSCANDO SOLUÇÕES PARA OS MESMOS;
VI – SUPERVISIONAR A ATUALIZAÇÃO PERIÓDICA DE ANTIVÍRUS E PROGRAMAS DE COMPUTADORES;
VII – SUPERVISIONAR A ATUALIZAÇÃO DE VERSÕES E A REALIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO EM PROGRAMAS FINANCEIROS, CONTÁBEIS, SETOR DE PESSOAL, LEGISLATIVOS, PATRIMONIAIS E OUTROS QUE VENHAM A SER UTILIZADOS PARA REGISTRO, CONTROLE E OPERACIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA;
VIII - REALIZAR OUTRAS TAREFAS CORRELATAS AO CARGO POR INICIATIVA PRÓPRIA OU QUE LHE FOREM ATRIBUÍDAS POR SUPERIOR.
CARGO: ASSESSOR ESPECIAL
I - PRESTAR ASSISTÊNCIA E ASSESSORAMENTO DIRETO E IMEDIATO AOS SERVIDORES INVESTIDOS EM CARGOS DE DIREÇÃO SUPERIOR E DIREÇÃO SUPERIOR GERENCIAL; 
II - ATUAR COMO FACILITADOR PARA A IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES VOLTADAS A PROJETOS E PROGRAMAS DOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS; 
III - REALIZAR TAREFAS ESPECÍFICAS, NECESSÁRIAS À MANUTENÇÃO OU APERFEIÇOAMENTO DE PROCESSOS E ATIVIDADES DOS SERVIÇOS PÚBLICOS AO QUAL ESTÁ RELACIONADO; 
IV- COORDENAR ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO E CONTROLE, DE FORMA A IMPLEMENTAR AÇÕES, ALÉM DE INSTRUMENTALIZAR SEUS SUPERIORES COM DADOS E INFORMAÇÕES RELEVANTES; 
V - ASSESSORAR O PLANEJAMENTO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS, SUPERVISIONANDO E AVALIANDO A EXECUÇÃO DOS PROJETOS E ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO OU DIVISÃO EM QUE ESTIVER LOTADO; 
VI - ASSESSORAR SUPERIORES NA DIREÇÃO, ORIENTAÇÃO, COORDENAÇÃO E CONTROLE DOS TRABALHOS DO DEPARTAMENTO OU DIVISÃO EM QUE ESTIVER LOTADO, BEM COMO NA DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES E NA IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DA SUA ÁREA DE COMPETÊNCIA; 
VII -  ASSESSORAR O SEU SUPERIOR NOS SEUS CONTATOS E RELACIONAMENTO COM AS DEMAIS CHEFIAS, SERVIDORES E COM O PÚBLICO EM GERAL; 
VIII - DESENVOLVER OUTRAS ATIVIDADES AFINS.
 
ANEXO VIII 
DESCRIÇÃO DE ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO GRATIFICADA
DO QUADRO DE PESSOAL DA CÂMARA MUNICIPAL CRIADA POR ESTA LEI COMPLEMENTAR
.
FUNÇÃO: ASSESSOR DE ADMINISTRAÇÃO
I – ASSESSORAR OS SUPERIORES HIERÁRQUICOS EM TODAS AS QUESTÕES QUE LHE COMPETIR; 
II – RESOLVER QUESTÕES, EMITIR PARECERES E PROPOR MELHORIAS EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO; 
II – AVALIAR, SEMPRE QUE POSSÍVEL E DE FORMA COERENTE, AS SOLICITAÇÕES DOS GABINETES PARLAMENTARES E DEMAIS SETORES DA CÂMARA, DANDO OS ENCAMINHAMENTOS NECESSÁRIOS; 
IV– CUMPRIR E FAZER CUMPRIR AS DETERMINAÇÕES DE SUPERIORES HIERÁRQUICOS; 
V – ASSESSORAR OS VEREADORES E SERVIDORES NO CUMPRIMENTO DAS NORMAS RELATIVAS À ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS; 
VI – RESPONDER POR TODOS OS SERVIÇOS DE RESPONSABILIDADE DA RESPECTIVA ASSESSORIA; 
VII – REALIZAR OUTRAS TAREFAS ADMINISTRATIVAS E CORRELATAS AO CARGO POR INICIATIVA PRÓPRIA OU QUE LHE FOREM ATRIBUÍDAS POR SUPERIOR. 
 
ANEXO IX
LEI COMPLEMENTAR N?           , DE      /     /         .
ORGANOGRAMA DA CÂMARA MUNICIPAL
 
JUSTIFICATIVA
A PRESENTE PROPOSIÇÃO VISA ALTERAR A REDAÇÃO DOS ANEXOS V, VI, VII, VIII E IX DA LEI COMPLEMENTAR N°49 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2022, REDEFINIDO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA CÂMARA, EXCLUINDO, CRIANDO E REDEFININDO CARGOS. RETIFICA-SE TAMBÉM O ART. 7º DA LEI COMPLEMENTAR Nº 49, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2022, DENTRO DO ESCOPO DE REORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL.
EM OBSERVÂNCIA AO QUE DISPÕE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, NOS SEUS ARTIGOS 70 E 74, O PRESENTE PROJETO DE LEI TEM O ESCOPO DE REESTRUTURAR A ORGANIZAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO PODER LEGISLATIVO, FORTALECENDO O SEU SISTEMA DE CONTROLE INTERNO, QUE SERÁ AGORA COORDENADO E AVALIADO PELA CONTROLADORIA-GERAL DO LEGISLATIVO MUNICIPAL. 
A CRIAÇÃO DO CARGO DE CONTROLADOR-GERAL E A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CONTROLE INTERNO — DISPONDO DE AUTONOMIA E PRECEDÊNCIA SOBRE OS DEMAIS SETORES ADMINISTRATIVOS — SÃO MEDIDAS ESSENCIAIS PARA GARANTIR A TRANSPARÊNCIA, A RESPONSABILIDADE FISCAL E A EFICIÊNCIA NA GESTÃO DO LEGISLATIVO. VISA-SE ASSIM AO APRIMORAMENTO DA GOVERNANÇA PÚBLICA, AO MELHOR GERENCIAMENTO DOS RECURSOS, BEM COMO À PREVENÇÃO DE EVENTUAIS IRREGULARIDADES POR INTERMÉDIO DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA, ORÇAMENTÁRIA, OPERACIONAL E PATRIMONIAL, QUANTO À LEGALIDADE, À IMPESSOALIDADE, À MORALIDADE, À PUBLICIDADE E À EFICIÊNCIA.
A CONTROLADORIA-GERAL DA CÂMARA REPRESENTA UM IMPORTANTE AVANÇO INSTITUCIONAL, AO INTRODUZIR, NA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL, UNIDADE VOLTADA ESPECIFICAMENTE À FISCALIZAÇÃO INTERNA, COM VISTAS À PREVENÇÃO DE DESVIOS DE LEGALIDADE E À GARANTIA DO CUMPRIMENTO DAS NORMAS ORÇAMENTÁRIAS E DE GESTÃO PÚBLICA. ALÉM DISSO, TRATA-SE DE ÓRGÃO QUE PROMOVE AUDITORIAS, ASSEGURA A CORRETA APLICAÇÃO DOS RECURSOS E CONTRIBUI PARA A INTEGRIDADE INSTITUCIONAL. A CONTROLADORIA TAMBÉM PROCURA FOMENTAR A CULTURA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS E DO CONTROLE SOCIAL, ROBUSTECENDO A CONFIANÇA DA POPULAÇÃO NA CÂMARA. ADEMAIS, SEU PAPEL CONSULTIVO SE CREDENCIA AO AUXÍLIO DOS GESTORES NA TOMADA DE DECISÕES MAIS SEGURAS E ALINHADAS COM A LEGISLAÇÃO. FINALMENTE, A CONTROLADORIA-GERAL COLABORA COM ÓRGÃOS EXTERNOS DE CONTROLE, COMO TRIBUNAIS DE CONTAS E MINISTÉRIO PÚBLICO, FACILITANDO A COMUNICAÇÃO E EVITANDO SANÇÕES. DESSA FORMA, SUA ATUAÇÃO REDUZ RISCOS DE IRREGULARIDADES, MELHORA A GOVERNANÇA PÚBLICA E FORTALECE A CREDIBILIDADE DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL.
NESSE SENTIDO, E CONSIDERANDO QUE SÃO MACRO FUNÇÕES DE UM SISTEMA DE CONTROLE INTERNO A AUDITORIA, A TRANSPARÊNCIA E A OUVIDORIA, POR MEIO DO PRESENTE PROJETO FICA A OUVIDORIA-LEGISLATIVA INTEGRADA À ESTRUTURA DA CONTROLADORIA-GERAL, DEVENDO SER NORMATIZADA POR REGULAMENTO PRÓPRIO, NOS TERMOS DA LEI 13.460/2017.
 NO QUE TANGE ÀS FUNÇÕES GRATIFICADAS, EXCLUI-SE A FUNÇÃO GRATIFICADA DE PREGOEIRO E INCLUEM-SE AS FUNÇÕES GRATIFICADAS DE DIRETOR DO DIÁRIO OFICIAL E DE ASSESSOR DE ADMINISTRAÇÃO. TAIS ALTERAÇÕES TEM COMO MOTIVAÇÃO A REORGANIZAÇÃO E READEQUAÇÃO DOS RESPECTIVOS SETORES ADMINISTRATIVOS DE FORMA DIRETA, ORGANIZADA E SETORIAL, ENQUADRANDO AS DEMANDAS DA CASA COM AS REAIS NECESSIDADES OPERACIONAIS DO COTIDIANO DO LEGISLATI
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