Informações da matéria
Autor: JOSIAS ROCHA MEDEIROS
Data: 06/05/2022
Visualizações:
Ementa

CONFERE AO ADVOGADO CONSTITUÍDO PELA PARTE, PODERES PARA AUTENTICAR CÓPIAS REPROGRÁFICAS DE DOCUMENTOS, NO PROCESSO ADMINISTRATIVO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Justificativa

AO CONFERIR AO ADVOGADO DA PARTE PODERES PARA AUTENTICAR DOCUMENTOS EM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, O PRESENTE PROJETO DE LEI VISA GARANTIR OS MEIOS NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA, TENDO EM VISTA SUA IMPORTÂNCIA PARA A SOLUÇÃO DOS CONFLITOS E COMO INSTRUMENTO DE PACIFICAÇÃO SOCIAL. COM O ADVENTO DA LEI FEDERAL N. 13.726/2018, QUE "RACIONALIZA ATOS E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS DOS PODERES DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS E INSTITUI O SELO DE DESBUROCRATIZAÇÃO E SIMPLIFICAÇÃO", OS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS TORNARAM-SE MAIS CÉLERES, ALÉM DE SEREM REDUZIDAS AS DIFICULDADES E DESPESAS PARA O CIDADÃO. TAMBÉM O DECRETO-LEI N. 200/1967, QUE ORGANIZOU A ADMINISTRAÇÃO FEDERAL QUE ESTABELECEU EM SEU ARTIGO 14, QUE O SERVIÇO PÚBLICO "SERÁ RACIONALIZADO MEDIANTE SIMPLIFICAÇÃO DE PROCESSOS E SUPRESSÃO DE CONTROLES QUE SE EVIDENCIAREM COMO PURAMENTE FORMAIS OU CUJO CUSTO SEJA EVIDENTEMENTE SUPERIOR AO RISCO", É FORTE ARGUMENTO PARA A PROPOSIÇÃO DO PROJETO. À LUZ DOS DISPOSITIVOS TRAZIDOS, TORNARAM-SE ANACRÔNICOS REQUISITOS E EXIGÊNCIAS QUE TORNEM COMPLEXA A PRÁTICA DE QUALQUER ATO PÚBLICO, POIS AO CRIÁ-LOS VEM JUNTO A NECESSIDADE DE FISCALIZAR OU COIBIR EVENTUAIS DESVIOS OU FRAUDES A PARTIR DA APRESENTAÇÃO PRÉVIA DE DOCUMENTOS, CERTIDÕES, ATESTADOS E AUTENTICAÇÕES EXACERBADAS. O PRESENTE PROJETO DE LEI TEM O OBJETIVO DE CONFERIR ÀS NORMAS DE SIMPLIFICAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO, CONTRIBUINDO PARA A MAIOR CELERIDADE DO PROCESSO ADMINISTRATIVO, COM MENOR CUSTO PARA O MUNICÍPIO E PARA O CIDADÃO. CERTOS DE QUE ESTA MATÉRIA PRETENDE O MELHOR PARA A COLETIVIDADE, CONTAMOS COM O ESPECIAL APOIO DOS NOBRES EDIS QUANDO DE SUA ANÁLISE.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação Observação
06/05/2022 09:00:00     ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA   
06/05/2022 09:00:02     APRESENTAÇÃO  TRAMITAÇÃO   
06/05/2022 09:00:04     ENVIADO AO VEREADOR  PARA ASSINATURA   
31/05/2022 09:00:06 0222ª (Ducentésima Vigésima segunda) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 3º período (01/02/2022 A 15/07/2022) de 31 de Maio de 2022. mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE   
31/05/2022 09:00:08     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE  CCJ - VEREADOR LEONARDO MENDES DE ABRANTES 
11/10/2022 09:00:10     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL   
13/10/2022 09:00:12 0257ª (Ducentésima Quinquagésima Sétima) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024)- 4º período (01/08/2022 A 31/12/2022) de 13 de Outubro de 2022. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  PAUTA  APROVADO  TRAMITADO PELO PRESIDENTE 
13/10/2022 09:00:14     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE  CPP - VEREADOR DOUGLAS SERAFIM FELIZARDO 
22/11/2022 09:00:16     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL   
29/11/2022 09:00:18 0268ª (Ducentésima Sexagésima Oitava) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 4º período (01/08/2022 A 31/12/2022) de 29 de Novembro de 2022. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  PAUTA  APROVADO  TRAMITADO PELO PRESIDENTE - VOTAÇÃO EM LOTE 
29/11/2022 09:00:20     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE  CRF - VEREADOR JEAN CARLOS CORRÊA ESTEVÃO 
11/04/2023 09:00:22 0293ª (Ducentésima Nonagésima Terceira) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 5º período (01/02/2023 A 15/07/2023) de 11 de Abril de 2023. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL  PAUTA  APROVADO  TRAMITADO PELO PRESIDENTE - VOTAÇÃO EM LOTE 
13/04/2023 09:00:24     ENVIADO AO PREFEITO  PARA SANÇÃO  OFP 046/2023 
15/05/2023 09:00:26     OFÍCIO RECEBIDO  TRAMITAÇÃO  OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 109/2022 - VETO Nº 0068/2023 
20/02/2024 09:00:28     VETO REJEITADO  TRAMITAÇÃO  OFP 015/2024 - INFORMA REJEIÇÃO DO VETO 
04/12/2024 09:00:30     OFÍCIO EXPEDIDO  TRAMITAÇÃO  OFP Nº 189/2024 - SOLICITA NUMERAÇÃO PARA PROMULGAÇÃO - RECEBIDO NA PREFEITURA EM 13/12/2024, POR MÁRCIO LEAL LEITE. 
13/02/2025 15:26:49     OFÍCIO RECEBIDO  TRAMITAÇÃO  OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 2/2025 - LEI Nº 4.231 DE 03/01/205. 
26/02/2025 17:13:25     LEI PROMULGADA  TRAMITAÇÃO  PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO LEGISLATIVO N° 22 DE 26/02/25. 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

JOSIAS DA SWELL

VEREADOR(A)

PL

Autor

Sessão: 0293/2023 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL

Fase: PAUTA

Situação: APROVADO

Sessão: 0268/2022 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Fase: PAUTA

Situação: APROVADO

Sessão: 0257/2022 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA

Fase: PAUTA

Situação: APROVADO

Corpo da matéria

ART. 1º - FICA AUTORIZADO O ADVOGADO CONSTITUÍDO PELA PARTE, A AUTENTICAR CÓPIAS REPROGRÁFICAS DE DOCUMENTOS A SEREM JUNTADOS EM PROCESSO ADMINISTRATIVO, NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, EM TODOS OS PODERES.

ART. 2º - OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DIRETA E INDIRETA, EM TODOS OS PODERES, OBSERVARÃO EM SUA RELAÇÃO COM O CIDADÃO, OS SEGUINTES PRINCÍPIOS:
I - PRESUNÇÃO DE BOA FÉ;
II- PRESUNÇÃO DE VERACIDADE, ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO;
III- RACIONALIZAÇÃO E SIMPLIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CONTROLE;
IV- SUPRESSÃO DAS EXIGÊNCIAS CUJOS CUSTOS ECONÔMICOS OU SOCIAIS SUPEREM OS RISCOS EXISTENTES.

ART. 3º NA RELAÇÃO DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DOS PODERES DO MUNICÍPIO COM O CIDADÃO FICA DISPENSADA A EXIGÊNCIA DE:
I- RECONHECIMENTO DE FIRMA, DEVENDO O AGENTE ADMINISTRATIVO, CONFRONTANDO A ASSINATURA COM O DOCUMENTO DE IDENTIDADE DO SIGNATÁRIO OU ESTANDO ESTE PRESENTE, LAVRAR SUA AUTENTICIDADE NO PRÓPRIO DOCUMENTO;
II- AUTENTICAÇÃO DE CÓPIA DE DOCUMENTO, CABENDO AO AGENTE ADMINISTRATIVO, MEDIANTE A COMPARAÇÃO ENTRE ORIGINAL E A CÓPIA, ATESTAR A AUTENTICIDADE;
III- JUNTADA DE DOCUMENTO PESSOAL DO USUÁRIO, PODENDO SUBSTITUÍ-LO POR CÓPIA AUTENTICADA PELO PRÓPRIO AGENTE ADMINISTRATIVO.

ART. 4º ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PLE_0243_2022_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON