CONFERE AO ADVOGADO CONSTITUÍDO PELA PARTE, PODERES PARA AUTENTICAR CÓPIAS REPROGRÁFICAS DE DOCUMENTOS, NO PROCESSO ADMINISTRATIVO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
AO CONFERIR AO ADVOGADO DA PARTE PODERES PARA AUTENTICAR DOCUMENTOS EM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, O PRESENTE PROJETO DE LEI VISA GARANTIR OS MEIOS NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA, TENDO EM VISTA SUA IMPORTÂNCIA PARA A SOLUÇÃO DOS CONFLITOS E COMO INSTRUMENTO DE PACIFICAÇÃO SOCIAL. COM O ADVENTO DA LEI FEDERAL N. 13.726/2018, QUE "RACIONALIZA ATOS E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS DOS PODERES DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS E INSTITUI O SELO DE DESBUROCRATIZAÇÃO E SIMPLIFICAÇÃO", OS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS TORNARAM-SE MAIS CÉLERES, ALÉM DE SEREM REDUZIDAS AS DIFICULDADES E DESPESAS PARA O CIDADÃO. TAMBÉM O DECRETO-LEI N. 200/1967, QUE ORGANIZOU A ADMINISTRAÇÃO FEDERAL QUE ESTABELECEU EM SEU ARTIGO 14, QUE O SERVIÇO PÚBLICO "SERÁ RACIONALIZADO MEDIANTE SIMPLIFICAÇÃO DE PROCESSOS E SUPRESSÃO DE CONTROLES QUE SE EVIDENCIAREM COMO PURAMENTE FORMAIS OU CUJO CUSTO SEJA EVIDENTEMENTE SUPERIOR AO RISCO", É FORTE ARGUMENTO PARA A PROPOSIÇÃO DO PROJETO. À LUZ DOS DISPOSITIVOS TRAZIDOS, TORNARAM-SE ANACRÔNICOS REQUISITOS E EXIGÊNCIAS QUE TORNEM COMPLEXA A PRÁTICA DE QUALQUER ATO PÚBLICO, POIS AO CRIÁ-LOS VEM JUNTO A NECESSIDADE DE FISCALIZAR OU COIBIR EVENTUAIS DESVIOS OU FRAUDES A PARTIR DA APRESENTAÇÃO PRÉVIA DE DOCUMENTOS, CERTIDÕES, ATESTADOS E AUTENTICAÇÕES EXACERBADAS. O PRESENTE PROJETO DE LEI TEM O OBJETIVO DE CONFERIR ÀS NORMAS DE SIMPLIFICAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO, CONTRIBUINDO PARA A MAIOR CELERIDADE DO PROCESSO ADMINISTRATIVO, COM MENOR CUSTO PARA O MUNICÍPIO E PARA O CIDADÃO. CERTOS DE QUE ESTA MATÉRIA PRETENDE O MELHOR PARA A COLETIVIDADE, CONTAMOS COM O ESPECIAL APOIO DOS NOBRES EDIS QUANDO DE SUA ANÁLISE.
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação | Observação |
---|---|---|---|---|---|
06/05/2022 09:00:00 | ARQUIVO PESQUISA | NADA CONSTA | |||
06/05/2022 09:00:02 | APRESENTAÇÃO | TRAMITAÇÃO | |||
06/05/2022 09:00:04 | ENVIADO AO VEREADOR | PARA ASSINATURA | |||
31/05/2022 09:00:06 | 0222ª (Ducentésima Vigésima segunda) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 3º período (01/02/2022 A 15/07/2022) de 31 de Maio de 2022. mais | EXPEDIENTE | PAUTA | EXPEDIENTE | |
31/05/2022 09:00:08 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | CCJ - VEREADOR LEONARDO MENDES DE ABRANTES | ||
11/10/2022 09:00:10 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | |||
13/10/2022 09:00:12 | 0257ª (Ducentésima Quinquagésima Sétima) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024)- 4º período (01/08/2022 A 31/12/2022) de 13 de Outubro de 2022. mais | ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA | PAUTA | APROVADO | TRAMITADO PELO PRESIDENTE |
13/10/2022 09:00:14 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | CPP - VEREADOR DOUGLAS SERAFIM FELIZARDO | ||
22/11/2022 09:00:16 | COMISSÃO DEVOLVE | PARECER FAVORÁVEL | |||
29/11/2022 09:00:18 | 0268ª (Ducentésima Sexagésima Oitava) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 4º período (01/08/2022 A 31/12/2022) de 29 de Novembro de 2022. mais | ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS | PAUTA | APROVADO | TRAMITADO PELO PRESIDENTE - VOTAÇÃO EM LOTE |
29/11/2022 09:00:20 | ENVIADO À COMISSÃO | PARA ANÁLISE | CRF - VEREADOR JEAN CARLOS CORRÊA ESTEVÃO | ||
11/04/2023 09:00:22 | 0293ª (Ducentésima Nonagésima Terceira) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 5º período (01/02/2023 A 15/07/2023) de 11 de Abril de 2023. mais | ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE REDAÇÃO FINAL | PAUTA | APROVADO | TRAMITADO PELO PRESIDENTE - VOTAÇÃO EM LOTE |
13/04/2023 09:00:24 | ENVIADO AO PREFEITO | PARA SANÇÃO | OFP 046/2023 | ||
15/05/2023 09:00:26 | OFÍCIO RECEBIDO | TRAMITAÇÃO | OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 109/2022 - VETO Nº 0068/2023 | ||
20/02/2024 09:00:28 | VETO REJEITADO | TRAMITAÇÃO | OFP 015/2024 - INFORMA REJEIÇÃO DO VETO | ||
04/12/2024 09:00:30 | OFÍCIO EXPEDIDO | TRAMITAÇÃO | OFP Nº 189/2024 - SOLICITA NUMERAÇÃO PARA PROMULGAÇÃO - RECEBIDO NA PREFEITURA EM 13/12/2024, POR MÁRCIO LEAL LEITE. | ||
13/02/2025 15:26:49 | OFÍCIO RECEBIDO | TRAMITAÇÃO | OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 2/2025 - LEI Nº 4.231 DE 03/01/205. | ||
26/02/2025 17:13:25 | LEI PROMULGADA | TRAMITAÇÃO | PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO LEGISLATIVO N° 22 DE 26/02/25. |
ART. 1º - FICA AUTORIZADO O ADVOGADO CONSTITUÍDO PELA PARTE, A AUTENTICAR CÓPIAS REPROGRÁFICAS DE DOCUMENTOS A SEREM JUNTADOS EM PROCESSO ADMINISTRATIVO, NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, EM TODOS OS PODERES.
ART. 2º - OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DIRETA E INDIRETA, EM TODOS OS PODERES, OBSERVARÃO EM SUA RELAÇÃO COM O CIDADÃO, OS SEGUINTES PRINCÍPIOS:
I - PRESUNÇÃO DE BOA FÉ;
II- PRESUNÇÃO DE VERACIDADE, ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO;
III- RACIONALIZAÇÃO E SIMPLIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CONTROLE;
IV- SUPRESSÃO DAS EXIGÊNCIAS CUJOS CUSTOS ECONÔMICOS OU SOCIAIS SUPEREM OS RISCOS EXISTENTES.
ART. 3º NA RELAÇÃO DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DOS PODERES DO MUNICÍPIO COM O CIDADÃO FICA DISPENSADA A EXIGÊNCIA DE:
I- RECONHECIMENTO DE FIRMA, DEVENDO O AGENTE ADMINISTRATIVO, CONFRONTANDO A ASSINATURA COM O DOCUMENTO DE IDENTIDADE DO SIGNATÁRIO OU ESTANDO ESTE PRESENTE, LAVRAR SUA AUTENTICIDADE NO PRÓPRIO DOCUMENTO;
II- AUTENTICAÇÃO DE CÓPIA DE DOCUMENTO, CABENDO AO AGENTE ADMINISTRATIVO, MEDIANTE A COMPARAÇÃO ENTRE ORIGINAL E A CÓPIA, ATESTAR A AUTENTICIDADE;
III- JUNTADA DE DOCUMENTO PESSOAL DO USUÁRIO, PODENDO SUBSTITUÍ-LO POR CÓPIA AUTENTICADA PELO PRÓPRIO AGENTE ADMINISTRATIVO.
ART. 4º ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.
Qual o seu nível de satisfação com essa página?